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Sugestão de Leitura Métodos de pesquisa de survey. Earl babbie. Editora UFMG. 2003.

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2 Sugestão de Leitura Métodos de pesquisa de survey. Earl babbie. Editora UFMG

3 Pesquisa O objetivo de uma pesquisa é fornecer informações para reduzir a incerteza. Algumas vezes os pesquisadores sabem exatamente quais são seus problemas de pesquisa e projetam estudos cuidadosos para testar hipóteses específicas.

4 Pesquisa Em outras circunstâncias o pesquisador pode ignorar totalmente a existência de um problema, e conhecer apenas os sintomas deste.

5 Propósito da pesquisa Costumamos classificar a pesquisa segundo seu propósito ou função, e este geralmente é determinado pela natureza do problema que se pretende investigar. Podendo esta ser: 1) Exploratória 2) Descritiva 3) Causal

6 Pesquisa Exploratória A pesquisa exploratória é conduzida para esclarecer a natureza de problemas ambíguos. Ela não pretende fornecer evidências conclusivas. Em geral, ela é conduzida com a expectativa de que será necessária uma pesquisa subseqüente para fornecer evidências conclusivas.

7 Pesquisa Descritiva O principal propósito da pesquisa descritiva, como o nome indica é descrever as características de uma população ou de um fenômeno. A pesquisa descritiva busca determinar as respostas para as perguntas quem, o que, quando, como e onde.

8 Pesquisa Descritiva Tais estudos são baseados em um conhecimento prévio da natureza do problema de pesquisa. Embora o pesquisador possa ter um entendimento geral da situação, ainda tem de ser coletado a evidência relativa a resposta de algumas questões.

9 Pesquisa Causal O principal objetivo da pesquisa Causal é identificar relações de causa e efeito. Geralmente é precedida de pesquisas exploratórias e descritivas. Nestes estudos o pesquisador geralmente tem uma expectativa sobre a relação a ser explicada e deseja verificar se existe uma relação de causalidade.

10 Definição do problema de pesquisa Um problema bem definido é metade da solução. Isolar e identificar o problema, não seus sintomas. Identificar as variáveis chave.

11 Exemplo Por exemplo será que posso relacionar a freqüência a uma acadêmica de ginástica para realização de atividades físicas e o condicionamento físico? Variável 01 – Freqüência Variável 02 – Medida de condicionamento físico (peso, freqüência cardíaca, gasto calórico, etc.)

12 Elaborar as Perguntas ou Hipóteses de pesquisa Neste estágio prepara-se uma declaração por escrito que esclareça qualquer ambigüidade sobre o que se pretende atingir com a pesquisa. A formulação de uma série de perguntas ou hipóteses de pesquisa agrega clareza á declaração dos problemas

13 Objetivo da pesquisa É a versão do pesquisador para o problema apresentado. Depois das perguntas ou hipóteses de pesquisa terem sido declaradas, os objetivos do projeto de pesquisa são derivados da definição do problema. Eles explicam o propósito da pesquisa em termos mensuráveis e definem os padrões segundo os quais ela deve ser completada.

14 Seleção do método de pesquisa Essencialmente os métodos mais comuns são: levantamentos (survey), experimentos, dados secundários e observação. Relembrando que entendemos o Survey como sendo uma técnica que reúne informações a partir de uma amostra de pessoas por meio de um questionário.

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16 Survey Os métodos de Survey para obtenção de informações baseia-se no questionamento dos entrevistados. Surveys são utilizados quando a pesquisa envolve entrevistas com um grande número de pessoas e são aplicadas a elas uma serie de perguntas.

17 Levantamento de Campo Talvez a maior questão que o pesquisador enfrente seja como motivar o entrevistado a responder a suas perguntas claramente. A intrusão em domicílios por indivíduos de telemarketing e de marketing direto, sem serem convidados, resultou em um número cada vez maior de consumidores batendo a porta na cara de qualquer pessoa que tentou fazer contato.

18 Métodos de Levantamento de dados Pessoalmente Carta (meios eletrônicos) Telefone

19 Métodos por Telefone Entrevistas telefônicas tradicionais. Consiste em escolher uma amostra de pessoas e fazer uma série de perguntas a essa pessoa. O entrevistador usa um questionário em um formulário e registra as respostas a lápis.

20 Métodos por telefone Linhas telefônicas de baixo custo deram um caráter prático às entrevistas por telefone a partir de uma localização central para todo o país. Além disso os supervisores de campo podem monitorar de perto as conversações por telefone.

21 Métodos por Telefone Entrevistas Telefônicas assistidas por computador. Entrevistas telefônicas assistidas por computador de um local central. Estas utilizam um questionário computadorizado, aplicado aos entrevistados por telefone. O monitor substitui questionário de papel e lápis, e o telefone é substituído pelo minifone de ouvido.

22 VantagensDesvantagens RápidoImpossibilidade de usar estímulos físicos Alto controle da amostra *Limitado a perguntas simples Bom controle da equipe de campoDifícil de estabelecer comunicação pessoal e comprometimento Bom índice de respostas**Fácil de escapar do processo de pesquisa (desligar) Custo ModeradoQuantidade de dados limitada Grande abrangência da amostra *habilidade de chegar a quem se quer entrevistar ** porcentagem de entrevistas completadas

23 Inquérito Pessoal Entrevista Pessoal Domiciliar. Nestas o entrevistado é abordado pessoalmente em casa. A tarefa do entrevistador é contatar o entrevistado, fazer as perguntas e registrar as respostas. Nos últimos anos, o uso de entrevistas pessoais domiciliares tem diminuído. Mesmo assim ainda são utilizadas, especialmente por empresas comerciais.

24 VantagemDesvantagem Perguntas complexas podem ser feitas Necessário treinar a equipe de campo Bom para estímulos físicos * Baixo controle da equipe de campo Possível entrevista de longa duraçãoAlta premência social (respostas socialmente adequadas) Controle bom da amostra**Segmentos de difícil acesso Pode incluir observaçãoPotencial tedenciosidade do entrevistador Índice bom de respostasO mais caro *Possibilidade de instruir o entrevistado ** Posso selecionar domicílios sem ter de gerar uma lista

25 Inquérito Pessoal Entrevistas por abordagem em shoppings. Nestas o processo envolve abordar o comprador, fazer uma triagem para ver se o indivíduo é apropriado, aplicar o levantamento no local ou convidar a pessoa para uma instalação de pesquisa no shopping a fim de completar a entrevista.

26 VantagemDesvantagem Mais eficiente o entrevistado vir até o entrevistador Premência social Especialmente quando é necessário a visão ou manuseio de objetos Quantidade de dados que pode ser coletado é moderada (as pessoas estão com pressa) Ótimo controle do ambienteTedenciosidade do entrevistador Índice de respostas bomCusto elevado

27 Inquérito pessoal Entrevista assistida por computador Nesta, faz se a entrevista sentado em frente a um computador ou com um PDA e responde-se ao questionário diretamente n computador.

28 VantagemDesvantagem Alto interesse do entrevistadoAlta premência social Pode fazer perguntas complexas Quantidade moderada de dados geradas O computador organiza o fluxo do questionário * Custo alto Controle bom do ambiente Alto índice de respostas *Como por exemplo pular perguntas, e fazer checagens lógicas.

29 Correspondência Entrevistas pelo correio. A entrevista tradicional pelo correio é um levantamento de campo enviado para indivíduos que possuam um perfil demográfico específico, mas que não foram contatados anteriormente para participar.

30 Correspondência Um pacote típico de entrevistas pelo correio consiste de envelope para postagem, carta de apresentação, questionário, envelope de postagem paga e, eventualmente um incentivo.

31 Correspondência Incentivos em forma de dinheiro ou presentes são muitas vezes oferecidos aos indivíduos que concordam em participar.

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33 VantagensDesvantagens Nenhum problema com a equipe de campo Limitado a perguntas simples Nenhum problema com tedenciosidade do entrevistador Baixo controle da amostra Quantidade moderada/alta de dados Nenhum controle do ambiente Baixa premência socialBaixo índice de respostas Custo baixo/moderadoDemorado Grande abrangência da amostra Não há possibilidade de instrução ou resolução de dúvidas Entrevistado tem mais tempo para responder Necessita de mailing atualizado

34 Métodos Eletrônicos Os levantamentos de dados eletrônicos podem ser conduzidos via se forem conhecidos os endereços dos entrevistados ou ao postar o levantamento de campo em um site.

35 Métodos Eletrônicos Se os endereços forem conhecidos, o levantamento de campo pode simplesmente ser enviado eletronicamente par a entrevistados pertencentes a amostra. Alternativamente pode-se solicitar ao entrevistado que acesse um site que contém o levantamento interativo.

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43 VantagensDesvantagens Nenhum problema com a equipe de campo Limitado a perguntas simples Nenhuma tedenciosidade do entrevistador Baixo controle da amostra * Custo baixoNenhum controle do ambiente Baixa Premência socialBaixo índice de resposta Alta velocidadeQuantidade moderada de dados Diminuição dos erros humanos Problemas de auto preenchimento*

44 Melhorando os índices de resposta Independentemente do método de pesquisa utilizado, o pesquisador deve tentar melhorar os índices de resposta.

45 Melhorando os índices de resposta Notificação anterior. A notificação anterior consiste no envio de uma carta ou um , ou uma chamada telefônica para o entrevistado em potencial, notificando-o do levantamento de campo expedido pelo correio, por telefone, por contato pessoal ou por meio eletrônico. A notificação anterior aumenta os índices de resposta para amostras do público geral, porque reduz a surpresa e a incerteza e cria um ambiente mais cooperativo.

46 Melhorando os índices de resposta Incentivos. A oferta de incentivos monetários, assim como não-monetários, para o entrevistado em potencial pode aumentar os índices de resposta. Incentivos monetários podem ser pré- pagos ou prometidos. O incentivo pré-pago é incluindo com o levantamento de campo.

47 Melhorando os índices de resposta Os incentivos não-monetários mais comumente usados são prêmios e recompensas como canetas, lápis, livros e ofertas de resultados do levantamento de campo. Incentivos pré- pagos já demonstraram aumentar os índices de resposta mais freqüentemente que os incentivos prometidos.

48 Melhorando os índices de resposta Acompanhamento. O acompanhamento, ou o contato após o contato inicial, é especialmente eficaz para reduzir a recusa nos levantamentos pelo correio.

49 Melhorando os índices de resposta O pesquisador pode enviar um cartão postal ou uma carta para sugerir aos não-entrevistados periódicos que completem e devolvam o questionário. Com um acompanhamento apropriado o índice de resposta em levantamentos de campos pelo correio pode ser aumentado em 80% ou mais. O acompanhamento também pode ser feito por telefone, por ou contato pessoal.

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