A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS AULA 7 - III Parte-Assunto:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS AULA 7 - III Parte-Assunto:"— Transcrição da apresentação:

1 Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS AULA 7 - III Parte-Assunto:

2

3

4 Desta parte do Plano de Negócios em diante, todos os assuntos serão expostos superficialmente, pois vocês tiveram disciplinas específicas sobre os assuntos abordados. Sugiro que busquem as anotações das disciplinas anteriores ou livros específicos da área para fundamentar o trabalho.

5 3.1. Descrição dos principais produtos e serviços: O objetivo é descrever os principais itens que serão fabricados, vendidos ou os serviços que serão prestados. Em caso de se tratar de linhas de produtos, deve-se especificar os detalhes, como: tamanho,modelo, cor, sabores, embalagem, apresentação, rótulo, marca, etc. Sugere-se que se desenhe ou fotografe os produtos e coloque as fotos como documentação de apoio ao final do seu plano de negócio. Para empresas de serviço, informe quais serviços serão prestados, suas características e as garantias oferecidas.

6 Preço é o que consumidor está disposto a pagar pelo que você irá oferecer, ou seja, o que o mercado está cobrando por um produto similar ao seu. Certamente, o seu preço deve ser compatível com aquele praticado no mercado. Embora o mais importante seja o preço da concorrência, não de pode deixar de considerar os custos do produto ou serviço e, ainda, o retorno desejado (lucro).

7 O aspecto mercadológico: onde o preço de venda deverá estar próximo do praticado pelos concorrentes diretos da mesma categoria de produto e qualidade. Além disso, outros fatores influenciam: conhecimento de marca, tempo de mercado, volume de vendas já conquistado e agressividade da concorrência. O aspecto financeiro: neste, o preço de venda deverá cobrir o custo direto e indireto da mercadoria/produto/serviço vendido. Os custos variáveis (impostos, comissões, matéria-prima,etc) mais os custos fixos (aluguel, água, luz, telefone, salários, pró-labore, etc) abatido do faturamento (vendas) resulta no lucro líquido. O que fazer se o preço ditado pelo mercado for menor que o encontrado a partir dos custos internos da empresa?

8 Deve-se levar em conta fatores ocultos, como depreciação, necessidade de re-investimentos, etc Não se utilize de uma técnica muito comum: ¨achômetro ou sacando¨. È comum encontrar o preço: empiricamente (testando); com base em experiência anterior; através de calculo de custos e fazendo pesquisa. O correto é fazer tudo isto! Maximizar a capacidade produtiva e reduzir a ociosidade e desperdícios operacionais é a melhor forma que beneficiar o preço

9 O preço depende, e muito, do posicionamento estratégico da empresa: Posicionamentos Genéricos Diferenciação: alta qualidade, investimento em inovação, muitos serviços agregados,alto preço,baixo volume e alto investimento em relacionamento Tradição: alta qualidade, pouco investimento em inovação, poucos serviços agregados,médio preço,médio volume e médio investimento em relacionamento Preço: média qualidade, sem investimento em inovação, nenhum serviço agregado,baixo preço,alto volume e pouco investimento em relacionamento

10 Veja em livros de marketing como se calcula preço e as variáveis que o compõe..

11 Promoção é toda ação que tem como objetivo apresentar, informar, convencer ou lembrar os clientes de comprar os seus produtos ou serviços e não os dos concorrentes. A seguir, estão relacionadas algumas estratégias que você poderá utilizar: propaganda em rádio, jornais e revistas; internet; amostras grátis; mala direta, folhetos e cartões de visita; catálogos; carro de som e faixas; brindes e sorteios; descontos (de acordo com os volumes comprados); participação em feiras e eventos.

12 Toda forma de promoção ou divulgação do seu Produto significa custo. Determine de que maneira você irá divulgar seus produtos e compare-a com o retorno dessa estratégia, seja na imagem do negócio, no aumento do número de clientes ou no acréscimo da receita. Use a criatividade para encontrar as melhores maneiras de divulgar seus produtos ou, então, observe o que seus concorrentes fazem...

13 A estrutura de comercialização diz respeito aos canais de distribuição, isto é, como seus produtos e/ou serviços chegarão até os seus clientes. A empresa pode adotar uma série de canais para isso, como: vendedores internos e externos, representantes, redes (pirâmides), etc. Reflita sobre quais serão os meios mais adequados para se alcançar os seus possíveis clientes. Para isso, pense principalmente no comportamento do cliente, no tamanho dos pedidos, na quantidade de compradores, se seu cliente tem por hábito comprar pessoalmente, por telefone ou outro meio.

14 Como se trata de um Plano de Negócios, a localização da empresa está sendo definida depois do registro da empresa. Na vida real, o estudo de localização seria uma dos primeiros assuntos abordados. No Plano de negócio, você deve fundamentar os motivos da escolha da localização para a instalação de seu negócio. A definição do ponto deve estar diretamente relacionada com o ramo de atividades e a clientela esperada.Um bom ponto comercial é aquele que gera um volume razoável de vendas. Por isso, a localização é fundamental para o sucesso de seu negócio!

15 Leve em consideração os seguintes aspectos: Analise o contrato de locação, as condições de pagamento e o prazo do aluguel do imóvel; Verifique as condições de segurança da vizinhança; Observe a facilidade de acesso, o nível de ruído, as condições de higiene e limpeza e a existência de locais para estacionamento; Fique atento para a proximidade dos clientes que compram seus produtos e o fluxo de pessoas na região; Certifique-se da proximidade de concorrentes; Avalie a proximidade dos fornecedores, pois isso influencia no prazo de entrega e no custo do frete; Visite o ponto pelo menos três vezes, em horários alternados, para verificar o movimento de pessoas e de veículos no local.

16 A compra de um imóvel para a instalação da empresa é uma opção pouco comum. Agindo assim, você imobiliza a maior parte dos recursos, comprometendo os valores destinados para capital de giro. Escolha a localização em função do tipo de empreendimento. Você pode querer montar seu negócio em um espaço que você já tem disponível. Cuidado, pois poderá forçar o negócio em um local inapropriado. Se você já possui o local, encontre o negócio mais adequado para ele. Caso alugue um imóvel, não feche o contrato de locação sem antes verificar se, no local é permitida a atividade desejada. Essa consulta é feita na prefeitura de sua cidade. Verifique se há implicações em órgãos como a vigilância sanitária e o corpo de bombeiros.

17 3. Plano de Marketing 3.1. Descrição dos principais produtos e serviços a serem fabricados, revendidos ou serviços prestados 3.2 Preço praticados 3.3. Estratégias promocionais 3.4. Estrutura de comercialização 3.5. Localização do negócio


Carregar ppt "Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS AULA 7 - III Parte-Assunto:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google