A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTADORA: Diretora da E.E. Padre João Botelho Eliani Geralda de Oliveira França Gestão do Clima Escolar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTADORA: Diretora da E.E. Padre João Botelho Eliani Geralda de Oliveira França Gestão do Clima Escolar."— Transcrição da apresentação:

1

2 APRESENTADORA: Diretora da E.E. Padre João Botelho Eliani Geralda de Oliveira França Gestão do Clima Escolar

3 Desde 2007, a E.E. Padre João Botelho aplica a Gestão Integrada da Escola. História da Parceria potencializar No 2o semestre de 2010, iniciamos a preparação da equipe escolar para a implementação da Gestão do Clima, que tem como objetivo potencializar o alcance dos resultados pedagógicos.

4 Gestão do Clima x GIDE A Gestão do Clima possui relação direta/indireta com as variáveis do principal indicador da GIDE. Ao definir ações, as variáveis do IFC/RS serão impactadas.

5 Ao trabalhar os principais níveis que afetam a motivação da equipe escolar, é possível potencializar os resultados do processo ensino-aprendizagem. Níveis motivacionais de Maslow. Estima Sociais Segurança Necessidades Fisiológicas Autorrealização

6 Esses níveis são desdobrados em fatores que também afetam a motivação da equipe escolar, impactando no trabalho pedagógico. Fisiológico Condições de Trabalho Atendimento às necessidades básicas Segurança Clareza de metas Comunicação Social Transparência e Confiança Qualidade de Vida Estima Imagem da Escola Habilidade da liderança Autorrealização Cooperação Qualidade e Produtividade

7 A Gestão do Clima Escolar é desenvolvida de acordo com o ciclo PDCA de solução de problemas.

8 Regras cruciais para o sucesso da implementação da Gestão do Clima Escolar Criação do Comitê do Clima; Mobilização da equipe escolar; Aplicação de questionários de pesquisa individuais; Confidencialidade das informações; Divulgação do resultado em reuniões e/ou individualmente; Envolvimento de todos na elaboração dos planos; Realização de nova avaliação ao final do ciclo para verificar o que deu certo e padronizar as boas práticas.

9 Principais benefícios Melhoria no desempenho dos alunos e funcionários; Integração dos diversos segmentos da escola, gerando mais satisfação; Favorece a comunicação na escola e com a comunidade; Desenvolve a pró-atividade da direção/coordenação, antecipando ou solucionando problemas relativos ao ambiente de trabalho.

10 Como aconteceu na escola Sensibilização da ComunidadeDivulgação da Solução

11 Como aconteceu na escola Realização da PesquisaAnálise dos Dados

12 Por meio da pesquisa foi possível identificar os níveis de satisfação da comunidade escolar.

13 As metas do projeto Ainda na fase de planejamento, foram definidas as metas de melhoria e elaborados os planos de ação, por segmento.

14 As ações de melhoria Atividades relacionadas ao tema Motivação e momento de confraternização da equipe de professores e gestores, como um instrumento para o crescimento da equipe e melhoria da relações interpessoais.

15 As ações de melhoria Mobilização da equipe de professores, gestores e comunidade em atividades que fortalecem os laços de cooperação e melhoram o clima escolar.

16 Ter a Gestão do Clima Escolar é um fator determinante para a qualidade de vida e produtividade dos professores e dos alunos. Promove a conquista de um ambiente de confiança favorável à obtenção de um melhor resultado no processo ensino-aprendizagem, atividade fim da escola. Finalizando

17 Estamos focados na meta definida! Os frutos já produzidos são muito motivadores.

18

19 Obrigada.

20 Fundação de Desenvolvimento Gerencial Alameda da Serra, 400 – 2º Andar Nova Lima - MG - Brasil Telefone: (31) Fax: (31)


Carregar ppt "APRESENTADORA: Diretora da E.E. Padre João Botelho Eliani Geralda de Oliveira França Gestão do Clima Escolar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google