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O profissional Bibliotecário e as novas demandas do mercado Palestra proferida por ocasião do dia do bibliotecário na UFRJ/CCS Teresa Costa Março/2004.

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1 O profissional Bibliotecário e as novas demandas do mercado Palestra proferida por ocasião do dia do bibliotecário na UFRJ/CCS Teresa Costa Março/2004

2 Roteiro A nossa profissão (escolha, visibilidade,satisfação)
Mudanças mundiais x tecnológicas Novas demandas do mercado Competências básicas do novo profissional O Futuro

3 Mudanças Mundiais Avanços tecnológicos Evolução empresarial
Alterações no quadro global

4 Avanços Tecnológicos Equipamentos Sistemas
Main frames e terminais “burros” Microcomputadores isolados e depois em rede Estações de trabalho e processamento distribuído Palm tops e celulares com acesso wireless Sistemas Programas dedicados a manusear dados específicos Aplicativos para tarefas gerais (editor de texto, planilha, apresentações) Correio eletrônico Internet, intranet e extranet Grupos de discussão Ambientes de colaboração

5 Avanços Tecnológicos Transferência de informação Cartão perfurado
Fita magnética Disquetes de vários formatos CD Linha discada Redes dedicadas tradicionais Comunicação via rádio analógico, satélite, rádio digital e fibra ótica

6 Revolução da Informação
Evolução Empresarial Era da Produção em Massa Era da Eficiência Revolução Industrial Gestão pela Qualidade Total Excelência Empresarial Gestão do Conhecimento Revolução da Informação

7 Mudanças mundiais Avanços tecnológicos Evolução empresarial
Alterações no quadro global E as conseqüências ?

8 Competição Conseqüências Desregulamentação Abertura de Mercado
Fusões e Aquisições Globalização Competição

9 Do Banco de Dados à Gestão do Conhecimento
Dado x Informação x Conhecimento Tipos de Conhecimento Valor do Conhecimento Aplicação do Conhecimento

10 O que pode ser um dado para uma pessoa ...
Dado ou Informação ? O que pode ser um dado para uma pessoa ... ... pode ser uma informação para outra Informações são dados dotados de significado dentro de um contexto

11 Aplicação do Conhecimento
Inteligência Interna Inteligência do Negócio Gestão do Conhecimento Inteligência Competitiva

12 Inteligência Competitiva
Sistema de inteligência competitiva Ferramentas e metodologias Fatores críticos de sucesso

13 Inteligência Competitiva
Tem por objetivos: Organizar o fluxo de informações críticas; Fornecer aos gerentes informações objetivas e analíticas, que subsidiem decisões; Aumentar o nível da perspicácia gerencial, minimizando surpresas e antecipando questões críticas.

14 Processo de Planejamento Estratégico
Avaliam-se as forças e fraquezas da empresa frente a seus concorrentes atuais e potenciais Observam-se as demandas presentes e futuras das diversas partes interessadas: acionistas, clientes, fornecedores, sociedade e governos Estuda-se a evolução tecnológica Busca-se identificar as atuais e potenciais ameaças e oportunidades de negócio Missão e visão empresarial são revistas Objetivos e estratégias são definidos Planos de ação são traçados

15 Processo Contínuo de Inteligência Competitiva
Coleta legal e ética, de informações sobre os vários atores do ambiente competitivo Análise das informações coletadas com geração de “inteligência” Disseminação controlada da “inteligência”

16 Foco de IC Aqueles atores que podem intencional e significativamente impactar os negócios da Empresa, mas sobre os quais tem-se pouco ou nenhum controle.

17 Células de Inteligência Competitiva
Líder da equipe Analista Executivos & Gerentes Organização Mantenedor das “Redes de Inteligência” Coletor de Informação

18 Sistema de Inteligência Competitiva
“Arquivo” Processo Pergunta + Resposta Ação

19 Disponibilização da Informação
Acesso às Informações Disponibilização da Informação Pública Restrita Pontual (KIT)

20 Modelo Organizacional
Corporativo Área de Negócio 1 Área de Negócio 2 IC Corp. UIC 1 UIC 2

21 Práticas de IC Observadas no Brasil
ANP Embraer Ericson Empresas de telecomunicação: ATL Telemig Celular Embratel Telemar Telesp Celular Vivo Shell do Brasil Vallée

22 Portal Corporativo É uma evolução do uso das Intranets, incorporando, a essa tecnologia, novas ferramentas que possibilitam identificar, capturar, armazenar, recuperar e distribuir grandes quantidades de informações de múltiplas fontes, internas e externas, para indivíduos e equipes de uma instituição.

23 Portal Corporativo Informação:
Distribuída pela Companhia em centenas de milhares de páginas, documentos, figuras; Necessidade de categorização e organização da informação para facilitar o acesso; Criar e implementar taxonomia.

24 Taxonomia Conceito importado da Biologia pela área de Gestão do Conhecimento para designar o conjunto de termos estruturados hierarquicamente, representativos das áreas de atuação de uma empresa ou corporação. Utiliza os princípios do Tesauro.

25 Taxonomia Sistema para nomear e organizar entidades em grupos que compartilham características similares; Gestores da informação, Bibliotecários, Arquitetos da informação, Arquivistas.

26 Objetivos da Taxonomia
Correlacionar diferentes linguagens funcionais utilizadas na Empresa; Normalizar e disponibilizar as informações no portal corporativo (Intranet) e na Internet; Criar um mecanismo para navegação e acesso ao capital intelectual na empresa.

27 Taxonomia Corporativa
Dividida em processo, sub-processo e atividade Estruturada pelos processos de negócio da Companhia (cadeia de valor) Desenvolvimento de palavras-chave e conceitos para que os conteúdos sejam categorizados nos ramos.

28 Novas demandas do mercado
Bibliotecas virtuais e digitais Inteligência Competitiva Gestão do Conhecimento Portal Corporativo Taxonomia Prospecção Tecnológica Segurança de Informações Websites

29 Competências básicas do novo profissional
Atualização profissional constante; Capacidade de trabalhar em grupo; Conhecimento do ambiente e do negócio informação; Domínio das tecnologias e metodologias de processamento e recuperação da informação; Gestão do fluxo da informação; Habilidades na identificação de parceiros; Ter flexibilidade e polivalência

30 O Futuro Arquiteto da informação Gestor da informação
Profissional da informação Trabalhador do conhecimento

31 O Futuro O mundo está cheio de possibilidades. Se você têm um pouco de iniciativa, flexibilidade e vontade de experimentar, descobrirá que uma carreira na área de informação oferece um mundo de oportunidades. Librarianship: Unlimited Possibilities

32 baseados em Metadados. Rio de Janeiro,dez./2003. (Apresentação para o
Fontes citadas Castilho, Bernadette. Palestra apresentada no Workshop de Inteligência Competitiva da Petrobras, Angra dos Reis, maio/ 2002. Coletti, Paulo. Palestra apresentada para os trainees de Biblioteconomia da Petrobras , Rio de Janeiro, fev./ 2004. Costa, Teresa. Palestra apresentada para os trainees de Biblioteconomia da Petrobras , Rio de Janeiro,dez./ 2003. Melo, Elisete. Taxonomia e a utilização do WebChoir no Portal Corporativo da Petrobras. Rio de Janeiro, dez./2003. (Apresentação para o Grupo de trabalho de Bibliotecários de Taxonomia da Petrobras) Tapajós, Marlize. Informações básicas sobre Taxonomia e Thesauros baseados em Metadados. Rio de Janeiro,dez./2003. (Apresentação para o Grupo de trabalho de Bibliotecários de Taxonomia da Petrobras)

33 Desempenho Empresarial / GIE / Inteligência Competitiva
Petrobras Desempenho Empresarial / GIE / Inteligência Competitiva Telefone:


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