A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O profissional Bibliotecário e as novas demandas do mercado Palestra proferida por ocasião do dia do bibliotecário na UFRJ/CCS Teresa Costa Março/2004.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O profissional Bibliotecário e as novas demandas do mercado Palestra proferida por ocasião do dia do bibliotecário na UFRJ/CCS Teresa Costa Março/2004."— Transcrição da apresentação:

1 O profissional Bibliotecário e as novas demandas do mercado Palestra proferida por ocasião do dia do bibliotecário na UFRJ/CCS Teresa Costa Março/2004

2 Roteiro A nossa profissão (escolha, visibilidade,satisfação) Mudanças mundiais x tecnológicas Novas demandas do mercado Competências básicas do novo profissional O Futuro

3 Mudanças Mundiais Avanços tecnológicos Evolução empresarial Alterações no quadro global

4 Avanços Tecnológicos Equipamentos –Main frames e terminais burros –Microcomputadores isolados e depois em rede –Estações de trabalho e processamento distribuído –Palm tops e celulares com acesso wireless Sistemas Programas dedicados a manusear dados específicos –Aplicativos para tarefas gerais (editor de texto, planilha, apresentações) –Correio eletrônico –Internet, intranet e extranet –Grupos de discussão –Ambientes de colaboração

5 Avanços Tecnológicos Transferência de informação –Cartão perfurado –Fita magnética –Disquetes de vários formatos –CD –Linha discada –Redes dedicadas tradicionais –Comunicação via rádio analógico, satélite, rádio digital e fibra ótica

6 Evolução Empresarial Revolução da Informação Gestão pela Qualidade Total Excelência Empresarial Gestão do Conhecimento Gestão pela Qualidade Total Excelência Empresarial Gestão do Conhecimento Revolução Industrial Era da Produção em Massa Era da Eficiência Era da Produção em Massa Era da Eficiência

7 Mudanças mundiais Avanços tecnológicos Evolução empresarial Alterações no quadro global E as conseqüências ?

8 Conseqüências Abertura de Mercado Desregulamentação Fusões e Aquisições Globalização

9 Do Banco de Dados à Gestão do Conhecimento Dado x Informação x Conhecimento Tipos de Conhecimento Valor do Conhecimento Aplicação do Conhecimento

10 O que pode ser um dado para uma pessoa pode ser uma informação para outra Dado ou Informação ? Informações são dados dotados de significado dentro de um contexto

11 Aplicação do Conhecimento Inteligência Interna Inteligência do Negócio Inteligência Competitiva Gestão do Conhecimento

12 Inteligência Competitiva Sistema de inteligência competitiva Ferramentas e metodologias Fatores críticos de sucesso

13 Tem por objetivos: –Organizar o fluxo de informações críticas; –Fornecer aos gerentes informações objetivas e analíticas, que subsidiem decisões; –Aumentar o nível da perspicácia gerencial, minimizando surpresas e antecipando questões críticas. Inteligência Competitiva

14 Processo de Planejamento Estratégico Avaliam-se as forças e fraquezas da empresa frente a seus concorrentes atuais e potenciais Observam-se as demandas presentes e futuras das diversas partes interessadas: acionistas, clientes, fornecedores, sociedade e governos Estuda-se a evolução tecnológica Busca-se identificar as atuais e potenciais ameaças e oportunidades de negócio Avaliam-se as forças e fraquezas da empresa frente a seus concorrentes atuais e potenciais Observam-se as demandas presentes e futuras das diversas partes interessadas: acionistas, clientes, fornecedores, sociedade e governos Estuda-se a evolução tecnológica Busca-se identificar as atuais e potenciais ameaças e oportunidades de negócio Missão e visão empresarial são revistas Objetivos e estratégias são definidos Planos de ação são traçados Missão e visão empresarial são revistas Objetivos e estratégias são definidos Planos de ação são traçados

15 Processo Contínuo de Inteligência Competitiva Coleta legal e ética, de informações sobre os vários atores do ambiente competitivo Análise das informações coletadas com geração de inteligência Disseminação controlada da inteligência

16 Foco de IC A queles atores que podem intencional e significativamente impactar os negócios da Empresa, mas sobre os quais tem-se pouco ou nenhum controle.

17 Células de Inteligência Competitiva Organização Executivos & Gerentes Líder da equipe Analista Mantenedor das Redes de Inteligência Coletor de Informação

18 Sistema de Inteligência Competitiva + Arquivo Processo Pergunta Resposta Ação

19 Acesso às Informações Disponibilização da Informação Pública Restrita Pontual (KIT)

20 Modelo Organizacional Corporativo Área de Negócio 1 Área de Negócio 2 IC Corp. UIC 1UIC 2

21 Práticas de IC Observadas no Brasil ANP Embraer Ericson Empresas de telecomunicação: –ATL –Telemig Celular –Embratel –Telemar –Telesp Celular –Vivo Shell do Brasil Vallée

22 Portal Corporativo É uma evolução do uso das Intranets, incorporando, a essa tecnologia, novas ferramentas que possibilitam identificar, capturar, armazenar, recuperar e distribuir grandes quantidades de informações de múltiplas fontes, internas e externas, para indivíduos e equipes de uma instituição.

23 Portal Corporativo Informação: –Distribuída pela Companhia em centenas de milhares de páginas, documentos, figuras; –Necessidade de categorização e organização da informação para facilitar o acesso; –Criar e implementar taxonomia.

24 Conceito importado da Biologia pela área de Gestão do Conhecimento para designar o conjunto de termos estruturados hierarquicamente, representativos das áreas de atuação de uma empresa ou corporação. Utiliza os princípios do Tesauro. Taxonomia

25 Sistema para nomear e organizar entidades em grupos que compartilham características similares; Gestores da informação, Bibliotecários, Arquitetos da informação, Arquivistas. Taxonomia

26 Objetivos da Taxonomia Correlacionar diferentes linguagens funcionais utilizadas na Empresa; Normalizar e disponibilizar as informações no portal corporativo (Intranet) e na Internet; Criar um mecanismo para navegação e acesso ao capital intelectual na empresa.

27 Taxonomia Corporativa Dividida em processo, sub-processo e atividade Estruturada pelos processos de negócio da Companhia (cadeia de valor) Desenvolvimento de palavras-chave e conceitos para que os conteúdos sejam categorizados nos ramos.

28 Novas demandas do mercado Bibliotecas virtuais e digitais Inteligência Competitiva Gestão do Conhecimento Portal Corporativo Taxonomia Prospecção Tecnológica Segurança de Informações Websites

29 Competências básicas do novo profissional Atualização profissional constante; Ter flexibilidade e polivalência Capacidade de trabalhar em grupo; Conhecimento do ambiente e do negócio informação; Domínio das tecnologias e metodologias de processamento e recuperação da informação; Gestão do fluxo da informação; Habilidades na identificação de parceiros;

30 O Futuro Arquiteto da informação Profissional da informação Gestor da informação Trabalhador do conhecimento

31 O Futuro O mundo está cheio de possibilidades. Se você têm um pouco de iniciativa, flexibilidade e vontade de experimentar, descobrirá que uma carreira na área de informação oferece um mundo de oportunidades. Librarianship: Unlimited Possibilities

32 Fontes citadas Castilho, Bernadette. Palestra apresentada no Workshop de Inteligência Competitiva da Petrobras, Angra dos Reis, maio/ Coletti, Paulo. Palestra apresentada para os trainees de Biblioteconomia da Petrobras, Rio de Janeiro, fev./ Costa, Teresa. Palestra apresentada para os trainees de Biblioteconomia da Petrobras, Rio de Janeiro,dez./ Melo, Elisete. Taxonomia e a utilização do WebChoir no Portal Corporativo da Petrobras. Rio de Janeiro, dez./2003. (Apresentação para o Grupo de trabalho de Bibliotecários de Taxonomia da Petrobras) Tapajós, Marlize. Informações básicas sobre Taxonomia e Thesauros baseados em Metadados. Rio de Janeiro,dez./2003. (Apresentação para o Grupo de trabalho de Bibliotecários de Taxonomia da Petrobras)

33 Petrobras Desempenho Empresarial / GIE / Inteligência Competitiva Telefone:


Carregar ppt "O profissional Bibliotecário e as novas demandas do mercado Palestra proferida por ocasião do dia do bibliotecário na UFRJ/CCS Teresa Costa Março/2004."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google