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PublicouCamille Perreira Alterado mais de 10 anos atrás
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Auto-Avaliação na E.S.S.A.
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Auto-Avaliação o que é? É uma avaliação concebida e conduzida por pessoas pertencentes à escola e para uso da própria escola.
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Lei N.º 31/2002, de 20 de Dezembro Aprova o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior Artigo 6º A auto-avaliação tem carácter obrigatório, desenvolve-se em permanência, conta com o apoio da administração educativa e assenta nos termos de análise seguintes: a) Grau de concretização do projecto educativo e modo como se prepara e concretiza a educação, o ensino e as aprendizagens das crianças e alunos, tendo em conta as suas características específicas;
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b) Nível de execução de actividades proporcionadoras de climas e ambientes educativos capazes de gerarem as condições afectivas e emocionais de vivência escolar propícia à interacção, à integração social, às aprendizagens e ao desenvolvimento integral da personalidade das crianças e alunos; c) Desempenho dos órgãos de administração e gestão das escolas ou agrupamentos de escolas, abrangendo o funcionamento das estruturas escolares de gestão e de orientação educativa, o funcionamento administrativo, a gestão de recursos e a visão inerente à acção educativa, enquanto projecto e plano de actuação;
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d) Sucesso escolar, avaliado através da capacidade de promoção da frequência escolar e dos resultados do desenvolvimento das aprendizagens escolares dos alunos, em particular dos resultados identificados através dos regimes em vigor de avaliação das aprendizagens; e) Prática de uma cultura de colaboração entre os membros da comunidade educativa
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Objectivos Gerais do Projecto: Integrar/envolver todos os actores educativos num processo de auto-avaliação que se deseja, participado, intrínseco e permanente; Promover uma cultura de colaboração entre os membros da comunidade educativa; Delinear estratégias que assegurem o sucesso educativo e promovam uma cultura de qualidade e exigência;
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Sensibilizar os vários actores da comunidade para a participação no processo educativo; Garantir a credibilidade do desempenho da nossa escola; Promover a cultura de melhoria continuada, valorizando os aspectos positivos da organização / funcionamento da Escola. Objectivos Gerais do Projecto (cont.)
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Finalidade Levar a comunidade escolar a reflectir sobre o valor das suas práticas corrigindo-as se perceber que não produzem os resultados desejados; Implementar acções que conduzam à melhoria da escola, seja essa melhoria ao nível organizacional, ao nível do desenvolvimento profissional de todos os que nela trabalham (professores e funcionários) ou ao nível da melhoria das aprendizagens dos alunos.
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Objectivo Específico: Identificar pontos fortes e pontos fracos da E.S.S.A. nas seguintes áreas de intervenção:. Organização e Gestão (política da escola). Ensino e Aprendizagem (trabalho de sala de aula). Cultura de Escola (o que está enraizado no modo de fazer e pensar dos membros da escola)
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Metodologia Inquéritos Professores Alunos Funcionários Análise documental Relatório da IGE Entrevista Presidente cessante do CE Reuniões de brainstroming
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Pontos Fortes – Funcionamento do Conselho Pedagógico – Exercício da liderança pelo Conselho Executivo – Diversificação de materiais – Diversificação da tipologia do trabalho – Diversificação das técnicas e instrumentos de avaliação – Relação pedagógica – Exigência na avaliação – Justiça na avaliação – Expectativas elevadas relativamente aos alunos – Funcionamento do Conselho Pedagógico – Exercício da liderança pelo Conselho Executivo – Diversificação de materiais – Diversificação da tipologia do trabalho – Diversificação das técnicas e instrumentos de avaliação – Relação pedagógica – Exigência na avaliação – Justiça na avaliação – Expectativas elevadas relativamente aos alunos
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Questionário a Professores
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Questionário a alunos
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Questionário a Professores
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Questionário a alunos
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Questionário a Professores
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Questionário a alunos
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Questionário a Professores
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Questionário a alunos
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Questionário a Professores
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Questionário a alunos
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Questionário a Funcionários
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Questionário a Professores
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Questionário a alunos
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Questionário a Funcionários
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- Envolvimento dos encarregados de educação - Absentismo dos alunos - Absentismo dos professores - Indisciplina - Deficiente circulação de informação - Desmotivação de professores / alunos e funcionários - Recursos insuficientes - Transdisciplinaridade das TIC - Envolvimento dos encarregados de educação - Absentismo dos alunos - Absentismo dos professores - Indisciplina - Deficiente circulação de informação - Desmotivação de professores / alunos e funcionários - Recursos insuficientes - Transdisciplinaridade das TIC Pontos fracos
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Medidas sugeridas Sendo que uma das competências da equipa de auto-avaliação é reflectir sobre o diagnóstico efectuado, incluindo os resultados das reuniões de brainstorming, e ponderar sobre as possíveis medidas a promover, esta sugeriu que se implementassem as seguintes medidas:
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- Criação de uma equipa para avaliar a eficácia dos apoios educativos; - Criação de um relatório de ocorrências de fácil preenchimento para as situações de indisciplina, colocado na sala dos professores; - Criação de um jornal de parede no Polivalente cuja finalidade era melhorar a circulação de informação entre os alunos;
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- Convite dirigido aos encarregados de educação sempre que haja exposição de trabalhos dos alunos ou outras actividades; - Elaboração de um documento de sensibilização distribuído a todos os directores de turma no sentido da adopção de critérios uniformes no que respeita à indisciplina e às faltas dos alunos.
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Relativamente aos pontos menos conseguidos foram implementadas as seguintes medidas: - Aulas de acompanhamento para todos os anos; - Criação de um placard com as informações semanais mais importantes; - Afixação das actas do Conselho Pedagógico; - Afixação das actas do Conselho Pedagógico; - Entrega de memorandos aos professores; - Entrega de memorandos aos professores; - Circulação de informações destinadas a serem lidas pelos professores aos alunos durante as aulas; - Circulação de informações destinadas a serem lidas pelos professores aos alunos durante as aulas;
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– Criação de uma equipa para avaliar a eficácia dos apoios educativos; – Sensibilização dos Directores de Turma para a necessidade de registar e actuar nas situações de indisciplina; – Elaboração de um relatório de ocorrências (de fácil preenchimento) para o registo das situações de indisciplina;
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- Criação de uma equipa de eventos tendo como finalidade a promoção de visitas e momentos de convívio entre professores e funcionários; - Aquisição de material informático (20 computadores fixos e 13 portáteis), uma máquina fotográfica digital, um tripé, mobiliário para biblioteca, software de gestão e fundo documental; - Aquisição de material informático (20 computadores fixos e 13 portáteis), uma máquina fotográfica digital, um tripé, mobiliário para biblioteca, software de gestão e fundo documental; - Plano das TIC com diversas actividades para envolvimento de todos os actores educativos; - Plano das TIC com diversas actividades para envolvimento de todos os actores educativos;
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Área de intervenção: Resultados: Sucesso / Insucesso A promoção do sucesso escolar passa, seguramente, por uma cultura de auto-avaliação das escolas, que permita reflectir sobre os seus projectos, o seu funcionamento, os processos que desenvolvem e os resultados que obtêm, possibilitando a rectificação e a mudança. A promoção do sucesso escolar passa, seguramente, por uma cultura de auto-avaliação das escolas, que permita reflectir sobre os seus projectos, o seu funcionamento, os processos que desenvolvem e os resultados que obtêm, possibilitando a rectificação e a mudança.
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Resultados do Concurso Nacional de Acesso 2006
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A análise dos resultados dos exames do 12º Ano baseia-se nos valores médios da Classificação Interna Final (CIF), classificação no exame nacional (Exame) e Classificação Final (CF) em cada disciplina (valores fornecidos pela equipa do PEE). A Diferença dá- nos uma ideia do desvio entre a classificação em exame nacional e o CIF (Exame – CIF). Neste sentido, fazemos notar que em todas as disciplinas a classificação em Exame Nacional é inferior ao CIF e, por isso, o valor da diferença é negativo.
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Disciplinas com melhor desempenho As disciplinas indicadas como tendo o melhor desempenho são aquelas cuja média de exame é positiva. DISCIPLINA CIFExame CF Diferença Português B (programa novo) 12,2111,15 12 – 1,06 Psicologia (140) 12,9811,90 13 – 1,08 Intro. ao Desenv. Económico Social (128) 12,4711,10 12 – 1,37 Sociologia(144) 13,0611,32 13 – 1,74 Português A 12,2310,46 12 – 1,77 Teoria do Design (146) 13,4511,30 13 – 2,15 Desenho e Geometria Descritiva A (408) 13,4810,98 13 – 2,50 Materiais e Técnicas Expr. Plástica (136) 16,0811,06 15 – 5,02
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As Outras Disciplinas Foram consideradas com desempenhos menos positivos as disciplinas cujas médias de exame são negativas. As seguintes disciplinas apresentam diferenças entre CIF e Exame inferiores a 5 valores:
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DISCIPLINACIFExameCFDiferença Física (115)10,677,7310– 2,94 Quimica(142)12,138,9311– 3,20 Biologia (programa novo) (602)13,909,6013– 4,30 Matemática (435)10,646,079– 4,57 História (programa novo) (623)11,747,1510– 4,59 Física (programa novo) (615)11,26,4610– 4,74 Francês (cont.LE II - 6 anos, 3/4h)127,2011– 4,80 Introdução ao Direito(129)12,047,0611– 4,98 Geologia (programa novo)12,267,2711– 4,99
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Entre as disciplinas com desempenhos menos positivos, as seguintes apresentam diferenças superiores a 5 valores: DISCIPLINACIFExameCFDiferença Biologia (102)11,766,7010– 5,06 Matemática (programa novo)(635)126,1610– 5,84 Francês (continuação -prog. novo)13,757,5412– 6,21 Química (programa novo) (642)13,426,7911– 6,63 História (123)146,0012– 8,00 Desenho e Geometria Descritiva B16,147,9214– 8,22 História da Arte (124)13,284,5111– 8,77
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Estratégias
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