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Www.fgv.br/fgvonline MBA em Administração | SP5 Trabalho de Conclusão de Curso - AUDAX dezembro/2010.

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1 MBA em Administração | SP5 Trabalho de Conclusão de Curso - AUDAX dezembro/2010

2 Descrição e Objetivos da Audax INDICADORESAUDAX, SA A EquipeMário Gazeta, Nelson Carvalho, Walter Cardoso Tipo de CapitalAberto Capital InicialR$ 5 Milhões Custo da FabricaR$ 4,5 Milhões Core BusinessMicrocomputadores ProdutosDesktop, Notebook e Worstation Capacidade Industrial900 Unidades Tempo de Atividade4 anos Taxa juros para empréstimo3,45 VisãoSer referência no setor tecnológico MissãoProduzir computadores de qualidade e reforçar o pós venda ValoresConfiança; Eapírito de equipe e Ação OBJETIVOS DA AUDAXI QUADRIMESTREII QUADRIMESTRE PREÇO DA AÇÃO22 RETORNO SOBRE O PATRIMÓNIO LÍQUIDO41 RECEITA DE VENDAS24 LUCRO TOTAL23

3 Análise Estrutural da Indústria 1. AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES 2. AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS 3. PODER DE BARGA NHA DOS FORNE CE- DORES 4. PODER DE BARGAN HA DOS CLIENTE S 5. RIVALIDADE S ENTRE EMPRESAS CONCORRE NTES 1 – AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES: Fraco investimento no desenvolvimento de novos produtos, ou aperfeiçoamento dos já existentes; Falta de competitividade, ou seja prática de preços idênticos; 2 – AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS: Na falta do produto procurado, o comprador não espera e busca um produto alternativo; Com a elevação dos preços, os clientes habituais tornam-se voluvéis e passam a examinar outras opções; Produtos importados; 3 – PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES: A restrição imposta pelo governo a compra de insumos e tecnologias importadas deixava os fornecedores locais a pratica de preços considerados absurdos pelos empresários; Cumprimento do prazo de entrega dos insumos; 4 – PODER DE BARGANHA DOS CLIENTES: A alta lucratividade e elavada quantidade de maquinas vendidas no segmento empresarial, contribui para baixa dos preços; Por representar um potencial de longo prazo, o segmento educacional facilmente gera a lealdade que garante altos níveis de venda; 5 – RIVALIDADES ENTRE EMPRESAS CONCORRENTES: O atendimento a enorme demanda do segmento governamental, só possível com a prática de preços baixos; A diferenciação atravez da integração dos sistemas, projetados para desempenhar funções especificas; Três fatores determinaram a decisão do comprador, preço, qualidade e disponibilidade;

4 I Quadrimestre - Estratégias e Resultados estratégiaobjetivoresultado manter os preços aumentar o market share vendas caíram 15% reduzir investimentos em propaganda e promoção usar recursos para aplicações financeiras e pagamento de dividendos reflexo negativo nas vendas redução nos recursos financeiros adequação do número de funcionários e das unidades produzidas atender demanda de vendas reduzir estoques ação tomada tardiamente não produziu o efeito esperado

5 II Quadrimestre - Estratégias e Resultados estratégiaobjetivoresultado redução nos preços aumentar o market share queda no faturamento – em valor e unidades Aumento nos investimentos: propaganda e promoção pesquisa e desenvolvimento aumento de vendas e market share valores abaixo da concorrência tempo insuficiente para reação do mercado adequação do número de funcionários e unidades produzidas atender à demanda de vendas e o market share Efeito anulado pela queda de vendas

6 Market-Share instável apesar dos preços mais baixos que o da concorrência; Falta de liquidez para compra de informações, comprometendo algumas vezes a tomada de decisão; Estoque oneroso por falta de visibilidade do market-share. Falhas identificadas MÊSVENDASLLMÊSVENDASLL JAN MAI FEV JUN MAR JUL ABR AGO

7 Conclusão O que poderia ter sido Feito para Melhorar? Investimento maior em pesquisa e desenvolvimento bem como na qualidade dos produtos – foco em custos e preços mais competitivos; Investimento maior em propaganda e promoção, o que irá gerar uma demanda maior e conseqüentemente aumentará à Receita de Vendas; Continuar com o processo de adequação de unidades produzidas em relação a nossa demanda, com o intuito de evitar custos desnecessários de estocagem; Melhorar um as condições de nossos colaboradores investindo em benefícios e distribuindo participação dos lucros um pouco maior do praticado atualmente.

8 XXXXXXXXXX Walter Operações - XXXX

9 XXXXXXXXXX Walter Operações - XXXX

10 XXXXXXXXXX Walter Operações - XXXX

11 XXXXXXXXXX Mario XXXXXXXXX - XXXX

12 XXXXXXXXXX Mario XXXXXXXXX - XXXX

13 XXXXXXXXXX Mario XXXXXXXXX - XXXX

14 XXXXXXXXXX Nelson XXXXXXXXX - XXXX

15 XXXXXXXXXX Nelson XXXXXXXXX - XXXX

16 XXXXXXXXXX Nelson XXXXXXXXX - XXXX

17 Perguntas? FIM Trabalho de Conclusão de Curso - AUDAX dezembro/2010


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