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A segurança e saúde no trabalho diz respeito a todos. Bom para si. Bom para as empresas. Liderança da Gestão no domínio da Segurança e Saúde no Trabalho.

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1 A segurança e saúde no trabalho diz respeito a todos. Bom para si. Bom para as empresas. Liderança da Gestão no domínio da Segurança e Saúde no Trabalho Campanha «Locais de trabalho seguros e saudáveis» 2012-13 Nome e título do orador Data | Título do evento

2 2 www.healthy-workplaces.eu A dimensão do problema Porque é que a segurança e saúde é importante? É boa para as empresas, para os trabalhadores e para toda a sociedade; todos os anos mais de 5 500 pessoas perdem a vida em consequência de acidentes no local de trabalho; 159 000 pessoas morrem em consequência de doenças relacionadas com o trabalho (estimativa da OIT); o custo dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais ascende a 490 mil milhões de euros, para a economia da UE.

3 3 www.healthy-workplaces.eu A dimensão do problema A maioria dos acidentes e doenças profissionais é evitável 1999–2007: a UE15 melhorou a segurança no local de trabalho (o número de mortos desceu de 5 275 para 3 782 e registaram-se menos 900 000 acidentes não mortais); 2007–2012: a Estratégia comunitária tem por objetivo uma redução de mais 25%; a presente campanha visa dar continuidade a este êxito, mas… é necessário prosseguir os esforços de prevenção, pois os ganhos obtidos com o reforço da segurança facilmente se perderão se diminuirmos a vigilância.

4 4 www.healthy-workplaces.eu Vantagens de uma segurança e saúde de boa qualidade Redução dos riscos e dos custos; menos faltas por doença e menor rotatividade do pessoal, menos acidentes, menos despesas com seguros; aumento da produtividade; diminuição do risco de procedimento judicial; melhor reputação junto de clientes, fornecedores e parceiros.

5 5 www.healthy-workplaces.eu Mais vale prevenir do que remediar A prevenção é a pedra angular da abordagem europeia da gestão dos riscos Redução dos riscos; avaliação dos riscos; combater os riscos na origem; dar instruções adequadas aos trabalhadores; adaptar a conceção e o equipamento do local de trabalho aos trabalhadores; adaptar as condições de trabalho ao progresso técnico; adotar uma política de prevenção global e coerente; conferir às medidas de proteção coletiva prioridade sobre as medidas de proteção individual;

6 6 www.healthy-workplaces.eu O papel da gestão Princípios para uma gestão que reforce a segurança e saúde no local de trabalho: Uma liderança forte e eficaz; participação ativa dos trabalhadores; avaliação e análise permanentes; a liderança vai de par com a participação; sem uma boa liderança, a participação não resulta; a gestão é responsável pelo requisito do estabelecimento de parcerias e da participação.

7 7 www.healthy-workplaces.eu Primeiro princípio da gestão: Liderança e segurança e saúde (1) É fundamental uma liderança forte e eficaz na segurança e saúde. Isso significa que a gestão: se empenha na SST enquanto valor fulcral da organização; tem uma imagem precisa do perfil de risco da organização; lidera pelo exemplo e demonstra integridade; define claramente e monitoriza funções e responsabilidades; confere prioridade à SST na estratégia de sustentabilidade da empresa e em toda a cadeia de abastecimento.

8 8 www.healthy-workplaces.eu Liderança e segurança e saúde (2) Constituem exemplos práticos de liderança em matéria de SST: a visita aos postos de trabalho para debater com os trabalhadores as preocupações em matéria de segurança e saúde (os trabalhadores podem não só identificar os problemas mas também apontar soluções); a assunção de responsabilidade pessoal e a demonstração de interesse; a liderança pelo exemplo; a disponibilização, na medida do possível, de dinheiro e tempo.

9 9 www.healthy-workplaces.eu Exemplo de boas práticas (1) Refinaria de petróleo, Bélgica A refinaria de petróleo Total, em Antuérpia, estabeleceu uma cooperação com a empresa contratante SPIE Belgium. Daqui resultou um choque de culturas empresariais e de segurança, que foi necessário resolver. As empresas solucionaram divergências organizacionais fundamentais, focando, de seguida, a sua atenção no comportamento dos trabalhadores nos locais de trabalho. Foi possível atingir uma harmonização de culturas empresariais por meio de consultas intensas, ainda que que informais.

10 10 www.healthy-workplaces.eu Exemplo de boas práticas (2) A melhoria traduziu-se na ausência de acidentes, a partir do momento em que a Total e a SPIE chegaram a acordo sobre as «melhores práticas» a adotar. Fatores de êxito Participação e competência da direção; Comunicação aberta; Participação ativa dos trabalhadores.

11 11 www.healthy-workplaces.eu Segundo princípio da gestão: participação ativa dos trabalhadores (1) O empregador é responsável pela gestão dos riscos profissionais, contudo, a legislação da UE diz que os empregadores devem consultar os seus trabalhadores em matéria de segurança e saúde; Alguns empregadores não se limitam a cumprir esta obrigação legal e estabelecem um verdadeiro processo de comunicação bilateral, no âmbito do qual os trabalhadores participam na tomada de decisões em matéria de segurança e saúde.

12 12 www.healthy-workplaces.eu Participação ativa dos trabalhadores (2) Cria-se, deste modo, uma cultura na qual as relações entre empregadores e trabalhadores assentam na colaboração, confiança e resolução conjunta de problemas, mas… a participação direta dos trabalhadores não deve ser encarada como uma alternativa a um sistema de representantes dos trabalhadores; ambas as modalidades podem ser utilizadas de forma eficaz, em sintonia com os enquadramentos nacionais e as características específicas do local de trabalho.

13 13 www.healthy-workplaces.eu Participação ativa dos trabalhadores (3) A participação dos trabalhadores é particularmente valiosa durante: A análise dos riscos; o desenvolvimento de políticas e de intervenções; a partilha de questões pertinentes no decorrer de ações de formação e implementação.

14 14 www.healthy-workplaces.eu Participação ativa dos trabalhadores (4) Entre as vantagens da participação ativa dos trabalhadores contam- se: Redução das taxas de acidentes; soluções económicas; trabalhadores mais satisfeitos e mais produtivos; maior sensibilização para os riscos no local de trabalho e maior controlo dos mesmos.

15 15 www.healthy-workplaces.eu Terceiro princípio da gestão: avaliação e análise permanentes (1) O acompanhamento e o registo são ferramentas vitais para reforçar a segurança e saúde no local de trabalho; podem fornecer ao Conselho de Administração da empresa relatos específicos (p. ex: motivados por incidentes) e de rotina sobre o desempenho em matéria de SST; isto pode ser útil para levantar questões, destacar problemas e, em última análise, reforçar a segurança e saúde.

16 16 www.healthy-workplaces.eu Terceiro princípio da gestão: avaliação e análise permanentes (2) Um bom sistema de avaliação e análise deve incluir: Procedimentos de comunicação, tão rápida quanto possível, de deficiências, em matéria de segurança e saúde, aos membros da administração e aos proprietários das empresas; sistemas de recolha e comunicação de dados, tais como taxas de sinistralidade e de doenças. condições para a inclusão das opiniões e experiências dos trabalhadores. Contribuímos para a criação de locais de trabalho mais seguros e mais saudáveis em benefício de todos – mas não podemos fazê-lo sozinhos!

17 www.healthy-workplaces.eu Principais pontos fortes: pontos focais nacionais e redes tripartidas. Mas também … envolvimento de outras partes interessadas/parceiros Parceiros oficiais da campanha (organizações pan-europeias e internacionais) incluindo parceiros sociais, ONG, federações e redes setoriais, empresas privadas, etc.; instituições da UE, incluindo Comissão Europeia, Parlamento Europeu, representações da UE, agências da EU e Rede Europeia de Informação às Empresas 17 Campanha baseada em redes

18 www.healthy-workplaces.eu A campanha é aberta a todos os indivíduos e organizações. Pode participar: Divulgando informação e materiais da campanha; aderindo a um dos muitos eventos – conferências, concursos, campanhas publicitárias – que se realizam durante a campanha; organizando as suas próprias atividades. 18 Como participar?

19 www.healthy-workplaces.eu As organizações pan-europeias também podem candidatar-se a parceiros da campanha. A Agência oferece: Certificado de parceiro; pacote de boas-vindas; promoção a nível da UE e nos meios de comunicação social; plataforma de Comunicação em linha; secção web para parceiros. 19 Proposta de parceria para a campanha

20 www.healthy-workplaces.eu Reconhecem contributos notáveis e inovadores; incentivam a colaboração entre gestores e trabalhadores; reforçam a segurança e saúde no local de trabalho; Estados-Membros da UE, EEE, Balcãs Ocidentais e Turquia. Duas categorias: locais de trabalho com menos de 100 trabalhadores; locais de trabalho com 100 ou mais trabalhadores; Vencedores selecionados de entre as candidaturas submetidas pelos focais nacionais. http://osha.europa.eu/en/about/competitions 20 Prémios Europeus de Boas Práticas

21 www.healthy-workplaces.eu Guia da campanha; guias práticos para trabalhadores e gestores; exemplos de boas práticas; notícias sobre eventos da campanha; apresentações e videoclips animados. Todos disponíveis em 24 línguas www.healthy-workplaces.eu 21 Recursos

22 www.healthy-workplaces.eu Lançamento da campanha 18 de abril de 2012 Semanas Europeias para a Segurança e Saúde no Trabalho outubro de 2012 e 2013 Cerimónia de Atribuição dos Prémios de Boas Práticas abril de 2013 Cimeira Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis novembro de 2013 22 Datas importantes

23 www.healthy-workplaces.eu Visite o sítio web da campanha www.healthy-workplaces.eu www.healthy-workplaces.eu Para saber mais acerca de eventos e atividades no seu país, contacte o seu ponto focal nacional www.healthy-workplaces.eu/fops 23 Informações complementares


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