A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coordenador(a): Prof. Dr. rer. nat. Aldo Von Wangenheim Equipe: Eros Comunello, Harley Wagner, Senen Dyba Hauff, Juliana Kida Ikino, Douglas Macedo, Antônio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coordenador(a): Prof. Dr. rer. nat. Aldo Von Wangenheim Equipe: Eros Comunello, Harley Wagner, Senen Dyba Hauff, Juliana Kida Ikino, Douglas Macedo, Antônio."— Transcrição da apresentação:

1 Coordenador(a): Prof. Dr. rer. nat. Aldo Von Wangenheim Equipe: Eros Comunello, Harley Wagner, Senen Dyba Hauff, Juliana Kida Ikino, Douglas Macedo, Antônio Sobieranski Sistema para avaliação de indicadores sobre câncer de pele no estado de SC utilizando Tele-dermatologia

2 Metodologia Aplicada 1.Desenvolvimento de uma metodologia de esclarecimento da população sobre neoplasias cutâneas e treinamento das equipes de PSF das Unidades de Saúde; 2.Capacitação de profissionais de Unidades de Saúde para realização de exames; 3.Equipar as Unidades de Saúde para a realização de exames; 4.Desenvolvimento de metodologia de tele-triagem de pacientes com base nos exames de dermatoscopia enviados das Unidades de Saúde; 5.Adaptação da ferramenta desenvolvida pelo LAPIX/UFSC baseado na regra ABCD para avaliação e diagnóstico de imagens dermatoscópicas; 6.Adequação e integração do Portal da RCTM para a operação com exames de tele- dermatoscopia; 7.Implantação de pilotos em comunidades pesqueiras do Município de Florianópolis e Unidades de Saúde de municípios catarinense.

3 Resultados e Comentários 1.Metodologia de esclarecimento da população: conjunto de palestras via internet onde mensalmente são abordados temas referentes ao câncer de pele tendo como público alvo profissionais de ESFs; 2.Capacitação de profissionais das US: desenvolvimento de tutorial para a realização de exames e a produção de um vídeo procedimental sobre o processo de realização de exames dermatológicos; 3.Uma metodologia de tele-triagem de pacientes: desenvolvimento de uma metodologia levando em consideração o atendimento primário, secundário e terciário; 4.Modelo para preparação das US para execução de exames: foi desenvolvido um modelo de preparação das US além de equipá-las;

4 Impactos do projeto – Científico Ferramenta de auxílio ao diagnóstico: foi desenvolvida para avaliação e diagnóstico de imagens dermatoscópicas baseado na regra ABCD. Identificação automatizada da ROI (região de interesse da lesão). A identificação automatizada é efetuada com técnicas de processamento digital de imagens onde a área evidente da lesão é identificada para posterior aplicação nas demais etapas da regra ABCD

5 Impactos do projeto – Econômico/Social Ex.: Carcinoma basocelular

6 Aplicabilidade para o SUS Dentro de uma proposta de tele-triagem dermatológica capaz de ser utilizada no âmbito do estado, capaz de ser facilmente ampliada, com um processo único, interativo e simples de ser executado, permitindo que pequenas cidades ou grandes centros tenham condições de utilizá-la. Funcionando em sincronia com a RCTM possibilitará simplificar sua aplicação e aproveitará a distribuição funcional da rede para sua difusão; Capacitação do profissionais de saúde através dos conteúdos abordados nas palestras via internet, manuais e vídeos tutoriais; Atendimento da população através da proposta que envolve as equipes de saúde da família; Dados estatísticos regionais e estaduais sobre o câncer de pele no estado; Procedimentos de encaminhamento definidos no estado.

7 Produção Científica VII Workshop de Informática Médica – WIM SOBIERANSKI, A. C. ; COSER, L. ; COMUNELLO, E. ; WANGENHEIM, A. v.. Metodologia Computacional para Aplicação da Regra ABCD na Avaliação de Lesões Pigmentadas. In: VII Workshop de Informática Médica - WIM 2007, 2007, Porto de Galinhas. VII Workshop de Informática Médica - WIM 2007, p

8 1.Esclarecimento da população e treinamento das equipes de PSF das Unidades de Saúde podem ser feitas em larga escala; 2.Capacitação de profissionais de Unidades de Saúde pode ser feito a distância deste que se possua um conjunto de ferramentas adequadas; 3.Não basta equipar Unidades de Saúde, é necessário um acompanhamento das atividades constantemente; 4.O processo de implantação de novos pontos de captura de exames pode ser acelerado, mas dependem de que todas os processos de capacitação sejam respeitados; 5.A metodologia de tele-triagem de pacientes pode ser uma boa alternativa para contornar o problema relacionado ao reduzido número de especialistas distribuídos pelo estado; 6.Implantação de pilotos neste projeto mostrou como as equipes de saúde se sentem motivadas e valorizadas quando recebem este tipo de responsabilidade.


Carregar ppt "Coordenador(a): Prof. Dr. rer. nat. Aldo Von Wangenheim Equipe: Eros Comunello, Harley Wagner, Senen Dyba Hauff, Juliana Kida Ikino, Douglas Macedo, Antônio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google