A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da Culinária Japonesa & Gastronomia Tradicional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da Culinária Japonesa & Gastronomia Tradicional"— Transcrição da apresentação:

1 História da Culinária Japonesa & Gastronomia Tradicional
Cultura, Língua e Comunicação Núcleo Gerador: Saúde

2 História da Culinária Japonesa
Imperador Tenmu lançou um decreto no ano de 676 que, a partir dessa data, não se poderia consumir mais carne de vaca, veado, javali e frango. Apesar de já nos séculos VII e VIII, o Estado seguir os preceitos do Budismo, que proibiam o uso de animais para alimentação, só a partir dos séculos Xl e Xll é que os habitantes passaram a sentir peso na consciência e a seguir a lei da proibição.

3 Um grande acontecimento na história da vida alimentar dos japoneses foi a introdução do Budismo no Japão no século VI, que proíbe a matança de seres vivos.

4 Antes do Budismo os japoneses alimentavam-se não só de peixes, mas também de animais silvestres caçados, como veados e javalis.

5 Desde a década de 1980, a comida japonesa tornou-se moda nas grandes cidades de todo mundo. Os japoneses iniciaram o cultivo de arroz em campos alagados e tornaram-se uma sociedade agrícola por volta de A.C..

6 Nessa época, os japoneses passaram a ter uma refeição cujo alimento mais importante era o arroz.

7 Assim, os japoneses puseram fim à carne e a iguaria mais apreciada passou a ser o prato de peixe.

8 Gastronomia Tradicional

9 Tempurá O tempurá, que é um prato de peixe e verduras, fritos no óleo vegetal, actualmente é considerado um dos pratos representativos da culinária japonesa, mas a sua história é relativamente recente.

10 Sashimi O sashimi é uma iguaria da culinária japonesa consistindo de peixes e frutos do mar frescos, em fatias finas com molho de soja e wasabi.

11 Sushi O Japão retira do mar os principais alimentos que compõem a sua cozinha. Os peixes, as algas e frutos estão presentes em praticamente todos os pratos da culinária Japonesa.

12 Sukiyaki O Sukiyaki é uma mistura de massas, carne de vaca fina e fatiada, ovo e vegetais fervidos num molho especial feito de caldo de peixe, molho de soja, açúcar e saquê.

13 Yakissoba O Yakissoba tem origem na China assim como todas as massas conhecidas do Oriente, mas yakissoba Japonês é mais leve e tem menos gordura que o Chinês. O Yakissoba é macarrão chinês refogado com legumes e carne bovina, com molho à base de caldo de frango e shoyu.

14 Gyoza Gyoza são pastéis cozidos e depois grelhados à moda japonesa. A sua receita tem mais de cem anos de idade, foi passada de geração em geração através da família Nakane.

15 Yosenabe Um clássico da gastronomia japonesa, esta caldeirada de peixes, camarão, frango, cogumelos, legumes e tofu são cozidos num suave molho à base de algas marinhas e raspas de peixe bonito (espécie de atum) seco servida com o clássico molho ponzu.

16 Tepanyaki O Tepanyaki é um grelhados de legumes, carnes, frango, peixes e camarão, servido numa chapa de ferro bem quente. São pratos leves e com pouca gordura.

17 Kabayaki É considerado uma iguaria pelos japoneses e consumido em grande escala no Japão durante o Verão. É enguia assada no carvão com molho tarê.

18 Bebidas Tradicionais

19 Saquê Classificado na mesma categoria do vinho, o saquê é um fermentado natural, com teor alcoólico em torno de 16%, cujos únicos ingredientes são arroz e água.

20 Chá Tem origem da China, o chá foi levado ao Japão através de monges que viajavam entre os dois países. O chá verde foi o único chá que se popularizou no Japão.

21 Vinho Vinhos brancos tipo espumantes secos são uma excelente opção para acompanhar os sashimis e sushis. Vinhos tintos leves são recomendados para os pratos quentes como os sukiakis.

22 Webgrafia Site consultado 20/04/09 Site consultado 21/04/09

23 Trabalho elaborado por:
Marta Couto Vânia França Patrício Vieira EFA_NS1 Escola ES/3 de Carvalhos

24

25


Carregar ppt "História da Culinária Japonesa & Gastronomia Tradicional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google