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Avaliar Competências: Uma Medida Possível? Maria Palmira Alves Universidade do Minho.

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1 Avaliar Competências: Uma Medida Possível? Maria Palmira Alves Universidade do Minho

2 Avaliar Competências: Uma Medida Possível? 2 Noção de competência: Objecto de debate social Capacidade de: mobilizar (identificar, combinar e utilizar) um conjunto de saberes, saber-fazer e saber-ser Para: resolver situações problema (não simples aplicações) - no âmbito da formação (conceito pedagógico)

3 Avaliar Competências: Uma Medida Possível? 3 A avaliação em educação requer muita atenção – uma vez que temos que validar conhecimentos, temos que validar um método, um utensílio para avaliar. Competência: um conceito pedagógico Estamos na dimensão de desenvolvimento e, muito do trabalho do professor consiste em ver como implementam os alunos o seu trabalho.

4 Avaliar Competências: Uma Medida Possível? 4 Que Práticas Avaliativas? – Como se faz, então a avaliação? dispositivo: construção de competências - o professor tem de construir categorias que permitam observar a actividade A actividade está no centro. A avaliação não se faz se não houver actividade

5 Avaliar Competências: Uma Medida Possível? 5 Descrição da actividade: 3 pontos de vista O mobile da pessoa que faz O objectivo – resultado a atingir O conteúdo operacional – como se integram os saberes na actividade. NOTA: A actividade pode ser a mesma, o mobile do actor e o conteúdo operacional é diferente. Ex: Quero ir à estação – Conheço a cidade? – Então vou tranquilo. Não conheço a cidade? – Então não sei bem quando e como chegarei. O objectivo é o mesmo. O mobile é diferente. Toda a actividade tem saberes incorporados – não posso agir sobre o mundo se não tenho uma representação do mundo onde quero agir.

6 Avaliar Competências: Uma Medida Possível? 6 RELAÇÃO SABER- ACTIVIDADE: Desafio à avaliação das competências Tanto mais saberes se integram na actividade, tanto mais eles são invisíveis. Assim: Avaliar competências a partir de um só nível é perigoso. Implica mobilizar conhecimentos práticos e teóricos; resolução de problemas; dimensão relacional e dimensão de aconselhamento.

7 Avaliar Competências: Uma Medida Possível? 7 Competência Colectiva Nunca seremos «peritos» sozinhos, mas só em interacção com os outros Uma competência não se reduz à conceptualização, tem de haver comunicação

8 Avaliar Competências: Uma Medida Possível? 8 O professor tem de saber: - Com que modelo vai avaliar; - De que é que parte; - O que tem para construir o objecto a avaliar.

9 Avaliar Competências: Uma Medida Possível? 9 O que Avaliar? Um Critério é uma qualidade e não é directamente observável Ex. Um Indicador é um sinal concreto observável Ex. Definir Critérios e Indicadores

10 Avaliar Competências: Uma Medida Possível? 10 Quando Avaliar? A avaliação por períodos A avaliação contínua

11 Avaliar Competências: Uma Medida Possível? 11 Como Avaliar? Instrumentos de Avaliação Escolha de situações significativas Ex. Um artigo para jornal da escola O portfolio Ex. O registo do percurso de aprendizagens significativas

12 Avaliar Competências: Uma Medida Possível? 12 Avaliar Competências: Uma Medida Possível? A avaliação formativa e formadora Clareza dos critérios e indicadores Participação dos alunos Continuidade da Avaliação Variedade de situações Variedade dos instrumentos

13 Avaliar Competências: Várias Medidas Possíveis Maria Palmira Alves Universidade do Minho


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