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Marcelo Costa Diretor Trade Marketing. Marcelo Costa Diretor Trade Marketing.

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Apresentação em tema: "Marcelo Costa Diretor Trade Marketing. Marcelo Costa Diretor Trade Marketing."— Transcrição da apresentação:

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2 Marcelo Costa Diretor Trade Marketing

3 CONSUMIDOR SUPER PODEROSO
Ele tem o poder, decide, recomenda e influencia a compra... ... para milhares de pessoas. Os varejistas tendem a explorar cada vez mais a conexão emocional entre produto e pessoas Fonte: Fonte:

4 ADES Assunto dominou durante dias os Trending Topics no mundo.
Fonte: Fonte: Fonte: comunicacaoetendencias.com.br

5 GPS SKOL Qual o bar com a Skol mais barata perto de mim?
Consumidores publicam o preço do produto dos estabelecimentos que freqüentam. Fonte: Fonte: ://blog.opovo.com.br

6 BOA LISTA E já existem aplicativos comparando listas de compras...
Fonte: Fonte: ://blog.opovo.com.br

7 SHOWROOMING A loja se transforma em um showroom para exposição dos produtos, não necessariamente para a compra. 47% dos shoppers utilizam smartphones enquanto compram. Falar da pesquisa Desafio para e-commerce: consumidor quer contato com o produto Desafio para o varejo: consumidor quer efetivar sua compra pela web Fonte: Blog Rakuten, Pesquisa global da IBM Fonte: Blog Rakuten, Pesquisa global da IBM /

8 NOKIA STORE

9 OMNI - CHANNEL Integração dos diversos pontos de contato: loja física, web, tv, mobile, etc. Várias alternativas, mas com mensagem consistente. Consumidor se sente mais seguro em arriscar a compra em um produto desconhecido devido a recomendações de outros usuários, e o inverso é verdadeiro também. Fonte: Fonte:

10 FAST SHOP Rede com diversos pontos de contato com o cliente.
Fonte Rede com diversos pontos de contato com o cliente. Desafio: consistência entre eles

11 Princípios alinhados entre empresa e seus produtos
LIDERANÇA CONSCIENTE Princípios alinhados entre empresa e seus produtos Relacionamentos consistentes entre clientes, funcionários, fornecedores e sociedade Foco na gestão de pessoas. Não é mais possível gerir os negócios hoje do jeito que geríamos há alguns anos. “Coloque seus funcionários em primeiro lugar!” Foi a frase de Kip Tendell embasada pela experiência de quem pratica essa filosofia e justifica que essa prática traz lealdade fanática à empresa, já que não se trata do que você vende, mas o que você DEFENDE gerando relacionamentos consistentes com: clientes, funcionários, fornecedores e comunidade. Fonte: Fonte:

12 TENDÊNCIAS DO VAREJO NACIONAL

13 ATACAREJO Formato de loja que mais ampliou vendas no último ano
Cresceu mais que o dobro em faturamento vs varejo de AS Tendência de Interiorização. 2012 x 2011: Varejo cresceu 7,6%, Atacarejo 16,7% O atacarejo foi o formato que mais cresceu, mais que o dobro da média do setor único canal de vendas que o consumidor manteve a frequência de compras nos últimos meses e que ganhou compradores em 2012: cerca de 1 milhão de novos domicílios Fonte: AC Nielsen / ABAD / Supermercado Moderno

14 Mix adequado ao perfil dos compradores
LOJAS DE BAIRRO Maior identificação do consumidor com o varejista Mix adequado ao perfil dos compradores Fácil mobilidade e localização. “Eles conseguem perceber de forma mais específica as necessidades dos seus clientes e adequar o mix ofertado” Classe C tem preferência pelas lojas menores, já que a maioria não possui veículo próprio e tem como perfil compras pequenas distribuídas ao longo do mês Fonte : Fonte : /

15 54% da população brasileira encontram-se na classe C
78% das compras no supermercado De acordo com dados do instituto de pesquisa Data Popular, a classe C é responsável por 78% do que é comprado em supermercados A nova classe média movimenta R$ 273 bilhões na internet por ano somente com seu salário, se considerarmos o crédito disponível à ela, esse montante dobra”. No recorte feito por Neri em 2009, eram consideradas como classe média famílias com renda mensal entre R$ R$ Agora, as faixas foram atualizadas para entre R$ e R$ Fontes: Vulnerabilidade com a inflação e juros Pode sofrer rebaixamento de classe econômica. Fonte:

16 221 fusões no Varejo entre 2007 e 2011
FUSÕES E AQUISIÇÕES Em 2012, foram realizadas 815 fusões e aquisições Setor de alimentos, bebidas e fumo em 4° lugar em número de fusões e aquisições em 2012 221 fusões no Varejo entre 2007 e 2011 Em 2012, os 5 maiores grupos supermercadistas concentraram 82% do faturamento Em um ranking com 43 grupos de negócio, o setor de alimentos, bebidas e fumo ficou em quarto lugar em número de operações de fusão e aquisição em 2012 (Fonte: Estudo KPMG) Fonte: Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo (Ibevar) Fonte: ABRAS Fonte: Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo / ABRAS

17 EXECUÇÃO Foco Disciplina Execução
A inteligência do varejo está concentrada no ponto de venda. Deve fluir dados de forma natural pelo sistema de gestão da empresa, conectando a inteligência do PDV com a empresa Temos muita tecnologia à disposição, mas o momento é de execução Não adianta investir demais na estratégia, e não executar Fonte: Fonte:

18 Marcelo Costa marcelo.costa@brf-br.com
Com essa política de expansão por aquisições, formou um dos maiores conglomerados varejistas da América Latina e mais que dobrou seu faturamento, tudo isso em 5 anos. Fonte:

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