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Matemática A alternativa que apresenta o menor número é (A)

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Apresentação em tema: "Matemática A alternativa que apresenta o menor número é (A)"— Transcrição da apresentação:

1 Matemática 2005.2 A alternativa que apresenta o menor número é (A)
(B) D) (C) E) Matemática

2 Uma progressão geométrica tem primeiro termo igual a 150 e razão igual a O quinto termo dessa progressão é Matemática (A) 0,048 (B) 0,24 (C) 1,2 (D) 3 (E) 6

3 O valor de é (A) (B) (C) (D) 1 (E) Matemática

4 Sejam U o conjunto dos animais, V o conjunto dos vertebrados, M o conjunto dos mamíferos e A o conjunto dos animais aquáticos. Conside-rando verdadeiro o diagrama a seguir, pode-se dizer que um animal representado na região sombreada é caracterizado de modo inequívoco como Matemática vertebrado e mamí- fero, mas não aquá- tico. (B) mamífero aquático ou não vertebrado. mamífero e aquá- tico. mamífero ou aquá- tico. (E) vertebrado aquático e não mamífero.

5 N é um número inteiro tal que é maior que 999 e menor que 1
N é um número inteiro tal que é maior que 999 e menor que 1.234, a soma de seus algarismos é 14 e os algarismos da dezena e da unidade são iguais. Logo, o produto dos algarismos de N é Matemática (A) 16 (B) 25 (C) 36 (D) 50 (E) 72

6 As medidas dos lados de um retângulo são números inteiros
As medidas dos lados de um retângulo são números inteiros. Se a área do retângulo é 18, então existem n retângulos não congruentes nessas condições. O valor de n é Matemática (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5

7 João é vendedor e recebe mensalmente
João é vendedor e recebe mensalmente uma parte fixa de R$ 500,00 e mais uma comissão de 25% sobre as suas vendas do mês. Em um determinado mês, para que o salário de João seja de, pelo menos, R$ 1.000,00, o valor de suas vendas deve ser, no mínimo, de (A) R$ 500,00 (B) R$ 1.000,00 (C) R$ 1.500,00 (D) R$ 2.000,00 (E) R$ 2.500,00 Matemática

8 O valor da expressão é Matemática (A) (B) (C) (D) (E)

9 O termo geral de uma seqüência é an = 3n + 4, com n natural não nulo
O termo geral de uma seqüência é an = 3n + 4, com n natural não nulo. A soma dos vinte primeiros termos dessa seqüência é (A) 64. (B) 128. (C) 213. (D) 710. (E) Matemática

10 Em um campeonato de futebol, um time pode ganhar três, um ou nenhum pon-to conforme vença, empata ou perca, respectivamente. Se num total de cinco jogos um time obteve dez pontos, então o número de jogos em que foi derrotado é Matemática (A) (B) 1 (C) 2 (D) 3 (E) 4

11 Matemática 2005.2 No plano cartesiano está representa-da a reta r.
O coeficiente linear da reta r é Matemática (A) 3 (B) 2,5 (C) 2 (D) 1,5 (E) 1

12 20 atletas participam de uma competição de ginástica olímpica
20 atletas participam de uma competição de ginástica olímpica. Cada atleta recebe por sua apresentação uma nota de 0 a 10. A média aritmética das notas dos 16 pri-meiros participantes é 8,5. Se m é a média aritmética de todos os atletas no final das apresentações, então o maior valor possí-vel de m é (A) 8,6 (B) 8,8 (C) 9,2 (D) 9,6 (E) 10,0 Matemática

13 Para todo x inteiro e x  1, a operação x é definida por .
Logo é igual a (A) 26 (B) 27 (C) 32 (D) 45 (E) 50 Matemática

14 Em uma cidade do interior da Bahia, há 8000 pessoas aptas ao trabalho e destas, 640 estão desempregadas. Para que a taxa de desemprego, nesta cidade, seja de 2%, o número de pes-soas que teriam de se empregar é: Matemática (A) 160 (B) 256 (C) 360 (D) 480 (E) 520

15 Sendo f a função real de variável real, definida por f(x) = 2x5, considere as afirmações
f(-x) = f(x), para todo x real. II. f(-x) = -f(x), para todo x real. III , para todo x real. IV. f(x + h) = f(x) = f(h), para todos x e h reais. Matemática O número de afirmações verdadeiras é (A) 0 (B) 1 (D) 3 (C) 2 (E) 4

16 Em uma experiência com uma liga de metal, a temperatura T, em graus Celsius, varia em função do tempo t, em segundos, de acordo com a expressão T(t) = 220 – 2t – 2t2, t ≥ 0. Logo, pode-se afirmar que: Matemática (A) no início do estudo, a temperatura da liga era de 110ºC. (B) após 10 s do início do estudo, a tempera- tura da liga era de 180ºC. (C) no período em estudo, a liga de metal está em processo de resfriamento. (D) no período em estudo, a liga de metal está em processo de aquecimento. (E) no período em estudo, a temperatura máxima atingida pela liga foi de 238ºC.

17 A tabela ao lado mostra alguns pares ordenados pertencentes ao gráfico da função polinomial f.
Logo, uma expressão para f(x) pode ser x f(x) -1 3 1 2 Matemática (A) x(x + 1) (x – 1) (B) x(x + 1)2 . (x – 1) (C) x(x + 2)2 . (x – 1) (D) (x + 3) . (x – 1)2 (E) (2x - 3) (x + 1) (x – 1)

18 Matemática 2005.2 (A) 4 (B) 12 (C) 15 (D) 30 (E) 45
A gripe é uma doença causada por um vírus que ataca as vias respiratórias. Alguns sintomas da gripe são: febre, coriza, tosse, dor de cabeça, falta de apetite e dor de garganta. Existem n modos distintos de uma pessoa com gripe apresentar apenas quatro dos sintomas descritos acima. O valor de n é Matemática (A) 4 (B) 12 (C) 15 (D) 30 (E) 45

19 Sendo , o valor de n é (A) 5 (B) 6 (C) 7 (D) 8 (E) 9 Matemática

20 Dado o número complexo z = cos 10º + i . sen 10º então z18 é igual a
-1 (B) -i (C) 1 (D) I (E) 1 – 1 Matemática

21 Matemática 2005.2 A figura representa parte do gráfico da função real
Se M é um ponto máximo da função f, então as coordenadas de M são Matemática (A) (B) (C) (D) (E) (2π; 1)

22 A reprodução das bactérias ocorre de for-ma assexuada
A reprodução das bactérias ocorre de for-ma assexuada. Nesse processo, a bactéria duplica seu cromossomo e se divide ao meio, originando duas novas bactérias idên-ticas a ela. Em condições ideais, uma bacté-ria da espécie B, divide-se em duas a cada 20 minutos. Assim sendo, uma única bacté-ria da espécie B é colocada em um recipi-ente para que se estude a sua reprodução. Ao fim de 10 horas, o número de bactérias no recipiente é (A) 220 (B) 221 – 2 (D) 230 (C) 229 (E) Matemática

23 de ter o tipo especificado de não ter o tipo especificado
Para responder às questões de números 23 e 24, considere o enunciado abaixo. Numa comunidade formada por 500 pes-soas, foi feita uma pesquisa sobre tipo sangüíneo e com os dados obtidos foi construída a tabela abaixo. Matemática Probabilidade Tipo Sangüíneo A B AB O de ter o tipo especificado 0,17 0,30 de não ter o tipo especificado 0,68

24 A probabilidade de que uma pessoa, desta comunidade, escolhida ao aca-so, tenha o tipo sangüíneo A é
0,32 (B) 0,43 (C) 0,55 (D) 0,64 (E) 0,79 Matemática

25 A probabilidade de que uma pessoa, es-colhida ao acaso, desta comunidade não tenha o tipo B e não tenha o tipo Ab é Matemática (A) 0,50 (B) 0,62 (C) 0,79 (D) 0,83 (E) 1,62

26 Matemática 2005.2 O determinante da matriz abaixo é (A) 1 (B) cos2 x
sen2x (D) cos3x (E) sen3 x

27 Na Química existe uma escala chamada pH, que varia de 0 a 14, cujo valor indica se uma solução é ácida, básica ou neutra. O pH de uma solução é dado em função da concen-tração hidrogeniônica [H+] em mol por litro, pela expressão pH = -log [H+]. As soluções com pH < 7 são ácidas, com pH > 7 são básicas e com pH = 7 são neutras. A tabela apresenta o pH de algumas substâncias do nosso cotidiano. Matemática Substância [H+] pH Água pura 10-7 Vinagre 3 Cafezinho 10-5 Detergente 10-14 Ovo 8

28 Considerando as informações e a tabela dadas, pode-se afirmar que:
o cafezinho é uma substância básica. (B) o detergente é uma substância ácida. (C) a água pura é uma substância ácida. (D) a concentração de [H+] do vinagre é 100 vezes maior que a do ovo. (E) a concentração de [H+] do vinagre é vezes maior que o da água pura. Matemática

29 Matemática 2005.2 (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5
O polinômio P(x) = x3 + ax2 + bx + c é divisível por x – 1 e por x + 1. Se P(0) = 2, então o valor de é Matemática (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5

30 Matemática 2005.2 No plano cartesiano considere
a reta r com coeficiente angular negativo e coeficiente linear positivo. a reta s com coeficiente linear negativo e paralela à reta r. Satisfeitas essas duas condições, conclui-se que a abscissa do ponto de intersecção da reta s com o eixo Ox é Matemática (A) zero e maior que a abscissa do ponto de intersecção da reta r com o eixo Ox. (B) positiva e maior que a abscissa do ponto de intersecção da reta r com o eixo Ox. (C) positiva e menor que a abscissa do ponto de intersecção da reta r com o eixo Ox. (D) negativa e menor que a abscissa do pon-to de intersecção da reta r com o eixo Ox. (E) negativa e maior que a abscissa do ponto de intersecção da reta r com o eixo Ox.

31 A reta de equação x – y – 3 = 0 tangencia a circunferência de equação (x – 1)2 + y2 = 2 no ponto P. Logo, o ponto P pertence ao Matemática (A) eixo x. (B) eixo y (C) 2o quadrante (D) 3o quadrante (E) 4o quadrante

32 Na figura, as retas AB e CB são tangentes à circunferência de centro O nos pontos A e C, respectivamente. Se AC = 6 e a medida do ângulo ABC é 60º, então o raio da circunferência é igual a ^ Matemática (A) (B) (D) 4 (E) 6 (C)

33 Matemática O projeto da embalagem de um novo produto prevê a forma de um cilindro circular reto com raio da base r, em centímetros. Feito um estudo sobre como o volume (V)e a área total (AT) dessa embalagem variavam em função do raio r, obteve-se os gráficos:

34 Matemática 2005.2 Analisando-se os gráficos, pode-se afirmar que (A)
quando aumenta a área total da emba-lagem, o volume sempre aumenta. (B) quando o volume da embalagem é máxi-mo, a área total também é máxima. (C) quando o volume da embalagem é 25cm3, a área é igual a 36cm2 (D) quando a área total da embalagem é igual a 60cm2, o volume da embalagem é igual a 27cm3. (E) quando a área total da embalagem, em cm2, está entre 48 e 60, o volume, em cm3, está entre em 25 e 32.

35 De um queijo com formato de um cilindro circular reto, de raio 8cm e altura 5cm, foi cortada uma grossa fatia como mos-tra a figura. Se os pontos O e O’ são os centros das bases do cilindro, o volume do queijo restante, em cm3, é (A) 240 (B) 180 (D) 60 (C) 120 (E) 30 Matemática

36 As figuras A, B e C representam três retângulos, com as suas respectivas dimensões lineares.
É possível construir u, paralelepípedo reto retângulo pela combinação de Matemática (A) 2 retângulos A, 2 retângulos B e 2 retângulos C. (B) 2 retângulos A e 4 retângulos B. (C) 2 retângulos A e 4 retângulos C. (D) 4 retângulos A e 2 retângulos B. (E)

37 No plano cartesiano, um triangulo é for-mado pelos eixos coordenados e pela reta de equação y = -x + 1. O volume do cone gerado pela rotação deste triângulo em torno do eixo y é Matemática (A) (B) (C) (D) (E)

38 Na figura, os triângulos retângulos ABC e ADE são isósceles.
Se AE = 7 e BD = 2, a área do quadri-látero DBCE é igual a Matemática (A) 8 (B) 10 (C) 16 (D) 21 (E) 32


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