A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação interna e processo de gestão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação interna e processo de gestão"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação interna e processo de gestão

2 Para prevê-las deve-se delinear o cenário das organizações modernas.
Capítulo 4 Comunicação interna e processo de gestão Capa da Obra Mudanças nos fatores de mercado e fatores comunicacionais influenciam no processo de gestão e de comunicação interna. Para prevê-las deve-se delinear o cenário das organizações modernas.

3 4.1 Os fatores de mercado Globalização dos mercados
Capítulo 4 Comunicação interna e processo de gestão Capa da Obra 4.1 Os fatores de mercado Globalização dos mercados Revolução provada pelas novas tecnologias Desmassificação do processo de produção Valorização do espírito de cidadania.

4 Capítulo 4 Comunicação interna e processo de gestão Capa da Obra 4.1 Os fatores de mercado – GLOBALIZAÇÃO DE MERCADO O fluxo internacional de capital; os monopólios; a constituição de blocos regionais e o recrudescimento do terrorismo internacional são aspectos novos que, sem dúvida, trazem insegurança e instabilidade às organizações. O embate entre globalização e localismo, motivado por profundas divergências culturais, obriga as empresas a repensarem suas estratégias e torna visíveis as dificuldades de operar em escala planetária. Conquistar novos mercados pode ser bom mas a expansão tende a ser cada vez mais difícil.

5 Capítulo 4 Comunicação interna e processo de gestão Capa da Obra 4.1 Os fatores de mercado – NOVAS TECNOLOGIAS As novas tecnologias, colocadas à disposição nesse processo amplo de globalização, estabelecem uma sociedade em rede, criando um tecido bastante sensível que costura os mercados e os torna vulneráveis a qualquer trepidação. Esse ambiente em contínua agitação redimensiona o perfil das empresas e as torna menos estratificadas, mais flexíveis, convidando-as a esticar os olhos para ver o que está à frente.

6 Capítulo 4 Comunicação interna e processo de gestão Capa da Obra 4.1 Os fatores de mercado - DESMASSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO A volatilidade dos mercados acaba tendo repercussão na estabilidade das organizações. O emprego tradicional é subvertido, assumindo novos contornos pela emergência do teletrabalho, pelo crescimento da economia informal, etc...

7 Capítulo 4 Comunicação interna e processo de gestão Capa da Obra 4.1 Os fatores de mercado - DESMASSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO Empresas menos perenes têm como contrapartida funcionários menos fiéis. Na verdade, redução da lealdade não se restringe à relação dos empregados com as empresas, mas se estende à relação dos consumidores com as marcas. Mas é preciso também levar em conta o crescimento das chamadas marcas genéricas. A tradição não é um atributo que se pode ainda descartar, mas já não é o trunfo de que as empresas possam lançar mão para garantir privilégios ou ascender à liderança no mercado.

8 Capítulo 4 Comunicação interna e processo de gestão Capa da Obra 4.1 Os fatores de mercado - DESMASSIFICAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO Trata-se do processo conhecido como desmassificação da produção, ou seja, a capacidade de fabricar produtos que tenham a “cara” do cliente. Os sistemas de produção modernos, bastante flexíveis, garantem o atendimento a outra tendência que é a de segmentação dos mercados. O processo de segmentação dos públicos tem provocado mudanças substanciais na Comunicação Empresarial, com a implementação de canais para atender a demanda informativa localizada.

9 Capítulo 4 Comunicação interna e processo de gestão Capa da Obra 4.1 Os fatores de mercado – Valorização do ético O importante é, pois, ser mais do que um mero produtor ou prestador de serviços: as portas se abrirão, cada vez mais, apenas para as empresas socialmente responsáveis. Há uma série de atributos que se impõem à organização moderna e extrapolam a sua condição de fabricante: condições de trabalho adequadas, remuneração justa, preservação do meio ambiente, etc...

10 Capítulo 4 Comunicação interna e processo de gestão Capa da Obra 4.2 Os fatores comunicacionais A Comunicação Empresarial, utilização intensiva das modernas tecnologias, obedece, portanto, a novos pressupostos: ela é ágil e interativa, o que significa dizer que dela se exigem uma quase instantaneidade de resposta e uma possibilidade ampliada de troca de informações e experiências.

11 Capítulo 4 Comunicação interna e processo de gestão Capa da Obra 4.2 Os fatores comunicacionais A Comunicação Empresarial incorporou, também, a tendência de segmentação de mercados, mencionada anteriormente, com a implementação de canais para dar conta de interesses e expectativas localizados. A idéia básica, que reforça essa tendência, é a de que as pessoas, em função dos cargos e papéis que desempenham na sociedade, têm demandas específicas por produtos ou informações. Nesse sentido, justifica-se plenamente o esforço de uma organização de criar veículos múltiplos para atender a demandas também múltiplas.

12 Capítulo 4 Comunicação interna e processo de gestão Capa da Obra 4.2 Os fatores comunicacionais Em resumo, cada público tem de ser visto segundo seus interesses e hábitos comunicacionais. A experiência tem demonstrado que a multiplicação de canais torna a comunicação mais efetiva e não necessariamente mais onerosa.

13 Capítulo 4 Comunicação interna e processo de gestão Capa da Obra 4.3 Comunicação interna e públicos múltiplos Há diferenças significativas entre as pessoas que participam do ambiente interno das organizações e, ao se propor produtos, ações e estratégias para interagir com elas, é fundamental ter esse fato em mente. Os públicos têm características, perfis e, por extensão, demandas diferentes, faz sentido levar isso em conta no planejamento da comunicação interna Na prática, se faz isso buscando personalizar os contatos, os veículos, os discursos, e assim por diante.

14 Capítulo 4 Comunicação interna e processo de gestão Capa da Obra 4.4 Cuidando melhor da intranet É preciso reconhecer que muitas organizações têm criado intranets sem uma ampla discussão sobre a função que elas devem exercer no chamado mix da comunicação interna. A implementação e manutenção de uma intranet requerem um planejamento bem elaborado. A intranet tem como atributos básicos um público cativo e delimitado, em função do perfil dos públicos internos, conteúdos e linguagens específicos.

15 Capítulo 4 Comunicação interna e processo de gestão Capa da Obra 4.4 Cuidando melhor da intranet Conteúdo, segmentação e gerenciamento A intranet pode incluir um amplo leque de informações para facilitar a vida dos funcionários, como notícias sobre tempo/clima, situação do trânsito, uso de planos de saúdo empresariais, etc... A intranet pode incorporar fóruns, murais, obedecidas as regras de boa convivência, e estimular o debate de temas de interesse. Também pode trazer informações sobre o mercado de atuação da empresa, sobre a própria empresa e sobre direitos civis.

16 Capítulo 4 Comunicação interna e processo de gestão Capa da Obra 4.5 O protagonismo da comunicação interna A comunicação interna deve promover o diálogo construtivo são atributos inegociáveis.


Carregar ppt "Comunicação interna e processo de gestão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google