A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Experiência de sucesso em implantar Modelo de Ensino por Competências - a partir de Currículo e Ambiente Colaborativo de Aprendizagem para formar Profissionais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Experiência de sucesso em implantar Modelo de Ensino por Competências - a partir de Currículo e Ambiente Colaborativo de Aprendizagem para formar Profissionais."— Transcrição da apresentação:

1 Experiência de sucesso em implantar Modelo de Ensino por Competências - a partir de Currículo e Ambiente Colaborativo de Aprendizagem para formar Profissionais aptos para o mercado de trabalho do século 21 Sérgio Roberto Arruda Diretor Regional SENAI/SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina – BRASIL

2 Observo que um saber não pode ser novo senão diferencialmente, por relação a um antigo, tanto se ele o renova, como se ele aí acrescenta e faz recuar as bordas do não sabido. Colette Soler, 1998.

3 Posição brasileira no ranking de alguns indicadores IndicadorPosição PIB7ª IDH84ª Produtividade75ª Inovação58ª PISA54ª

4 Nível de alfabetismo da população de 15 a 64 anos por escolaridade da população em 2011 Nível/EscolaridadeNenhumaFundamental IFundamental IIMédioSuperior Analfabeto54%8%1%0% Rudimentar41%45%25%8%4% Básico6%43%59%57%34% Pleno0%5%15%35%62% Fonte: INAF Brasil, 2011

5 7.2 milhões profissionais que a indústria brasileira precisará qualificar até milhões pessoas entre 18 e 25 anos que não estudam e nem trabalham (Geração nem-nem) Fonte: Mapa do Trabalho SENAI Fonte: Ipea, 2012

6 Participação da Educação Profissional Estudantes que fazem Educação Profissional Fonte: CNI 14,89% 55% 52% 41%

7 Produtividade PIB por hora trabalhada Fonte: OCDE

8 Os Jovens têm mais educação, mas a produtividade mudou pouco Fonte: BID Produtividade do Trabalho

9 Mudança no mundo Novo aluno Novas tecnologias Novo mundo de trabalho Novo profissional

10 Mudança na escola (?)

11 Escola do Futuro (?) Tecnologia por Tecnologia

12 Como desenvolver competências para o mundo do trabalho e para a vida?

13 Currículo Aprendizagem significativa Gestão MetodologiaTecnologia

14 Gestão (Planejamento) Nacional PEE Estadual Escola PNE I PNE II (2011 – 2020) Projeto Político Pedagógico Plano de Ensino Plano de Aula

15 Currículo e Metodologia Mundo do Trabalho Perfis Profissionais Desenho curricular Prática docente

16 OCUPAÇÃO PERFIL PROFISSIONAL QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Processo ou resultado de formação e desenvolvimento de capacidades para alcançar as competências de um determinado Perfil Profissional definido no mercado de trabalho. Conjunto articulado de atividades destinadas à obtenção de bens ou serviços Descrição do que idealmente é necessário ao trabalhador saber realizar no campo profissional correspondente a uma determinada ocupação Fonte: SENAI, Metodologia SENAI de Educação Profissional

17 É o resultado do processo de transposição das informações do mundo do trabalho para o mundo da educação, traduzindo pedagogicamente as competências de um perfil profissional. Desenho curricular

18 Competências Para o SENAI, COMPETÊNCIA PROFISSIONAL implica mobilização

19 Capacidades Planejar Tomar decisões Realizar com autonomia determinadas atividades ou funções Transferir tais capacidades desenvolvidas para diferentes contextos Desempenhar funções fora do manual O objetivo do docente é transcender a reprodução de conteúdos e a automatização de técnicas de forma a favorecer o desenvolvimento de capacidades que permitam ao aluno:

20 Avaliação do ensino e da aprendizagem Deve ser entendida como instrumento de melhoria contínua do processo de ensino e de aprendizagem, sendo utilizada em diferentes momentos e com diferentes objetivos.

21 Mundo do Trabalho Mundo do Trabalho Mundo do Trabalho Mundo do Trabalho Mundo do Trabalho CTS Perfil Profissional C1 C2. Cn C1 C2. Cn Desenho Curricular Capacidades Básicas – Específicas - Gestão SA1SA2SA3 SA1SA2SA3 c1? c2? c3? Mundo do Trabalho

22 Tendência - Ensino individualizado Plataformas adaptativas Permitem a construção de itinerário formativo individual. Contemplam ritmos e formas de aprendizagem diferentes. Permitem acesso a diversas experiências de aprendizado, tais como games, vídeos, textos, exercícios, atividades em grupo recebendo, em tempo real, feedback sobre seu próprio desempenho.

23 Tecnologia aplicada à Educação Acessibilidade e mobilidade Exemplos: Laboratórios virtuais e remotos Simuladores, jogos e animações Sistemas de apoio à Educação

24 Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes

25 Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes Atribuições Apoiar docentes no uso de tecnologia aplicada às necessidades educacionais. Liderar atividades de compartilhamento de conhecimento. Apoiar a implementação de estratégias de aprendizado baseadas em projetos (situações de aprendizagem). SENAI/Unidade Docentes Facilitador de Tecnologia Educacional Coordenação Pedagógica +

26 A experiência de realizar uma videoaula foi diferente e interessante. É importante para apresentar aos alunos o resultado do próprio trabalho de uma forma descontraída e interativa. O material da videoaula poderá ser utilizado em outras turmas para enriquecer e também motivar para a realização de atividades envolvendo recursos tecnológicos. (Professora, SENAI Videira). Os recursos repassados pelo Facilitador de Tecnologia Educacional têm me auxiliado muito nas aulas práticas para o vestuário e assim tenho mais tempo disponível para auxiliar os alunos durante as atividades práticas (Professora, SENAI Canoinhas). Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes

27 Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes Ter este modelo de trabalho em nossa atividade sobre Transgênicos facilitou, até por eu estar em casa, eu tive uma liberdade maior e até ficou mais fácil de pesquisar e formar uma opinião (Aluno, SENAI São Miguel do Oeste, sobre atividade on-line proposta). A situação de aprendizagem esta ajudando a entender o que vamos encontrar no mercado de trabalho, com ela conseguimos entender melhor como acontece o processo de fabricação dentro de uma empresa. O recurso digital elaborado pelo professor ajudou a entender os processos necessários para a elaboração do desenho, bem como auxiliou na criação dos desenhos para o projeto que desenvolvemos para o Mundo SENAI (Aluno, SENAI Luzerna). Sem o novo modo da professora dar aula a gente aprende, sim. Mas assim, podendo utilizar celular, vídeos etc a gente aprende com mais vontade (Aluno, SENAI Itajaí).

28 Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes Docentes - Planejamento Situação de Aprendizagem

29 Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes Blogs de docentes

30 Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes Trigonometria Vinícius de Moraes

31 Casos do SENAI/SC Apoio aos Docentes Realidade aumentada

32 Obrigado


Carregar ppt "Experiência de sucesso em implantar Modelo de Ensino por Competências - a partir de Currículo e Ambiente Colaborativo de Aprendizagem para formar Profissionais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google