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DICAS A RESPEITO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA QUANTO DE EXERCICÍO É PRECISO PARA DEIXAR DE SER SEDENTÁRIO? ANDAR 3 KM -30 MINUTOS 3XS POR SEMANA EXPECTATIVA.

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1 DICAS A RESPEITO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA QUANTO DE EXERCICÍO É PRECISO PARA DEIXAR DE SER SEDENTÁRIO? ANDAR 3 KM -30 MINUTOS 3XS POR SEMANA EXPECTATIVA DE VIDA AUMENTO DE 6 ANOS

2 SEDENTÁRIO E OS EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA SEIS SEMANAS PRESSÃO ARTERIAL E COLESTEROL DIMINUEM EM 4 SEMANAS BEM ESTAR- ENDORFINA

3 PORQUE MELHORAR A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO 1- UMA PESSOA FISICAMENTE SAUDÁVEL ADOECE MENOS E FALTA MENOS NO TRABALHO 2- SE O TRABALHADOR ADOECE MENOS, REDUZ-SE O GASTO COM PLANOS DE SAÚDE E NOS HOSPITAIS E PRONTO SOCORROS PÚBLICOS. 3- AS PESSOAS TRABALHAM MAIS E MELHOR QUANDO ESTÃO FISICAMENTE MAIS SAUDÁVEIS. 4- UM PROGRAMA DE BEM ESTAR IMPLANTADO DÁ UM RETORNO DE U$ 10 POR FUNCIONÁRIO. 5- COM RELAÇÃO AOS ESTUDANTES UM ESTUDO REALIZADO PELA CLÍNICA COOPER, COM 935 MIL ESCOLARES MOSTROU NOTAS MAIS ALTAS PARA OS MELHORES PREPARADOS.

4 SEDENTARISMO = OBESIDADE 1- MUNDO MAIS MECANIZADO 2- DECADA DE 80 59% ATIVOS 3- HOJE MENOS DE 30% 4- FALTA DE EXERCICÍOS EXCESSO DE CALORIAS É IGUAL OBESIDADE 5- CAMINHADA E BICICLETA = CARRO A 40 HORAS SEMANAIS DE VENDO TELEVISÃO OU NO COMPUTADOR E VIDEO GAME

5 GERAÇÃO FAST FOOD 1- COMIDA RICA EM CALORIAS POBRE EM NUTRIENTES 2- MULHERES CONSOMEM + DE 350 CALORIAS DIÁRIAS 3- HOMENS 180 CALORIAS DIÁRIAS 4- MATEMÁTICA PURA MAIS CALORIAS MENOS EXERCICÍO = GANHO DE PESO

6 GANHO DE PESO 1- DIFICULDADE NA ATIVIDADE FÍSICA 2- DIABETES 3- PRESSÃO ARTERIAL AUMENTADA 4- COLESTEROL ALTO 5- TRIGLICERIDEOS ALTO 6- DISTURBIOS CARDIO-VASCULARES 7- AVC

7 É MAIS FÁCIL MANTER A SAÚDE ATRAVÉS DO EXERCICÍO FÍSICO DO QUE TENTAR RECUPERAR DEPOIS DE TE-LA PERDIDA(DR. COOPER) OS IDOSOS PROBLEMA A SER RESOLVIDO GASTO COM SAÚDE PÚBLICA COM IDOSOS NA DECADA DE 90 TRIPLICOU 2010 MILHÕES ESTARÃO NESTA FAIXA PARA EVITAR O ROMBO NO ORÇAMENTO PÚBLICO MOTIVAR OS IDOSOS PARA FAZEREM EXERCICÍOS E TRABALHAREM. SITEMA PREVIDENCIÁRIO

8 SER SAUDÁVEL É MUITO MAIS DO QUE NÃO ESTAR DOENTE - SAUDÁVEL= BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA RETADAR O ENVELHECIMENTO EXERCICÍOS FÍSICOS NÃO FUMAR CONTROLAR PESO

9 FALSAS CRENÇAS É PERIGOSO EXERCITAR-SE APÓS 40 ANOS ? AS QUEDAS TEM A VER COM: OSSOS FRÁGEIS EQUILIBRIO DEFICIENTE MEDICAMENTOS EXERCICÍOS VIGOROSOS O RECORDE MUNDIAL PARA HOMENS DE 90 ANOS PARA OS 100 METROS É DE 19 09

10 É NORMAL A PRESSÃO ARTERIAL AUMENTAR COM A IDADE IDADE+ 100 = PRESSÃO SISTÓLICA ERRADA E PERIGOSA ACIMA DE 140 É LIMIAR DE HIPERTENSÃO FORMULA IDEAL REDUÇÃO DO PESO RESTRIÇÃO DE SÓDIO MODERAÇÃO COM ALCOOL EXERCICÍO REGULAR

11 A GORDURA CORPORAL AUMENTA COM A IDADE NÃO TEM NADA A VER COM MUDANÇA DECORRENTE DE ALGUM INALTERÁVEL IMPERATIVO BIOLÓGICO OU FISIOLÓGICO. OS MOTIVOS SÃO OS MESMOS MAIS CALORIAS MENOS EXERCICÍOS IGUAL GANHO DE PESO

12 RESISTÊNCIA DECAI APÓS 40 ANOS UM HOMEM DE 65 ANOS ATIVO UM JOVEM SEDENTÁRIO

13 NÃO DÁ PARA RETER A PERDA ÓSSEA DEPOIS DA ENTRADA NA MENOPAUSA OS OSSOS CHEGAM AO PICO DA SUA DENSIDADE ENTRE 25 E 40 ANOS DEPOIS DO 40 ANOS 0,5 AO ANO MENOPAUSA – 2% A 3% OSSOS QUEBRADOS DESENVOLVIMENTO DA OSTEOPOROSE FORTALECIMENTO MUSCULAR AJUDAM A RETARDAR

14 COM A IDADE PERDEMOS A FLEXIBILIDADE QUANDO SE ENVELHECE OS TENDÕES LIGAMENTOS MÚSCULOS PODEM ENRICEJER NÃO É INEXORÁVEL UM PROGRAMA DE EXERCICÍOS PODE MANTER SOB O CONTROLE A TENDÊNCIA A RIGIDEZ

15 MASSA MUSCULAR MENOS MASSA MUSCULAR MÁ POSTURA DILATAÇÃO ABDOMEN DIFICULDADE EM ANDAR QUEDAS DEPENDÊNCIA LESÕES MUSCULARES DORES LOMBARES

16 FLEXILIDADE REDUZ A MOVIMENTAÇÃO, PODE AUMENTAR A DIFICULDADE E PERIGO AO OLHAR P/ TRÁS POR EXEMPLO QUANDO DIRIJE DIFICULTA A TAREFA DO DIA A DIA RISCO DE LESÕES TIPO DE ATIVIDADE NO TRABALHO AS PESSOAS PODEM ADQUIRIR LESÕES E RIGIDEZ NO PESCOÇO, COSTAS E OMBROS.

17 MELHORA DA SAÚDE GERAL PARA COMBATER ESTES PROBLEMAS PROGRAMAS DE: RESISTÊNCIA FORÇA FLEXIBILIDADE E ALONGAMENTO

18 COMO ESTABELECR O PRGRAMA IDEAL TESTES TREINAMENTO PERSONALIZADO OBJETIVO DOS TESTES QUAL O NÍVEL DE SAÚDE QUAL O NÍVEL DE PREPARAÇÃO QUE A PESSOA TEM PARA PARTICIPAR NOS VÁRIOS TIPOS DE ATIVIDADE FÍSICA.

19 TIPOS DE TESTES PERCENTUAL DE GORDURA RESISTÊNCIA FLEXIBILIDADE ABDOMINAL BRAÇOS PERNAS

20 FRACIONAMENTO DO PESO CORPORAL QUATRO COMPONENTES GORDURA MÚSCULO OSSO RESIDUOS

21 FRACIONAMENTO DO PESO CORPORAL MASSA CORPORAL ISENTA DE GORDURA =MASSA MAGRA REFERE-SE A PARTE DO PESO CORPORAL QUE FICA APÓS RETIRADA DA GORDURA DO CORPO. GORDURA CORPORAL QUANDO SE DETERMINA A GORDURA CORPORAL A MASSA MAGRA É DADA PELA SUBTRAÇÃO DO PESO CORPORAL TOTAL PESO CORPORAL = GORDURA + MASSA MAGRA

22 PERCENTUAL DE GORDURA PESO IDEAL É AQUELE QUE DÁ A PESSOA UM BOM NÍVELDE SAÚDE E DE APORVEITAMENTO DE SUAS APTIDÕES NA REALIZAÇÃO DE TAREFAS MOTORAS PESO CORPORAL IDEAL= MASSA MAGRA + GORDURA IDEAL GORDURA IDEAL HOMENS 15% A 19% MULHERES 20% A 25%

23 PERDA DE PESO PERDA DE GORDURA DIETAS ALIMENTARES PERDA DE MASSA MAGRA AUMENTO DA MASSA MAGRA ATIVIDADADE FÍSICA DIMINUIÇÃO DA GORDURA

24 TÉCNICAS EMPREGADAS ULTRA SOM – EQUIPAMENTOS SOFISTICADOS RAIO X - BRAÇO 50% MENOS DE RADIAÇÃO DENSIMETRIA- DETERMINIÇÃO DA DENSIDADE CORPORAL CALCULOS- RELAÇÃO ENTRE PESO CORPORAL TOTAL E O SEU VOLUME. ARQUIMEDES- O VOLUME CORPORAL PODE SER DETERMINADO PELO DESOCAMENTO DA ÁGUA PESAGEM HIDROSTÁTICA

25 TÉCNICAS EMPREGADAS ESPESSURA DO TECIDO SUBCUTÂNEO GORDURA CORPORAL EMBAIXO DA PELE VÁRIAS REGIÕES DO CORPO INFLUÊNCIA DO SEXO, IDADE E REGIÃO DO CORPO A SER MEDIDA ATÉ O PERÍODO PUBER TÁRIO NÃO EXISTE DIFERENÇAS 27 ESTUDOS REFERÊNCIAS – MEMBROS TRICEPS E COXA TRONCO- SUBESCAPULAR SUBILIACA ABDOMINAL

26 PERCENTUAL DE GORDURA EQUAÇÃO FAUKNER HOMENS- TR + SI + SB MULHERES- CX + TR + SB TR ESPESSURA DA DOBRA CUTÂNEA TRICIPITAL SI ESPESSURA DA DOBRA CUTÂNEA SUPRAILIACA CX ESPESSURA DA DOBRA CUTÂNEA DA COXA SB ESPESSURA DA DOBRA CUTÂNEA SUBESCAPULAR

27 DETERMINAÇÃO 1-GORDURA ABSOLUTA 2-MASSA MAGRA 3-PESO IDEAL GORDURA ABSOLUTA= PESO CORPORAL (% GORDURA : 100)

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