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GOVERNO DE GOIÁS CODESAL COEDI COESP NUPESDPDC LIVRO DIDÁTICO LETRAMENTO E ALFABETIÇÃO DIVERSIDADECORREÇÃO DE FLUXO ACOMPANHAMENTO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL.

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2 GOVERNO DE GOIÁS CODESAL COEDI COESP NUPESDPDC LIVRO DIDÁTICO LETRAMENTO E ALFABETIÇÃO DIVERSIDADECORREÇÃO DE FLUXO ACOMPANHAMENTO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL LIVRO DIDÁTICO COREF SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – Seduc SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA GERÊNCIA DO 1º AO 9º ANO COREM

3 Qualificar a aprendizagem dos estudantes do 1º ao 9º ano da rede pública, tendo como parâmetro as avaliações oficiais, para que o desempenho médio de nossos estudantes seja superior à média nacional.

4 elevação da autoestima dos educandos convivência harmônica dos atores envolvidos construção da maioridade política, Social e cultural das crianças e jovens

5 ampliação do sentimento cívico e de pertencimento individual e coletivo diminuição da violência, simbólica e física

6 1 - Projeto pedagógico 2 - Ampliação do tempo escolar 3 - Formação continuada 4 - Gestão pedagógica 5 - Avaliação e acompanhamento

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8 Parte do princípio de que é necessário ouvir as diversas vozes que estão presentes na rede. Por isso, a opção metodológica e política de uma ação de caráter participativo.

9 FUNDAMENTAÇÃO A concepção de educação que defendemos tem como fundamento os valores humanos e como foco a constituição e emancipação do sujeito, apoiando- se numa prática inclusiva na qual se considera o direito à diferença.

10 OBJETIVO O objetivo principal desse movimento, que se iniciou com a realização das Oficinas Pedagógicas, é a apropriação, pelos profissionais da Educação, de uma proposta pedagógica que considera alguns valores imprescindíveis, como o direito à educação e a consciência de que todos os alunos são capazes de aprender.

11 Matrizes Curriculares do 1º ao 9º ano Elaboração e divulgação do Caderno nº 5 e 6 Seqüências Didáticas

12 Temas: * Formação continuada * Educação como direito * Qualidade em educação

13 Temas: * Dados de: aprovação, reprovação e evasão * A universidade com a palavra * Pontos fortes e desafios das escolas da rede

14 Temas: * Currículo e práticas culturais locais * Letramento * Concepções das áreas de conhecimento

15 Temas: * Relatos de práticas pedagógicas, por área de conhecimento

16 Temas: * Expectativas de Aprendizagem – Convite à Reflexão e à Ação

17 Temas: * Sequência Didática – Convite à Ação

18 A ênfase é garantir a alfabetização, independente do método adotado pela escola. Fortalecimento do método adotado pelo professor por meio de grupos de estudo e troca de experiências. Ações: PROFA, Todas as Letras (com todas as mãos) e o Pró-letramento, alfabetização e linguagem. II Encontro de Professores Alfabetizadores

19 Renovação do acervo do Cantinho de Leitura e Programa de Bibliotecas Distribuição de kits cívicos

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21 . Ênfase na terminalidade de cada nível de ensino/Formação das turmas: em 2008 Anos Iniciais - Alunos matriculados no 4º ano - com 11 anos de idade ou mais turmas alunos. Anos Finais - Alunos matriculados no 8º ano - com 15 anos de idade ou mais turmas alunos.

22 2009 Anos Iniciais - 5 turmas - 75 alunos Anos Finais turmas alunos - Total: 120 salas alunos aproximadamente

23 2010 Anos Iniciais - 2 turmas - 34 alunos Anos Finais – 92 turmas alunos Total: 94 salas 1609 alunos aproximadamente.

24 Implantação em 119 escolas - Mais de alunos atendidos -

25 CAFÉ DA MANHÃ

26 Ampliação da carga horária dos professores do 1º ao 5º ano de 30h para 40h. Alunos retornam quatro dias por semana para acompanhamento e reforço escolar

27 Os educadores que atendem às turmas de 1º e 2º ano, retornam em horário contrário ao seu regular de trabalho, para atender as crianças que apresentam rendimento insuficiente. Ampliação do turno

28 É uma intervenção contínua no percurso do desenvolvimento da aprendizagem dos educandos que demonstrem rendimento insuficiente em cada conteúdo ministrado. REAGRUPAMENTO

29 As crianças são atendidas em grupo de acordo com seu interesse de aprendizagem, independente de haver dificuldade a ser superada. Reenturmação

30 A aprendizagem e o uso de novas tecnologias na escola são uma maneira de desenvolver habilidades e competências que serão úteis para a criança em qualquer situação de sua vida Informática Educativa

31 O gosto pela leitura começa quando a criança fica encantada com as maravilhas que são encontradas nos livros, no faz de conta das histórias juntamente com sua imaginação. Sala de Leitura

32 COEF itinerante: Encontros pedagógicos para momentos de estudo e socialização de experiência; Divulgação/distribuição de material bibliográfico para os professores.

33 Encontros temáticos: Para formação de gestores da Escola Estadual de Tempo Integral; Com coordenadores das unidades escolares que desenvolvem a correção de fluxo;

34 COEF itinerante: Encontros com duplas pedagógicas, subsecretários e secretários municipais para discussão do IDEB por município e por unidade escolar; Estabelecimento de parcerias: Ministério Público, Tribunal de Justiça e empresas públicas e privadas

35 Encontros com o grupo gestor recém eleito das unidades escolares para conhecimento e encaminhamentos do Plano de Gestão da SEDUC; Divulgação do Projeto Aprendizagem para os municípios parceiros (139);

36 Fichas de Acompanhamento e avaliação em parceria com os professores da rede do 1º ao 9º ano. Provinha Goiás Alunos do 3º ano (EETIs) Dados consolidados

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38 Educação do Campo Escola Ativa Educação Indígena Educação Quilombola Projeto Agrinho Formamos mais de 3500 professores em serão formados em 2010

39 OBRIGADA! Profª Dra. Maria Luiza Batista Bretas Vasconcelos Coordenadra de Ensino Fundamental Fones: / /


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