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APRENDIZADO ORGANIZACIONAL INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

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Apresentação em tema: "APRENDIZADO ORGANIZACIONAL INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS"— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZADO ORGANIZACIONAL INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS Prof. David F. Bomfin PhD Conteúdos elaborados pelo Prof. Dr. David F. Bomfin – Arte visual: Flávio Hastenreiter. davidbomfin.com

2 OBJETIVOS Criar uma aproximação teórico-conceitual sobre como liderar, de forma integrada, os quatro componentes (o indivíduo, o grupo, a organização e o ambiente externo ) presentes na Aprendizagem Organizacional. Identificar as contribuições que a tecnologia da informação podem trazer para potencializar o processo de Aprendizagem Organizacional. Contribuir para que as ações de aprendizado de toda a organização, atinjam os resultados organizacionais pretendidos, no que diz respeito à administração e gestão de um projeto pedagógico de um curso. davidbomfin.com

3 FOCOS DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Ambiente Externo Organização Grupo Indivíduo davidbomfin.com

4 LÍDER E OS FOCOS DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Ambiente Externo Organização Líder Grupo Indivíduo davidbomfin.com

5 TI E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Ambiente Externo Organização Grupo Indivíduo Líder GC AO davidbomfin.com

6 APRENDIZADO INDIVIDUAL
Ambiente Externo Organização Grupo Indivíduo Núcleo do Processo “Dom natural” Deve ser incentivado pelas organizações Identificação de talentos Registro da memória individual davidbomfin.com

7 APRENDIZADO INDIVIDUAL – PERGUNTAS REFLEXIVAS
Como se dá o processo de identificação dos talentos individuais dentro da organização? Essa identificação é apenas uma memória passiva para dar respostas aos órgãos reguladores, sobre o quanto de artigo foi produzido, quais as competências individuais cada um tem para obter os pontos referentes as titularidades e outros, ou, de fato, há uma apropriação de todo estes talentos individuais na inter-relação com os projetos que são desenvolvidos na organização pelos grupos? Há circularidade entre os membros do grupo, de modo a assegurar a multidisciplinaridade e a transdisciplinaridade no qual as organizações educacionais têm buscado empenho? Há circularidade entre os membros do grupo, de modo a assegurar a multidisciplinaridade e a transdisciplinaridade no qual as organizações educacionais têm buscado empenho? Essa identificação é apenas uma memória passiva para dar respostas aos órgãos reguladores, sobre o quanto de artigo foi produzido, quais as competências individuais cada um tem para obter os pontos referentes as titularidades e outros, ou, de fato, há uma apropriação de todo estes talentos individuais na inter-relação com os projetos que são desenvolvidos na organização pelos grupos? Como se dá o processo de identificação dos talentos individuais dentro da organização? Ambiente Externo Organização Grupo Indivíduo davidbomfin.com

8 DESAFIOS DO APRENDIZADO GRUPAL
Ambiente Externo Organização Grupo Indivíduo Interdependência com o aprendizado individual Realçar a capacidade da equipe Clarificar o objetivo comum Construir uma visão partilhada Assegurar o processo contínuo do aprendizado davidbomfin.com

9 APRENDIZADO GRUPAL – PERGUNTAS REFLEXIVAS
O processo de aprendizado em grupo tem sido tratado como algo “mágico” e simples ou como um processo complexo, que requer estratégias específicas? A construção do processo de aprendizado em grupo tem sido feito mediante a colocação de pessoas trabalhando juntas ou mediante uma decisão administrativa? Para que um grupo se torne efetivamente um grupo que aprende é necessário ter indivíduos que aprendem. Há diagnóstico sobre o aprendizado individual? O líder tem participado como articulador de grupo para verificar como se dá o processo de aprendizado do mesmo? A construção do processo de aprendizado em grupo tem sido feito mediante a colocação de pessoas trabalhando juntas ou mediante uma decisão administrativa? O líder tem participado como articulador de grupo para verificar como se dá o processo de aprendizado do mesmo? Para que um grupo se torne efetivamente um grupo que aprende é necessário ter indivíduos que aprendem. Há diagnóstico sobre o aprendizado individual? O processo de aprendizado em grupo tem sido tratado como algo “mágico” e simples ou como um processo complexo, que requer estratégias específicas? Ambiente Externo Organização Grupo Indivíduo davidbomfin.com

10 ARTICULAÇÃO DA ORGANIZACÃO NO PROCESSO DE APRENDIZADO
Ambiente Externo Organização Grupo Indivíduo Foco na obtenção de resultados Assegurar o objetivo comum a todas unidades Construir uma organização que aprende Identificar indicadores Desenvolver o raciocínio e visão sistêmica davidbomfin.com

11 APRENDIZADO NA ORGANIZAÇÃO – PERGUNTAS REFLEXIVAS
Como tem se dado a integração entre as partes da organização? O líder tem tido visão sistêmica, através da verificação do impacto das ações de aprendizado no conjunto do qual é agente e paciente? Tem havido uma postura em valorizar um resultado excelente de uma parte da organização, em detrimento dos resultados medíocres de outras unidades? Como tem se dado a integração dos empenhos dos indivíduos nos grupos multidisciplinares, pensando em prol da coletividade, que é a organização? Como tem se dado a integração dos empenhos dos indivíduos nos grupos multidisciplinares, pensando em prol da coletividade, que é a organização? Tem havido uma postura em valorizar um resultado excelente de uma parte da organização, em detrimento dos resultados medíocres de outras unidades? O líder tem tido visão sistêmica, através da verificação do impacto das ações de aprendizado no conjunto do qual é agente e paciente? Como tem se dado a integração entre as partes da organização? Ambiente Externo Organização Grupo Indivíduo davidbomfin.com

12 INFLUÊNCIAS EXTERNAS NO PROCESSO DE APRENDIZADO
Adaptação competente às novas mudanças Capacidade de competição no mercado Aprendizado em rede, que envolve concorrentes, parceiros, fornecedores, clientes, órgãos reguladores, cidadão e a sociedade como um todo Ambiente Externo Organização Grupo Indivíduo davidbomfin.com

13 AMBIENTE EXTERNO – PERGUNTAS REFLEXIVAS
A organização, através da atuação do líder, tem tido em mente todos os componentes que envolvem o ambiente externo? Quais as estratégias de mapeamento do ambiente externo tem sido utilizadas, que possam assegurar o aprendizado dos indivíduos e grupos que fazem parte de seu sistema? Tem havido integração sistêmica e dinâmica dos dados, ou são meros diagnósticos estáticos? Tem havido integração sistêmica e dinâmica dos dados, ou são meros diagnósticos estáticos? Quais as estratégias de mapeamento do ambiente externo tem sido utilizadas, que possam assegurar o aprendizado dos indivíduos e grupos que fazem parte de seu sistema? A organização, através da atuação do líder, tem tido em mente todos os componentes que envolvem o ambiente externo? Ambiente Externo Organização Grupo Indivíduo davidbomfin.com

14 LIDERANÇA NO PROCESSO DO APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Líder Ambiente Externo Organização Grupo Indivíduo O líder enxergue a organização e o ambiente como um sistema unificado Combinar análise e síntese em um novo estilo de raciocínio Da postura autoritária e distante, para uma postura que ajude os indivíduos e grupos a reestruturarem suas visões sobre si mesmos, os grupos e as unidades que compõem a organização davidbomfin.com

15 LIDERANÇA – PERGUNTAS REFLEXIVAS
Um líder não pode ser “improvisado”. Como tem se dado a promoção de pessoas para a função de líder? Alguém assume um papel para o qual não está preparado? Tem havido preparo profissional que torne o líder capacitado para desenvolver a atividade de líder educador? Tem havido preparo profissional que torne o líder capacitado para desenvolver a atividade de líder educador? Um líder não pode ser “improvisado”. Como tem se dado a promoção de pessoas para a função de líder? Alguém assume um papel para o qual não está preparado? Ambiente Externo Organização Grupo Indivíduo davidbomfin.com

16 USO DA TECNOLOGIA NA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Aprendizado Organizacional Gestão do Conhecimento Líder Ambiente Externo Organização Grupo Indivíduo Uso da TI para facilitar o processo de AO Facilitar o aprendizado presencial e não presencial Assegurar a memória dinâmica em todo o processso de aprendizado Facilitar o gerenciamento do aprendizado Assegurar a integração do processo de aprendizado que envolve toda a organização davidbomfin.com

17 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – PERGUNTAS REFLEXIVAS
Como tem se dado a mediação pedagógica na utilização das novas tecnologias no processo de Aprendizagem Organizacional e a Gestão do Conhecimento? As organizações tem utilizado o potencial do seu parque tecnológico no processo de Aprendizagem Organizacional e a Gestão do Conhecimento? Como tem se dado a mediação pedagógica na utilização das novas tecnologias no processo de Aprendizagem Organizacional e a Gestão do Conhecimento? As organizações tem utilizado o potencial do seu parque tecnológico no processo de Aprendizagem Organizacional e a Gestão do Conhecimento? Ambiente Externo Organização Grupo Indivíduo davidbomfin.com

18 CONCLUSÃO Articular os componentes (indivíduo-grupo-organização-ambiente externo) com os desafios do líder e a infra-estrutura da tecnologia da informação para que um processo de aprendizado organizacional se dê, é um exercício de aproximação com a “vida real”, pois tais procedimentos fazem parte do cotidiano de toda organização que se propõe a promover processos de aprendizado. davidbomfin.com

19 REFERÊNCIAS BOMFIN, David F. Desenvolvimento de líderes em prol da gestão educacional democrática: contribuições da aprendizagem organizacional. In: GOULART, I. B.; PAPA FILHO, S.. (Org.). Gestão de Instituições de Ensino Superior. 1 ed. Curitiba: Juruá, 2009, v. 1, p BOMFIN, David F. Aprendizagem Organizacional no Contexto das Instituições Educacionais. I Encontro Regional Acadêmico a Estácio Em Foco MG ES SP RJ, p , 2003. BOMFIN, David F. Aprendizagem organizacional: contribuições para o gestor no contexto das instituições educacionais. Revista Gestão & Tecnologia, Faculdades Pedro Leopoldo, v. 7, p , 2006. BOMFIN, D. F. Aprendizagem organizacional e o educador organizacional: sua formação e prática no modelo de aprendizagem organizacional de Peter Senge. Orientador: Steven Jeffrey Buuck f. Tese (Doutorado em Administração Educacional) – Wisconsin International University, Wauwatosa, Wisconsin, 2000. davidbomfin.com

20 REFERÊNCIAS NEVES, C. F.; BOMFIN, David F. A aprendizagem organizacional no contexto da pesquisa e da extensão nas IES. XXXII COBENGE, XXXII COBENGE, 2004. NEVES, C. F.; BOMFIN, David F.; SILVEIRA, M. H. Questões pedagógicas num estágio de docência. XXXI COBENGE, p. 1-13, 2003. SENGE, Peter et al.. The fifth discipline fieldbook: strategies and tool for building a learning organization. New York: Doubleday, 1994. SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte, teoria da organização de aprendizagem. SP: Best Seller, 1990. SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte, teoria da organização de aprendizagem. SP: Best Seller, 1998. SENGE, Peter. Prefácio. In: GEUS, Arie de. A empresa viva. Rio de Janeiro: Campus, 1998. SENGE, Peter. Prefácio. In: SEAGAL, Sandra. Human dynamic: um novo contexto para compreender pessoas e realiza o potencial de nossas organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998. davidbomfin.com

21 REFERÊNCIAS SENGE, Peter et al.. A quinta disciplina: caderno de campo: estratégias e ferramentas para construir uma organização que aprende. RJ: Qualitymark, 1995. SENGE, Peter. Conduzindo organizações voltadas para o aprendizado. In: HESSELBEIN, F.; GOLDSMITH, M.; BECKHARD, R. O líder do futuro: visões, estratégias e práticas para uma nova era. São Paulo: Futura, 1996. SENGE, Peter. Como você sabe se sua organização está aprendendo? In: WARDMAN, Kellie T. Criando organizações que aprendem. São Paulo: Futura, 1996. SENGE, Peter. O novo trabalho do líder: Construindo organizações que aprendem. In: STARKEY, Ken. Como as organizações aprendem: relatos do sucesso das grandes empresas. São Paulo: Futura, 1996. davidbomfin.com


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