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Plano de Acção e Comunicação Departamento de Comunicação.

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Apresentação em tema: "Plano de Acção e Comunicação Departamento de Comunicação."— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Acção e Comunicação Departamento de Comunicação

2 Contextualização/ Enquadramento da situação Definição do Problema Proposta o Meta o Definição dos Públicos o Objectivos por públicos o Meios/Acções o Custos o Plano de Avaliação o Estratégia

3 Departamento de Comunicação Janeiro – Abril de 2007 Mudanças na direcção do grupo em Portugal Política de internacionalização adoptada pela instituição bancária - Anterior director Manuel da Maia foi nomeado para dirigir o GlobalBank em França. Instrumentos de Comunicação disponíveis pela instituição bancária - Intranet e Mail - Reuniões sectoriais regulares - Circuito Interno de TV - Revista Interna (mensal) - Flash informativo (Newsletter digital) - Clube dos Trabalhadores (Recursos Humanos)

4 Departamento de Comunicação Janeiro 2007: Nomeação de Manuel da Maia para gerir o negócio em França Informação anunciada nas filiais através de um comunicado Colaboradores com falta de conhecimento e justificações Fevereiro 2007: Manuel da Maia fica a gerir o negócio nos dois países Mal-estar Clima de desconfiança Sentimento de falta de liderança Março/ Abril 2007: Nomeação e tomada de posse da Madalena Gonçalves como nova presidente do GlobalBank em Portugal Agravamento do Problema

5 Departamento de Comunicação A curto prazo: Solucionar o problema de desinformação na empresa, de modo a criar um contínuo fluxo de informação entre o topo e a base da organização e consequentemente o bom clima nesta; Apresentação de Madalena Gonçalves, como a nova presidente da instituição bancária em Portugal. A longo prazo: Consolidar a posição de Madalena Gonçalves Transformação do problema numa oportunidade de comunicação.

6 Departamento de Comunicação o Presidente e Comissão Executiva Nível 1 o Directores de Departamentos Nível 2 o Chefias Nível 3 o Funções Técnicas e Especificas Nível 4 o Formandos e Estagiários Nível 5 o Pessoal Auxiliar Nível 6

7 Departamento de Comunicação Esclarecer e justificar a nomeação de Manuel da Maia para dirigir o GlobalBank em França Apresentar a posição de Madalena Gonçalves na empresa Fomentar a confiança na posição de Madalena Gonçalves na empresa Promover a confiança nas decisões tomadas pelos órgãos superiores Incentivar a participação activa dos colaboradores nas decisões da empresa Níveis: 1, 2, 3, 4, 5, 6 Proporção: 60% a 90% 24 a 96 horas Níveis: 1, 2, 3, 4, 5, 6 Proporção: 60% a 90% 24 a 96 horas Proporção: 60% a 90% 7 a 15 dias Níveis: 1, 2, 3, 4, 5, 6 Proporção: 65% 1 ano Níveis: 1, 2, 3, 4, 5 Proporção: 60% a 80% 1 ano Níveis: 1, 2, 3, 4 1ªFase1ªFase 2ªFase2ªFase

8 Departamento de Comunicação 1ª FaseReuniõesConviteConvocatórias sAviso 1ª e 2ª Fases Desportos Colectivos Cartazes

9 Departamento de Comunicação 2ª FaseReuniõesConvocatória sAviso Revista Interna E-newsCartazIntranetCartazes Circuito de TV

10 Departamento de Comunicação Custos Garrafas de Água, Blocos, Canetas Técnicos para realização da GBNews Técnicos para realização do Flash Informativo na Global Ebank Técnicos para realização do comunicado no Circuito de Tv Cartazes Aluguer de espaço desportivo, Transporte, Alojamento, Alimentação

11 Departamento de Comunicação Implementação do Plano de Acção e Comunicação Fevereiro Realização de inquéritos electrónicos 28 de Fevereiro de 2007 O que é que os colaboradores pensam sobre a situação actual da empresa e sobre as acções que estão em processo 28 de Março de 2007 Focus grupos com elementos dos diferentes níveis da empresa Verificar se a informação foi transmitida eficazmente e se teve a projecção desejada Realização de inquéritos 28 de Abril de 2007 Compreender a posição dos colaboradores face à nova líder e o seu papel no GlobalBank Focus grupos Meses posteriores Verificar o sucesso da aplicação do Plano de Comunicação Reunião do departamento de comunicação 28 de Abril de 2008 Avaliar o desempenho do departamento de comunicação Opiniões e pareceres relativamente ao que se passa na empresa e às acções que vão sendo desenvolvidas Durante todo o Plano Caixa de sugestões

12 Departamento de Comunicação o Pretendemos que a nossa a nossa actuação atinja o mais eficazmente possível os objectivos a que nos propomos, sem pôr em causa o bom nome do grupo. o Intervenção em duas fases distintas: a primeira a curto prazo, a segunda a médio-longo prazo, tornando o problema numa oportunidade. o Dado que a nossa actuação decorre a curto e longo prazo as ferramentas utilizadas pressupõem uma actualização periódica e constante. o Actuamos dentro de uma instituição moderna e tecnológica com condições para uma divulgação de informação ao mais alto nível, abrangendo os diferentes públicos com os diversos suportes. o Adaptação de objectivos e tácticas aos diferentes públicos, tendo sempre em conta as suas características.

13 Departamento de Comunicação o Prioridade inicial é colmatar as necessidades existentes de falta de informação sendo informados prioritariamente, o primeiro nível de colaboradores e deste modo resolver os problemas decorrentes de mau estar, desconfiança e sentimento de falta de liderança. o Estabelecer uma relação próxima e continuidade preocupando-nos em manter relações pacíficas com todos colaboradores. o Incentivar à participação dos colaboradores nas decisões da empresa e fomentar a confiança nas medidas tomadas pelos órgãos superiores. o Pretendemos ainda que se tire partido da situação no sentido em que irá fomentar o espírito de equipa e coesão de grupo face às decisões e alterações estratégicas do grupo.

14 Departamento de Comunicação Ana Baleizão nº4339 Ana Sofia Antunes nº4322 Joana Dias nº4437 Natacha Pinheiro nº4363 Departamento de Comunicação:


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