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PLANO DE NEGÓCIOS DA PETROBRAS VISÃO DA ÁREA DE MATERIAIS

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Apresentação em tema: "PLANO DE NEGÓCIOS DA PETROBRAS VISÃO DA ÁREA DE MATERIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE NEGÓCIOS DA PETROBRAS VISÃO DA ÁREA DE MATERIAIS
LUIS FERNANDO MENDONÇA FRUTUOSO Gerente Executivo de MATERIAIS

2 Plano de Negócios da PETROBRAS Visão da área de MATERIAIS
1 Investimentos do Sistema Petrobras 2 Investimentos no “Upstream” 3 Investimentos no “Downstream” 4 Investimentos em Gás e Energia 5 Direcionamento estratégico da Área de Materiais

3 PETROBRAS vai investir cerca de US$ 31,2 bilhões entre 2002 – 2006
Investimentos do Sistema PETROBRAS PETROBRAS vai investir cerca de US$ 31,2 bilhões entre 2002 – 2006 $35 Capital a ser Investido (U.S. $ bilhôes) Outros (7%) $30 Project Finance (7%) Gás & Energia (7%) Internacional (24%) $25 Downstream (23%) $20 Capital próprio e Financiamentos convencionais (93%) Domestico (76%) $15 Upstream (63%) $10 $5 $0 Negócios (Brasil) Região Recursos

4 Estimativa de aquisição em materiais: US$ 10 bilhões
Investimentos do Sistema PETROBRAS Investimentos do sistema Petrobras, por atividade (US$ bilhões), Área de Negócios Valor (US$ bilhões) % E&P 14,7 47% Downstream 5,9 19% Gás e Energia 1,6 5% Internacional 7,6 24% Distribuição 0,9 3% Áreas Corporativas 0,5 2% Total 31,2 100% Estimativa de aquisição em materiais: US$ 10 bilhões

5 considerando a área internacional (*) inclui área internacional
Investimentos do Sistema PETROBRAS Investimentos do sistema Petrobras, por atividade (US$ bilhões), Valores (US$ bilhões) considerando a área internacional (*) inclui área internacional

6 Plano de Negócios da PETROBRAS Visão da área de MATERIAIS
1 Investimentos do Sistema PETROBRAS 2 Investimentos no “Upstream” 3 Investimentos no “Downstream” 4 Investimentos em Gás e Energia 5 Direcionamento estratégico da Área de Materiais

7 Principais projetos para 2002-2006
Investimentos no “Upstream” Principais projetos para Principais Projetos Roncador Barracuda Marlim Sul Campos do Nordeste Outros campos do Sudeste Albacora Leste

8 Plano de Negócios da PETROBRAS Visão da área de MATERIAIS
1 Investimentos do Sistema PETROBRAS 2 Investimentos no “Upstream” 3 Investimentos no “Downstream” 4 Investimentos em Gás e Energia 5 Direcionamento estratégico da Área de Materiais

9 Principais investimentos (US$ bilhões) para 2002-2006
Investimentos no “Downstream” Investimentos no “Downstream” Principais investimentos (US$ bilhões) para Área de Negócio Valor (US$ bilhões) Refino 4,2 Transpetro 1,3 Petroquímica 0,5 Outros 0,3 Total 6,3

10 Unidades incluídas nos projetos
Investimentos no “Downstream” Investimentos no “Downstream” Principais projetos nas refinarias brasileiras a 2006 Unidades incluídas nos projetos HCC – Hidrocraqueamento Catalítico HDT- Hidrotratamento Destilação UCR- Unidade de Coqueamento Retardado UGH- Unidade de Geração de Hidrogênio Reforma Catalítica

11 Plano de Negócios da PETROBRAS Visão da área de MATERIAIS
1 Investimentos do Sistema PETROBRAS 2 Investimentos no “Upstream” 3 Investimentos no “Downstream” 4 Investimentos em Gás e Energia 5 Direcionamento estratégico da Área de Materiais

12 Estações de Compressão Instalações de fibras óticas
Investimentos em Gás e Energia Área de Gás Estações de Compressão Instalações de fibras óticas Área de Energia Termo-elétricas

13 Plano de Negócios da PETROBRAS Visão da área de MATERIAIS
1 Investimentos do Sistema PETROBRAS 2 Investimentos no “Upstream” 3 Investimentos no “Downstream” 4 Investimentos em Gás e Energia 5 Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS

14 DIRETRIZES ESTRATÉGICAS Garantir o mercado fornecedor;
Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS DIRETRIZES ESTRATÉGICAS Garantir o mercado fornecedor; Viabilizar o plano de investimentos da Petrobras; Suportar operações no conceito de unidades de alta performance

15 Estratégias de suprimento para atender ao cenário 2002-2006
Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS Estratégias de suprimento para atender ao cenário Garantia de Competitividade Atendimento às Operações e Investimentos considerando sua criticidade Novas Tecnologias SUPRIMENTO de materiais para investimentos e operações Otimização da Cadeia de Suprimento Negociação com referências internacionais Otimização da Base de Fornecedores

16 Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS
Otimização da Base de Fornecedores Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Priorização na qualificação técnica dos fabricantes, nos processos de cadastramento Convergência entre os fornecedores qualificados tecnicamente no Cadastro e os constantes dos Vendor Lists

17 Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS
Adoção do “strategic sourcing” Otimização da Cadeia de Suprimento Visão compartilhada da demanda e maior conhecimento dos processos do cliente Aumento de escala, contratos de maior duração e menor custo de administração de vendas Foco no custo total do material

18 Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS
E-procurement (Market-place) Novas tecnologias Reduz os preços de aquisições de bens e serviços Melhora os processos, reduz os seus custos e facilita o acesso às informações das transações efetuadas Possibilita acesso imediato aos mercados locais e globais

19 Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS
Atendimento às Operações e Investimentos considerando sua criticidade Adequação da estrutura da Organização Antecipação das necessidades das Unidades, através da participação em todo o processo de análise de demanda e de planejamento de suprimento Definição, em conjunto com o usuário, da melhor opção de suprimento para cada material

20 Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS
Monitorar a efetiva competitividade dos materiais, usando inclusive os resultados do Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Garantia de competitividade Estabelecer processos de adequação do Cadastro de Fornecedores Estabelecer processos de desenvolvimento tecnológico de materiais e novos fornecedores

21 Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS
Negociação com referências internacionais Considerar como base de preços, o histórico de preços no mercado internacional Considerar na composição dos preços o cenário internacional do momento

22 Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS
E nesse contexto, o mercado fornecedor de bens e serviços é considerado pela PETROBRAS como parceiro fundamental para que os objetivos e metas do seu planejamento estratégico sejam alcançados

23 Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS
A abrangência do Programa é ampla, considerando as aquisições de materiais diretamente pela PETROBRAS ou de forma indireta, através de EPC, SPC, contratos de serviços, etc. Parte significativa dos materiais é adquirida através de contratos gerenciados pela ENGENHARIA


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