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PLANO DE NEGÓCIOS DA PETROBRAS VISÃO DA ÁREA DE MATERIAIS LUIS FERNANDO MENDONÇA FRUTUOSO Gerente Executivo de MATERIAIS.

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1 PLANO DE NEGÓCIOS DA PETROBRAS VISÃO DA ÁREA DE MATERIAIS LUIS FERNANDO MENDONÇA FRUTUOSO Gerente Executivo de MATERIAIS

2 Plano de Negócios da PETROBRAS Visão da área de MATERIAIS 2Investimentos no “Upstream” 1Investimentos do Sistema Petrobras 3Investimentos no “Downstream” 5 Direcionamento estratégico da Área de Materiais 4Investimentos em Gás e Energia

3 Investimentos do Sistema PETROBRAS PETROBRAS vai investir cerca de US$ 31,2 bilhões entre 2002 – 2006 Capital a ser Investido (U.S. $ bilhôes) $0 $5 $10 $15 $20 $25 $30 $35 Negócios (Brasil) Região Recursos Outros (7%) Gás & Energia (7%) Downstream (23%) Upstream (63%) Internacional (24%) Domestico (76%) Project Finance (7%) Capital próprio e Financiamentos convencionais (93%)

4 Investimentos do Sistema PETROBRAS Investimentos do sistema Petrobras, por atividade (US$ bilhões), Área de NegóciosValor (US$ bilhões) % E&P14,747% Downstream5,919% Gás e Energia1,65% Internacional7,624% Distribuição0,93% Áreas Corporativas0,52% Total31,2100% Estimativa de aquisição em materiais: US$ 10 bilhões

5 Investimentos do Sistema PETROBRAS Investimentos do sistema Petrobras, por atividade (US$ bilhões), Valores (US$ bilhões) considerando a área internacional (*) inclui área internacional

6 Plano de Negócios da PETROBRAS Visão da área de MATERIAIS 1Investimentos do Sistema PETROBRAS 2Investimentos no “Upstream” 3 4 Investimentos no “Downstream” Direcionamento estratégico da Área de Materiais 5 Investimentos em Gás e Energia

7 Investimentos no “Upstream” Principais projetos para Principais Projetos Roncador Barracuda Marlim Sul Campos do Nordeste Outros campos do Sudeste Albacora Leste

8 Plano de Negócios da PETROBRAS Visão da área de MATERIAIS 1 3Investimentos no “Downstream” 2 5 Investimentos do Sistema PETROBRAS Investimentos no “Upstream” Direcionamento estratégico da Área de Materiais Investimentos em Gás e Energia4

9 Investimentos no “Downstream” Principais investimentos (US$ bilhões) para Área de NegócioValor (US$ bilhões) Refino4,2 Transpetro1,3 Petroquímica0,5 Outros0,3 Total6,3

10 Investimentos no “Downstream” Principais projetos nas refinarias brasileiras a 2006 Unidades incluídas nos projetos HCC – Hidrocraqueamento Catalítico HDT- Hidrotratamento Destilação UCR- Unidade de Coqueamento Retardado UGH- Unidade de Geração de Hidrogênio Reforma Catalítica

11 Plano de Negócios da PETROBRAS Visão da área de MATERIAIS 1 4Investimentos em Gás e Energia 2 5 Investimentos do Sistema PETROBRAS Investimentos no “Upstream” Direcionamento estratégico da Área de Materiais Investimentos no “Downstream”3

12 Investimentos em Gás e Energia Área de Gás Estações de Compressão Instalações de fibras óticas Área de Energia Termo-elétricas

13 Plano de Negócios da PETROBRAS Visão da área de MATERIAIS 1 5 Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS 2 3 Investimentos do Sistema PETROBRAS Investimentos no “Upstream” Investimentos no “Downstream” Investimentos em Gás e Energia4

14 Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS DIRETRIZES ESTRATÉGICAS Garantir o mercado fornecedor; Viabilizar o plano de investimentos da Petrobras; Suportar operações no conceito de unidades de alta performance

15 Atendimento às Operações e Investimentos considerando sua criticidade Garantia de Competitividade Novas Tecnologias Novas Tecnologias Negociação com referências internacionais Otimização da Base de Fornecedores Otimização da Cadeia de Suprimento SUPRIMENTO de materiais para investimentos e operações Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS Estratégias de suprimento para atender ao cenário

16 Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS Otimização da Base de Fornecedores Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Priorização na qualificação técnica dos fabricantes, nos processos de cadastramento Convergência entre os fornecedores qualificados tecnicamente no Cadastro e os constantes dos Vendor Lists

17 Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS Otimização da Cadeia de Suprimento Foco no custo total do material Visão compartilhada da demanda e maior conhecimento dos processos do cliente Aumento de escala, contratos de maior duração e menor custo de administração de vendas Adoção do “strategic sourcing”

18 Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS Novas tecnologias E-procurement (Market- place) Reduz os preços de aquisições de bens e serviços Melhora os processos, reduz os seus custos e facilita o acesso às informações das transações efetuadas Possibilita acesso imediato aos mercados locais e globais

19 Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS Atendimento às Operações e Investimentos considerando sua criticidade Adequação da estrutura da Organização Antecipação das necessidades das Unidades, através da participação em todo o processo de análise de demanda e de planejamento de suprimento Definição, em conjunto com o usuário, da melhor opção de suprimento para cada material

20 Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS Garantia de competitividad e Monitorar a efetiva competitividade dos materiais, usando inclusive os resultados do Programa de Garantia da Qualidade de Materiais e Serviços Associados Estabelecer processos de desenvolvimento tecnológico de materiais e novos fornecedores Estabelecer processos de adequação do Cadastro de Fornecedores

21 Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS Negociação com referências internacionais Considerar na composição dos preços o cenário internacional do momento Considerar como base de preços, o histórico de preços no mercado internacional

22 Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS E nesse contexto, o mercado fornecedor de bens e serviços é considerado pela PETROBRAS como parceiro fundamental para que os objetivos e metas do seu planejamento estratégico sejam alcançados

23 Direcionamento estratégico da Área de MATERIAIS A abrangência do Programa é ampla, considerando as aquisições de materiais diretamente pela PETROBRAS ou de forma indireta, através de EPC, SPC, contratos de serviços, etc. Parte significativa dos materiais é adquirida através de contratos gerenciados pela ENGENHARIA


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