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Estratégia Competitiva.

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Apresentação em tema: "Estratégia Competitiva."— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia Competitiva

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3 Três conceitos essenciais
1º As cinco forças competitivas 2º As estratégias competitivas genéricas 3º A cadeia de valor

4 A meta da estratégia Estratégia competitiva é sinônimo de uma empresa tomar atitudes ofensivas ou defensivas para criar uma posição em um setor a fim de lidar com as cinco forças e conseguir um retorno superior sobre o investimento.

5 Rivalidade entre as Empresas Existentes
ENTRANTES Ameaças de novos entrantes FORNECEDORES Poder de negociação dos fornecedores CONCORRENTES Rivalidade entre as Empresas Existentes COMPRADORES Poder de negociação dos compradores SUBSTITUTOS Ameaças de produtos ou serviços substitutos

6 1º conceito essencial: As cinco forças competitivas
A ameaça de novos entrantes O poder de barganha dos compradores O poder de barganha dos fornecedores A ameaça de produtos ou sistemas substitutos A extensão da rivalidade existente entre os concorrentes

7 1º conceito essencial: As cinco forças competitivas
1ª A ameaça de novos concorrentes Quanto mais difícil for a entrada, menor a concorrência e maior a probabilidade de lucro a longo prazo. Como então dificultar a entrada de novos concorrentes? Criando barreiras. Porter enumera sete barreiras possíveis:

8 Barreiras de entrada de novos concorrentes
Economias de escala. (Computador de grande porte) Diferenciação de produto. (Coca-cola) Exigência de capital. (indústria farmacêutica) Custo de troca. (kits utilizados em hospitais) Acesso a canais de distribuição (prateleira de supermercados) Desvantagem de custo independente da escala. (tecnologia patenteada, know-how de produtos) Política governamental (transporte público) .

9 1º conceito essencial: As cinco forças competitivas
2ª Pressão de produtos substitutos Os substitutos ameaçam quando (a) oferecem uma fonte alternativa para o comprador e (b) quando proporcionam uma melhoria na relação preço/desempenho.

10 1º conceito essencial: As cinco forças competitivas
3ª Poder de barganha dos compradores Os compradores tem mais poder de barganha quando fazem o seguinte: Compram em grandes volumes O produto representa uma porção significativa de seus custos totais Compram produtos padronizados ou commodities Enfrentam custos de troca

11 3ª Poder de barganha dos compradores
Os compradores tem mais poder de barganha quando fazem o seguinte: Obtém baixos lucros Fabricam internamente o produto Estão muito preocupados com a qualidade do produto que estão adquirindo Tem todas as informações.

12 1º conceito essencial: As cinco forças competitivas
4ª Poder de barganha dos fornecedores Os fornecedores tem mais poder de barganha quando ocorrem as seguintes condições: São dominados por algumas poucas empresas e estão mais concentrados do que o setor pata os quais vendem

13 Não têm de lutar contra outros produtos substitutos vendidos ao setor
O fornecedor não depende do comprador para efetuar uma parte substancial de suas vendas Os produtos do fornecedor são importantes para o negócio do comprador Os produtos do fornecedor são únicos, de alguma forma, ou seria caro ou problemático para o comprador encontrar um produto substituto Eles impõem uma ameaça concreta de integração para frente

14 1º conceito essencial: As cinco forças competitivas
5ª Rivalidade entre os concorrentes A competição em um setor é mais intensa em um setor onde predominem as seguintes condições: O número de empresas competindo é grande ou o porte e/ou recursos das empresas que competem são relativamente iguais.

15 O crescimento do setor é lento
As empresas têm altos custos fixos As empresas têm altos custos de armazenagem As empresas sofrem restrições de tempo para venda do produto O produto ou serviço é visto como uma commodity, para o qual o comprador tem diversas opções A capacidade instalada deve ser aumentada em grandes incrementos

16 As barreiras à saída são altas:
Os concorrentes têm estratégias, origens, personalidades, etc diferentes. Há muito em jogo. (operadoras de telefonia de longa distancia nos Estados Unidos) As barreiras à saída são altas: Equipamentos caros e difíceis de se desfazer Rompimento de acordos trabalhistas com altos custos Laços emocionais dos gerentes e proprietários com o negócio Restrições a demissões e fechamentos de negócios em muitos paises.

17 A meta da estratégia A meta da estratégia competitiva de uma empresa é encontrar uma posição em um ramo de atividade onde a empresa possa se defender das cinco forças e influenciá-las a seu favor.

18 2º conceito essencial: As estratégias competitivas genéricas
Liderança geral de custo Diferenciação Enfoque

19 2º conceito essencial: As estratégias competitivas genéricas
Baixo custo Preços altos Liderança de custo Diferenciação Todos os clientes do mercado Foco no custo Foco na Diferenciação Segmento do mercado

20 2º conceito essencial: As estratégias competitivas genéricas Liderança de custo
O baixo custo proporciona uma defesa contra as cinco forças competitivas de diversas formas: A empresa ainda pode gerar retornos após seus concorrentes terem investido seus lucros para combaterem a rivalidade.

21 A B C D lucro custo

22 A meta da estratégia As verdadeiras vantagens das estratégias só podem ser encontradas na cadeia de valor ou de atividades realizadas por uma empresa para oferecer valor aos seus clientes.

23 3º conceito essencial: A cadeia de valor ou de atividades
Atividades primárias Atividades secundárias 1. Logística de entrada 1. Aquisição 2. Operações 2. Desenvolvimento tecnologia 3. Logística externa 3. Gestão de recursos humanos 4. Marketing e vendas 4. Infra-estrutura da empresa (gerência geral, planejamento, finanças, contabilidade, gestão de qualidade, etc.) 5. Serviços

24 Avaliação estratégica de um empreendimento
Bom Negócio Mau Negócio 5 4 3 2 1 Barreiras de entrada Alta Baixa Rivalidade entre os concorrentes Pequena Grande Produtos/serviços substitutos Nenhum Vários Poder de negociação com os fornecedores Forte Fraco Poder de negociação com os clientes

25 Perfil competitivo Três Pizzarias
Fatores de competitividade Avalie a importância dos fatores Alta Media Baixa Atendimento dos garçons A M B Tempo de espera do pedido Qualidade da pizza Instalações Variedade do cardápio Conservação e limpeza Estacionamento Preço Avalie os fatores em relação aos concorrentes Pior Media Melhor 1 2 3 4 5

26 Atitude do cliente Atributos do produto ou serviço em relação ao oferecido pelos competidores Básico Discriminador Energizador Positiva Não negociável Diferenciador Excitante Negativa Tolerável Neutra


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