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Tamanho da Rede Estadual de Ensino Médio/MG escolas com cursos de Ensino Médio. ( SIE-SEEMG) alunos matriculados no Ensino Médio.

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3 Tamanho da Rede Estadual de Ensino Médio/MG
2.139 escolas com cursos de Ensino Médio. ( SIE-SEEMG) alunos matriculados no Ensino Médio

4 Número Absoluto de Matrículas no Ensino Médio de Minas Gerais em Estes números não incluem as matrículas no 4º ano, como também não incluem as matrículas da modalidade não seriada. Fonte: SIE-SEEMG

5 DESAFIOS Pesquisa FGV:
Falta de interesse pela escola: principal motivo que leva o estudante a evadir. 40% dos jovens de 15 a 17 anos que evadem deixam de estudar simplesmente porque imaginam que a escola não é interessante. Necessidade de trabalho: apontada em segundo lugar por 27% dos pesquisados como motivo de evasão. Dificuldade de acesso à escola: aparece com 10,9% na terceira colocação. Fonte: Motivos da Evasão Escolar – FGV/RJ (2008).

6 O CENÁRIO ATUAL O novo papel do conhecimento nas sociedades contemporâneas; A crescente aproximação entre o mundo do trabalho e o mundo do conhecimento; A emergência de um novo alunado; A escola como indutora de profissões.

7 EM SÍNTESE O Ensino Médio ainda não é universal;
O Ensino Médio ainda é enciclopedista; O Ensino Médio é reprovador e excludente; Enfim, o Ensino Médio é de baixa qualidade, pouco atraente e não oferece potencial de empregabilidade para os alunos.

8 Um ensino médio com identidade clara: Reinventando o Ensino Médio
Garantir a especificidade da formação; Gerar competências na área da empregabilidade; Preparar para o prosseguimento dos estudos.

9 OBJETIVOS GERAIS Propiciar uma inserção significativa na vida cidadã;
Estabelecer metas de competência a serem atingidas e respectivos instrumentos de aferição; Ofertar uma diversidade de áreas de empregabilidade; Viabilizar o acesso à diversidade das áreas de empregabilidade;

10 OBJETIVOS GERAIS Acolher a multiplicidade das vocações;
Reordenar os conteúdos curriculares; Recorrer a metodologias tecnologicamente inovadoras; Favorecer a formação de quadros de qualidade; Promover interação com as instâncias profissionalizantes.

11 PERCURSOS CURRICULARES Conteúdos da formação comum a qualquer percurso representados pelas bolas azuis no interior do quase círculo; Conteúdos de orientação curricular, comuns a qualquer percurso, representados pelos losangos boninas no interior do quase círculo;

12 PERCURSOS CURRICULARES
Formações específicas representadas pelas esferas exteriores de várias cores. No interior dessas esferas, as pequenas esferas, quando coloridas, representam os conteúdos obrigatórios a cada área de empregabilidade e as pequenas esferas, quando brancas, representam conteúdos de natureza variável; As três áreas de empregabilidade – Turismo, Comunicação Aplicada e Tecnologia da Informação - foram as escolhidas pelas 11 escolas integrantes do projeto piloto;

13 Percursos Curriculares
As setas brancas, provenientes da área externa, indicam espaços de formação e sinalizam que a aquisição de créditos, tradicionalmente proveniente de disciplinas, pode originar-se, também, de atividades provenientes da comunidade, como oficinas, eventos, estágios, entre outras; As setas pretas, provenientes da área interna, indicam espaços de formação e sinalizam a aquisição de créditos decorrentes de atividades de intervenção da escola na comunidade, como feiras de ciências, programas de sustentabilidade e de difusão cultural;

14 Percursos Curriculares
À exceção dos losangos boninas, que, dada sua natureza de etapa orientadora, devem estar no primeiro semestre do primeiro ano, a distribuição temporal permanece aberta e sujeita a pré-requisitos quando for o caso. Os alunos devem cursar, a partir do primeiro semestre do primeiro ano, simultaneamente, a formação geral e a formação específica;

15 Percursos Curriculares
A distribuição dos conteúdos da formação específica em obrigatórios e optativos garante uma possibilidade de flexibilização nas capacitações. A transição de uma formação específica para outra estará aberta permanentemente, ressaltado que qualquer certificação nas áreas de empregabilidade exige o cumprimento de seus conteúdos obrigatórios;

16 Percursos Curriculares
Os conteúdos optativos das formações específicas podem ser cursados em outra área que não a de origem. Os conteúdos obrigatórios de uma dada área poderão ser cursados como optativos por estudantes de outra área.

17 Distribuição da carga horária
A carga horária de hs será subdividida em hs (formação comum) e 500 hs (formação específica).

18 rio de Per-curso Cur-ricular
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Reordenação curricular Conteú-dos da Área Conteúdos Práticos COMUNICAÇÃO APLICADA TURISMO Conteú-dos da Área Conteúdos Práticos Conteú-dos da Área Conteúdos Práticos Arte Educ. Física Língua Estran-geira His-tória Socio-logia Língua Portu-guesa Mate-mática ÁREA 4 ÁREA n Geo-grafia Filo-sofia Seminá- rio de Per-curso Cur-ricular Quí-mica Bio-logia Física ÁREA 5 ÁREA 6

19 AÇÕES Reformulação e reconstrução da identidade do ensino médio
Aluno preparado como cidadão, para continuidade dos estudos e para o mundo do trabalho 1. Reordenação curricular: criação dos conteúdos das áreas de empregabilidade e revisão dos CBCs . 2. Capacitação de professores em estratégias e tecnologias didático-pedagógicas inovadoras e nas áreas de empregabilidade 3. Implementação de tecnologias didático-pedagógicas inovadoras 4. Orientação e acompanhamento dos alunos nas áreas de empregabilidade 5. Adaptação das escolas aos requisitos necessários para a execução do projeto. 6. Monitoramento e avaliação do projeto 7. Acompanhamento pedagógico do Ensino Médio 8. Promoção e divulgação das experiências do projeto

20 Interações Formativas
A interação entre a Magistra e o Reinventando o Ensino Médio correrá em dupla direção: Identificação, por parte da Magistra, de áreas lacunares e geração de cursos; Proposição, por parte do Ensino Médio, de conteúdos e metodologias no campo de conhecimento.

21 Interações Formativas
A interação entre o Projeto Minas Presente na Escola e o Reinventando o Ensino Médio ocorrerá em dupla direção: Oferta, por parte do Projeto Minas Presente na Escola, de programas voltados para complementação da formação discente; Identificação, por parte do Ensino Médio, de atividades que possam ser contempladas pelos programas integrantes do Projeto Minas Presente na Escola.

22 Grupo de Estudos do Ensino Médio Secretaria de Estado de Educação
Interações Formativas A Formação Técnica pode ser conduzida de duas maneiras: Ensino Médio Integrado, que confere o certificado de conclusão do Ensino Médio e o diploma de Ensino Técnico; Formação Técnica, Concomitante ou Sequencial, oferecidas fora da Rede Estadual, via Programa de Educação Profissional (PEP), que confere ao aluno um certificado. Grupo de Estudos do Ensino Médio Secretaria de Estado de Educação

23 Minas Presente na Escola
MAGISTRA

24 Número de turmas e alunos das escolas do Projeto Piloto Reinventando o Ensino Médio – 2011
TOTAL EE Carlos Drummond de Andrade 9 - 11 20 320 423 743 37,15 EE Donato Werneck de Freitas 8 7 15 233 259 492 32,80 EE Margarida de Mello Prado 5 1 6 175 40 215 35,83 EE Maria Luiza Miranda Bastos 24 532 359 891 37,13 EE Paschoal Comanducci 14 290 227 517 36,93 EE Presidente Tancredo Neves 12 468 505 973 40,54 EE Prof. Bolivar de Freitas 10 181 145 326 32,60 EE Prof. Hílton Rocha 13 3 23 412 91 309 812 35,30 EE Profa Francisca Malheiros 329 41,13 EE Profa Inês Geralda de Oliveira 2 57 280 337 30,64 EE Profa Maria Coutinho 79 458 537 38,36 77 87 169 2.690 148 3.334 6.172 MÉDIA 299 74 303 561 36,52 Fonte: SIMADE/SEEMG – NOV/2011

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