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Profª Denise Ferreira1 O Modelo Pesquisa - Ação Modelo de ciência comportamental aplicada, elaborado pelo psicólogo social Kurt Lewin. Útil em programas.

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1 Profª Denise Ferreira1 O Modelo Pesquisa - Ação Modelo de ciência comportamental aplicada, elaborado pelo psicólogo social Kurt Lewin. Útil em programas de mudança planejada nas organizações.

2 Profª Denise Ferreira2 O Modelo Pesquisa – Ação Compõe-se de cinco etapas: 1.Coleta de Dados 2.Diagnóstico 3.Ação 4.Avaliação 5.Novo Ciclo

3 Profª Denise Ferreira3 1ª etapa – faz-se o levantamento dos dados relevantes ao problema identificado. 2ª etapa – procura-se identificar as lacunas existentes entre o que é e o que deveria ser, com base nos dados coletados, chegando-se a um diagnostico da situação. 3ª etapa – elabora-se o planejamento global estratégico e tático para diminuir ou eliminar as lacunas diagnosticadas e implementam-se as atividades planejadas.

4 Profª Denise Ferreira4 4ª etapa – avaliação dos resultados, conducente a um rediagnóstico mediante a indagação: Após as ações realizadas e obtidos esses resultados, quais as lacunas existentes agora? 5ª etapa e última etapa – novo ciclo de pesquisa- ação, o qual, levará a um outro ciclo subseqüente continuando o processo dinâmico.

5 Profª Denise Ferreira5 ANÁLISE DE CAMPO DE FORÇAS (KURT LEWIN) Situação Problema é uma resultante de forças que atuam em direções opostas.

6 Profª Denise Ferreira6 Esquema Conceitual baseado no modelo da Física.(1951) Lewin considerou que qualquer situação psicossocial, pode ser concebida como um campo de forças cuja expressão aparente seria o que denominou nível de Atividade.Este nível mantém-se relativamente constante por causa do equilíbrio entre a intensidade total das forças opostas, caracterizando o equilíbrio quase estacionário.

7 Profª Denise Ferreira7 As forças atuantes são todos os componentes ativos que concorrem para determinar aquele nível de atividade específico, podendo ser internos ou externos à pessoa, grupo ou organização. As forças atuantes são de dois tipos: a) forças impulsoras - que tendem a elevar o nível de atividade; b) forças restritivas - que tendem a diminuir o nível de atividade.

8 Profª Denise Ferreira8 O nível de atividade é o ponto de partida na identificação de problemas e sua análise para fins de diagnóstico. A técnica de análise de campo de forças consiste em:

9 Profª Denise Ferreira9 1. Identificar as forças atuantes na situação, colocando-as em duas listas: FORÇAS IMPULSORAS FORÇAS RESTRITIVAS

10 Profª Denise Ferreira10 Exemplos de forças identificáveis em grupos de treinamento/desenvolvimento IMPULSORAS I Ambientais Recursos suficientes Equipamento adequado Instalações confortáveis Ambiente prazeroso Tempo disponível Isolamento/privacidade RESTRITIVAS Pressões normais externas Horário rígido Interferências /interrupções Equipamento falho Tamanho do grupo Ambiente desagradável

11 Profª Denise Ferreira11 Impulsoras Restritivas II Grupais Motivação Cordialidade Aceitação das diferenças individuais Ritmo das atividades liderança Confiança recíproca Espontaneidade Interdependência Defensividade Apatia Hostilidade Dependência do coordenador Normas ambíguas Silêncio Desorganização Facções

12 Profª Denise Ferreira12 ImpulsorasRestritivas III Individuais Empatia Competência do coordenador Suporte emocional Busca de informações Troca de experiências Inovação Ouvir os outros Facilitação de comunicação Objetivos conflitantes Dominação/manipulação Rigidez/intransigência Timidez Disputa pelo poder Alianças em duplas/trios/subgrupos Evasão Divergências pendentes

13 Profª Denise Ferreira13 Os números de 1 a 5 representam a intensidade das forças. Qualquer que seja o número de forças de cada lado, a sua soma algébrica será zero, caracterizando o nível atual de atividade, considerado insatisfatório e carente de modificação.

14 Profª Denise Ferreira14 2. Avaliar a intensidade dessas forças e construir o diagrama de campo de forças A NÍVEL ATUAL DE ATIVI- DADE A Impulsoras Restritivas B C D n E F G H n

15 Profª Denise Ferreira15 3. Categorizar as forças atuantes As forças atuantes podem ser agrupadas em três categorias principais, conforme seu relacionamento com: a) o eu - refere-se a mim como indivíduo (esforços para estabelecer comunicação) b) os outros – refere-se a outras pessoas (pressão manifesta ou velada de um subgrupo para uma determinada decisão grupal) c) o ambiente – elemento de natureza não pessoal (ambiente físico da reunião, tempo disponível)

16 Profª Denise Ferreira16 As pessoas tendem a ignorar ou minimizar seu próprio papel na situação ao fazerem um diagnóstico. Quando as forças referentes ao eu são incluídas no campo de forças, aparecem como forças impulsoras.Outros e ambiente são vistos como forças restritivas.É difícil perceber, reconhecer e aceitar o papel que o eu desempenha como força restritiva numa situação-problema.

17 Profª Denise Ferreira17 4. Elaborar Alternativas de Mudanças O que fazer para alterar o equilíbrio quase estacionário? Duas alternativas lógicas: aumentar a intensidade das forças impulsoras ou diminuir a intensidade de forças restritivas. No primeiro caso deve-se esperar aumento na tensão do sistema pois haverá um aumento de força igual do outro lado. Terceira alternativa: identificar forças latentes ou neutras que existem na situação ou fora dela e que podem ser mobilizadas para atuarem como impulsoras.


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