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Onze indicadores de qualidade para cursos de extensão a distância via Internet Sheila Moura

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Apresentação em tema: "Onze indicadores de qualidade para cursos de extensão a distância via Internet Sheila Moura"— Transcrição da apresentação:

1 Onze indicadores de qualidade para cursos de extensão a distância via Internet Sheila Moura sheila.moura@terra.com.br

2 2 INTRODUÇÃO 1.Considerações Gerais  Trabalhar significa aprender, transmitir e produzir conhecimentos. (Levy,1999)  Cursos a distância baseados na Internet atendendo à crescente demanda. (The Institute for Higher Education Policy,2000)  Busca de padrões de qualidade, estratégias de certificação da qualidade e indicadores de qualidade para cursos a distância. (Hope, 2000, Sangrà, 2002, Silvio, 2000)

3 3 INTRODUÇÃO  Curso de extensão tem como princípio básico a prática acadêmica interligadas às demandas da sociedade, possibilitando a educação continuada dos profissionais. (Plano Nacional de Extensão 1999-2000)  Por serem cursos livres, os cursos de extensão não sofrem acompanhamento sistemático do SESu.  59 universidades ofereciam cursos de extensão baseados na Internet em 2002. (Maia, 2002 e Vianney, 2003)

4 4 INTRODUÇÃO 2.Objetivo do estudo  Identificar indicadores de qualidade de cursos de extensão a distância baseados na Internet de modo a construir um conjunto de diretrizes que oriente aos profissionais — alunos em potencial — na avaliação de cursos a distância baseados na Internet.

5 5 CURSOS A DISTÂNCIA VIA INTERNET Características  Separação física entre aluno e professor;  Aluno determina quando, onde e quanto estudar;  Comunicação recíproca entre professor e aluno;  Instituição que planeje, realize e avalie o curso. (Aretio, 2001)

6 6 CURSOS A DISTÂNCIA VIA INTERNET  Educação a distância com a utilização das NTCI na mediação das relações entre professor e aluno e no processo de ensino-aprendizagem.  Utilização de ferramentas de Internet em cursos a distância deve ser orientada para a construção do conhecimento, transformando-as em ferramentas pedagógicas. (Aretio, 2001, Bates, 2000, Belloni, 2001, Garcia e Puente, 2002)

7 7 Qualidade dos cursos a distância baseados na Internet  Experiências de Tony Bates  Certificação de cursos e instituições por agências de credenciamento regionais e internacionais (Sangrà, online, Hope, 2001)  Orientações aos alunos para a seleção de cursos - Canadá e Nova Zelândia (Hope, 2001)  A qualidade do projeto de criação de curso de graduação avaliada pelo MEC

8 8 Indicadores de qualidade de cursos a distância baseados na Internet 10 indicadores para cursos de graduação estabelecidos pelo MEC  7 indicadores para cursos a distância apontados pela UNED  2 check-lists para avaliação da qualidade apresentados pela FuterEd  24 indicadores de qualidade apresentados no estudo Quality on The Line

9 9 METODOLOGIA Aplicação da Técnica Delphi  Trata de questões específicas de um tema de estudo para o qual são correlacionadas opiniões (julgamento de valor), objetivando caracterizar uma convergência ou dispersão de opiniões.  Devido à ausência de interação face-a- face, possibilita estabelecer a comunicação entre pesquisador e participante via Internet.

10 10 INTRODUÇÃO Processo da Técnica Delphi  Envio do 1 o questionário com questões específicas e baseadas em literatura especializada.  Envio da síntese dos resultados do 1 o questionário junto com o 2 o questionário.  Essas interações (rodadas) terminam quando um consenso ou quase consenso for obtido.

11 11 METODOLOGIA Processo de pesquisa realizado  elaboração e envio do 1 o questionário  análise dos resultados do 1 o questionário  elaboração e envio do 2 o questionário  análise dos resultados do 2 o questionário  conclusões gerais  envio do relatório para os participantes  redação do relatório final.

12 12 METODOLOGIA Instituições Quantidade de ex-alunos FGV30 Unisul40 Universidade Anhembi Morumbi30 Universidade Castelo Branco30 Universidade Estácio de Sá20 Universidade Federal de Itajubá30 Universidade Veiga de Almeida20 Total200 Convite aos ex-alunos

13 13 METODOLOGIA Categorias N o questões 1 a rodada N o questões 2 a rodada apresentação do curso93 elaboração do curso63 estrutura do curso43 ensino-aprendizagem50 serviço de suporte ao aluno43 avaliação52 outros indicadores11 Total3415 Estruturação dos questionários

14 14 RESULTADOS UniversidadesQuestionários enviados Recebidos 1a rodada Recebidos 2a rodada FGV Online3087 Unisul401210 Anhembi3000 Castelo Branco3022 Estácio de Sá2000 Federal de Itajubá3022 Veiga de Almeida2000 Lista de discussão1163 Total2113024 Quantidade de participantes

15 15 RESULTADOS 11 indicadores de qualidade de maior relevância  Objetivos, conteúdos e metodologia que melhor atendam às demandas de aquisição de conhecimentos  Resultados de aprendizagem a serem alcançados pelos alunos ao final do curso  Recursos tecnológicos requeridos para o aluno ter acesso ao curso

16 16 RESULTADOS  Conteúdos significativos e atualizados para estimular o estudo do aluno  Utilização de sistema de navegação que facilite o acesso aos módulos ou unidades  Atividades que requerem do aluno a capacidade de análise e síntese de informações e avaliação de argumentos.  Desenvolvimento do pensamento crítico do aluno

17 17 RESULTADOS  Respostas às mensagens dos alunos referentes à solução de problemas técnicos  Ocorrência mínima de problemas técnicos que possam impedir o aluno de participar do curso  Feedback do professor ao aluno de modo a contribuir para aprendizagem  Avaliações de aprendizagem coerentes com objetivos e conteúdos apresentados no curso

18 18 Contatos: sheila.moura@terra.com.br www.sheilamoura.com.br http://planeta.terra.com.br/educacao/sheilamoura/ (21) 2551-4683 (21) 9348-5514


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