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Comportamento Organizacional em Hotéis e Restaurantes: Uma perspectiva internacional Yvonne Guerrier Disciplina de Gestão de Meios de Hospedagem e Alimentação.

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1 Comportamento Organizacional em Hotéis e Restaurantes: Uma perspectiva internacional Yvonne Guerrier Disciplina de Gestão de Meios de Hospedagem e Alimentação. Prof. Me. Laura Umbelina Santi

2 INTRODUÇÃO O livro trata dos problemas organizacionais reais que todos nós enfrentaremos em algum momento de nossa vida. Não é um livro sobre administração de recursos humanos. Perspectiva Internacional – Tentar conter o Bairrismo.

3 Modos de ver as organizações Capacidade de ler as organizações: Pela intuição ou pela experiência; Pela ficção e pela mídia; Pelos livros populares de negócios; Pelo estudo do comportamento organizacional.

4 Modos de ver as organizações O que é Comportamento Organizacional? É o estudo dos processos organizacionais usando metodologias das ciências sociais. Não é uma disciplina em si, ele é baseado nas disciplinas de psicologia, sociologia, e em menor grau, antropologia e ciências políticas e sociais.

5 Modos de ver as organizações A organização como: Máquina; Organismo vivo; Cérebro; Cultura; Sistema Político; Prisão Psíquico; Instrumento de dominação.

6 Modos de ver as organizações Aprendendo sobre comportamento organizacional: Segundo David Kolb (1979) o processo de aprendizado é um ciclo de quatro fases: Experiência Concreta; Observação e reflexão; Formulação de teorias e conceitos abstratos; Experimentação ativa.

7 Modos de ver as organizações A maior parte das pessoas sente-se mais à vontade com algumas partes do ciclo do que com outras,e por essa razão, somos divididos em 4 grupos: Ativistas; Reflexivos; Teórico; Pragmáticos.

8 Modos de ver as organizações Dicas para estudar comportamento organizacional: Livros didáticos; Publicações especializadas; Publicações e livros acadêmicos.

9 Modos de ver as organizações do ramo da hospitalidade Panorama sobre a hospitalidade: Hospitalidade refere-se a suprir necessidades humanas básicas de comida, bebida e um lugar para dormir de pessoas que não são membros habituais da família. Hospitalidade é uma troca para o benefício mútuo de anfitrião e hóspede.

10 Modos de ver as organizações do ramo da hospitalidade Características que diferenciam uma organização de serviços: Intangível; Perecível; Alteração do quadro de funcionários de acordo com a sazonalidade; Proximidade com o cliente.

11 Modos de ver as organizações do ramo da hospitalidade Atualmente o mercado hoteleiro tem que se preocupar com: Inovação na prestação de serviços – pessoas buscam qualidade e pagam por ela; Consumo de forma indevida e descaracterização dos locais

12 Modos de ver as organizações do ramo da hospitalidade Trabalho em Hotéis e Restaurantes: O trabalho é: Associado a servilismo; Visto como trabalho sujo; Visto como trabalho para mulheres. É um setor glamoroso para se trabalhar, porém quase sempre é de última escolha.

13 As muitas faces da cultura A definição de cultura segundo Hofstede, 1991: a programação mental coletiva que distingue os membros de um grupo ou categoria de pessoas de outros. Como característica de cultura temos: É aprendida; É compartilhada por um grupo ou categoria de pessoas; Não é universalmente idêntica.

14 As muitas faces da cultura Segundo Hofstede, nossas premissas culturais provêm de: Nacionalidade; Origem regional ou étnica; Sexo e geração; Classe social e escolaridade; Profissão e organização.

15 Estudo das diferenças culturais de Hofstede Pesquisa aplicada na IBM entre 1968 e 1972; Abrange 30 diferentes posições em 53 diferentes países; Aplicação de questionário

16 Estudo das diferenças culturais de Hofstede A pesquisa de Hofstede deu base para que fosse possível estudar as cultura em dimensões, tais como: Distância do poder; Individualismo/coletivismo; Masculinidade/feminilidade; Fuga da incerteza; Dinamismo confuciano;

17 Cultura Organizacional Da mesma maneira que cada nação tem sua própria cultura, cada organização pode ser descrita como tendo uma cultura própria: seus próprios artefatos, normas e valores e premissas básicas.

18 Tipologia Handy/Harrison Cultura do poder – Teia de aranha; Cultura da função – Templo grego; Cultura da tarefa – Uma rede ou treliça; Cultura da pessoa – galáxia de estrelas

19 Motivação, desempenho e satisfação no trabalho Motivação: Teorias de conteúdo: concentram-se em entender o que as pessoas querem, necessitam ou desejam. Teorias de processo: concentram-se em como as necessidades e os desejos das pessoas afetam sem comportamento

20 Teorias de Conteúdo Taylor (1911) e taylorismo – Teoria X Maslow (1943) – Hierarquia das Necessidades Douglas McGregor (1960) – Teoria Y

21 Teorias de Processo Teoria da expectativa – Tolman e Lewin anos 30. Fatores que afetam o desempenho no trabalho: Competência, Recursos; Clareza de objetivos; Satisfação – resultado final

22 Teorias de Processo Teoria da equidade – Adams (1963, 1965) As pessoas se preocupam com o grau relativo de suas recompensas em comparação com a dos outros. O uso do dinheiro como incentivo costuma trazer consequências tanto positivas quanto negativas.

23 Participantes: João Vitor D. Martins; Juliana Aragão; Laís Leonardi; Marina Ortolano; Natalia S. Borin. 8° Período de Turismo Matutino


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