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Aprendizagem Baseado em Problemas

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Apresentação em tema: "Aprendizagem Baseado em Problemas"— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizagem Baseado em Problemas
Graduação em Administração CEA – PUC Campinas Prof. Dimas Gonçalves Teoria Geral da Administração TGA 2008

2 Aprendizagem Baseado em Problemas - Histórico
Início: Se deu nos Estados Unidos na escola de HARVARD; Posteriormente outras instituições: - University of Western Ontário (Canadá); - École Hautes Études Commerciales (Montreal – Canadá); - IMD (Suiça); - Insead (Fraça) - Instituto de Empresa/Iese/Esade (Espanha); - Incae (Costa Rica) - No Brasil: Londrina e PUCCAMP (Medicina)

3 ABP – o que ? Metodologia centrada no aluno
Os professores atuam como tutores/facilitadores, ajudando os acadêmicos a formularem os problemas explorando as alternativas de soluções e tomadas de decisão Conhecimento é construído a partir da pesquisa e da busca das soluções por parte do aluno A aprendizagem ocorre num ambiente de apoio e colaboração ( trabalho de equipe)

4 7 passos da ABP – Adm PUCC 1. Entrega do problema pelo professor 2. Leitura e compreensão do problema– D1 3. Geração de hipóteses, associadas aos fatos e a formulação do problema – D1 4. Definição dos objetivos de estudo e as estratégias de pesquisa/estudo – D1 e D2 5. Discussão do problema – D1 e D2 6. Feedback ( Retorno, Retroalimentação) do professor – D3 7. Avaliação do grupo - D3

5 Leitura e compreensão do caso
Leitura individual atenta e ininterrupta do texto Levantamento e esclarecimentos dos termos desconhecidos (uso de dicionário) Discussão das dúvidas sobre os termos não compreendidos Discutir e sintetizar as idéias centrais do caso

6 Geração de hipóteses Apontar as possíveis causas do problema – usar a técnica do Brainstorming (tempestade de idéias) Associação dos fatos Associação causa e efeito Formulação do problema Relatório Parcial

7 O que é a técnica de Brainstormig?
Brain = Idéia Storming = Tempestade a técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas - de duas até dez pessoas - se reúnam e se utilizem das diferenças em seus pensamentos e idéias para que possam chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim idéias inovadoras que levem o projeto adiante. Nenhuma idéia é descartada ou julgada como errada ou absurda. Dar liberdade aos participantes que apresentem suas idéias sem censura.Todas as idéias são ouvidas, anotadas e trazidas para o processo de análise e depuração.. Quando se necessita de respostas rápidas a questões relativamente simples, o brainstorming é uma das técnicas mais populares e eficazes. Esta técnica vem sendo difundida e inserida ainda em diversas outras áreas, tais como educação, negócios, informática, Internet e outras situações mais técnicas.

8 A técnica de brainstorming se aplica em:
Desenvolvimento de novos produtos - obter idéias para novos produtos e efetuar melhoramentos aos produtos existentes. Publicidade - desenvolver idéias para campanhas publicitárias Resolução de problemas - conseqüências, soluções alternativas, análise de impacto, avaliação. Gestão de processos - encontrar formas de melhorar os processos comerciais e de produção. Gestão de projetos - identificar objetivos dos clientes, riscos, entregas, pacotes de trabalho, recursos, tarefas e responsabilidades. Há 3 principais enfolques básicos no brainstorming: Encontrar os fatos, Geração da idéia, Encontrar a solução.

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10 Identificação do problema
Discutir os fatos apontados no texto; pensando nos: ‘comos’, ‘por ques’, ‘quando’, ‘onde’, ‘quem’ de modo a definir o problema em discussão. (b) manifestar e aplicar o conhecimento já existente sobre o problema; (c) considerar criticamente as informações apresentadas pelos participantes; (d) assegurar que o trabalho esteja sendo produtivo para o próximo passo (3).

11 Pesquisa/estudo Definição da estratégia de pesquisa/estudo
Distribuição das tarefas para o grupo Pesquisa bibliográfica – biblioteca Pesquisa na internet – sites de referência Debate intra-grupo / rediscussão do problema diante dos novos conhecimentos adquiridos Buscar a solução para o problema/confronto com o relatório parcial Organização do Relatório Final e da Apresentação

12 Apresentação Organização do relatório final
Organização da apresentação oral Debate aberto entre os grupos Avaliar as novas conclusões a partir dos novos conhecimentos adquiridos pela pesquisa/estudo Confronto entre o Relatório Parcial e Final

13 Síntese do professor Avaliação e discussão dos resultados obtidos
Avaliação dos trabalhos em grupo – discussão, colaboração, estratégias de pesquisa, debate intra e inter grupos Fechamento conceitual do tema Avaliação do processo

14 Papeis/responsabilidades
Líder Organiza o grupo, acompanha as estratégias de pesquisa e estudo e faz avaliação do grupo Redator Redige os relatórios Porta-voz Prepara a apresentação e apresenta oralmente o relatório final Membros Colaboram com líder, redator e porta-voz

15 Etapas 1º. dia Feedback do professor Avaliação do trabalho
Apresentação do problema Relatório Parcial Debate 2º. dia Pesquisa e estudo para a solução do problema Organização do relatório final e apresentação Idem acima 3º. dia Fechamento do relatório final e apresentação Início das apresentações Debate entre os grupos

16 Relatório Parcial 2. Fatos 3. Questões da pesquisa
1. Hipóteses 2. Fatos 3. Questões da pesquisa 4. Estratégia da pesquisa

17 Apresentação Formato Power Point (MS)
De 30 a 50 minutos para apresentação 90 minutos para debate e conclusões Dinâmica: Apresentação (porta-voz) – 2 ou 3 grupos sorteados Debatedores – sorteados na hora entre as 3 outras equipes Grupos de 6 acadêmicos

18 Relatório Final - normas
Tamanho: 2 a 4 pgs., dependendo do Problema Fonte: Times New Roman, tamanho 12 Espaçamento simples e justificado Margens: Sup – 3; Inf – 2; Esq- 3; Dir -2 Papel: A-4 Normas: ABNT para referências bibliográficas NBR 6023/2002 e citações 10520/2002 (Vide Manual de Estágio Supervisionado – Site do Aluno)

19 Relatório Final - formato
Problema: Grupo: Aluno/RA: 1. Questões e estratégia de pesquisa 2. Conceitos relevantes 3. Possíveis soluções e implicações éticas 4. Referências Bibliográficas


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