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SISTEMAS DE GERENCIAMENTO I (SGI)
DISCIPLINA SISTEMAS DE GERENCIAMENTO I (SGI) Prof. Edson Prof. Edson-2011
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Objetivos Específicos da Aula: Motores de Passo
Sistema de controle da Marcha Lenta Prof. Edson-2011
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TESTAR A INJEÇÃO ELETRÔNICA NO GOL ATÉ 17/12/2011.
PROJETO FINAL TESTAR A INJEÇÃO ELETRÔNICA NO GOL ATÉ 17/12/2011. Rotação do motor via sensor Hall Controle do tempo do bico injetor via TPS Gerar sinal de SPOUT Temperatura do Ar Prof. Edson-2011
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O primeiro motor de passo foi inventado e patenteado por um inglês chamado C. L. Walker em 1920 na cidade de Aberdeen Escócia. Motor de 32 dentes Desalinhamento de 1/3 Para controlar movimento em ângulos pequenos
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Princípio de funcionamento em passo inteiro horário
+ = 0 =Norte = 1 = Sul Off = x Corrente indica a alimentação do comum Elektor PT no.183/2000
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Princípio de funcionamento em passo inteiro anti-horário
+ = 0 =Norte = 1 = Sul Off = x Elektor PT no.183/2000
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Princípio de funcionamento em meio-passo horário
+ = 0 =Norte = 1 = Sul Off = x Elektor PT no.183/2000
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Princípio de funcionamento em meio-passo anti-horário
+ = 0 =Norte = 1 = Sul Off = x Elektor PT no.183/2000
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Chester Dawes, Curso de eletrotécnica, 1972
Quando há variação de Fluxo Magnético temos indução de corrente no fio. ECK-2011 9 Chester Dawes, Curso de eletrotécnica, 1972 9
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Motor de passo de Relutância Variável (RV)
É o modelo básico Rotor em aço silício laminado Trabalha para minimizar a relutância Lembrar do sensor de Relutância Variável !
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Motor de Passo de Imã Permanente tipo PM
É um modelo barato Rotor em imã permanente Apresenta melhor torque Baixa resolução (7,5-15 graus 48-24)
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Motor de Passo Híbrido O modelo híbrido combina as duas tecnologias Rotor em imã permanente e com lâminas. Apresenta melhor torque Alta resolução (0,9-3,6 graus 500 passos)
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Tipos de Enrolamentos Unipolar
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Tipos de Enrolamentos Bipolar
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Acionamento dos Enrolamentos do Motor de Passo RV
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Acionamento dos Enrolamentos do Motor Unipolar
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Acionamento dos Enrolamentos do Motor Bipolar com Ponte-H
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Driver de Potência L298
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Driver de Potência L298 na ECU EEC-IV – Multiponto
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ECU EEC-IV – Multiponto
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Conexão com um PIC 16F684
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Sistema de controle de Marcha Lenta (Toyota)
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Sistema de controle de Marcha Lenta (Megasquirt)
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Sistema de controle de Marcha Lenta (Motor de Passo)
Rb ~ 55R – 75R A B C D
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Sistema de controle de Marcha Lenta (Eletro-válvula)
Trabalha por chaveamento
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Sistema de controle de Marcha Lenta (Motor ou Galvo-motor)
Controle de corrente do motor, para controlar torque.
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Controlador Freescale MC33926
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Lógica de Controle da Ponte-H
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Controlador Freescale MC34921
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Sistema de controle de Marcha Lenta (Motor de Passo)
Rb ~ 55R – 75R A B C D
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Driver de Potência L298 Prof. Edson 32
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Controle do L298 PIC Prof. Edson
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Acionamento dos Enrolamentos do Motor Bipolar com Ponte-H
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Lógica de Controle do L298 Prof. Edson - 2011 35 35 PC2 PC0 PC1 PC3
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Lógica de Controle do L298 ENA In1 In2 OUT1 OUT2 X Hiz 1 ENB In3 In4
X Hiz 1 ENB In3 In4 OUT3 OUT4 X Hiz 1 Prof. Edson 36 36
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Lógica de Controle do L298 int run( int r) #include<16f877a.h> {
#fuses HS,NOWDT,NOPROTECT,NOLVP #use delay(clock= ) / #byte PORTc=0x07 int run( int r); int temp; int run( int r) { switch(r) case 1:{ PORTc=0b ; return(2); } case 2:{ PORTc=0b ; return(3); case 3:{ PORTc=0b ; return(4); case 4:{ PORTc=0b ; return(1); VOID main() { SET_TRIS_c(0X00); PORTc=0x00; temp=1; while(1) Delay_us(1000); temp=run(temp); } 37 37
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