A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Que o processo catequético de formação adotado pela Igreja para a iniciação cristã seja assumido em todo o Continente como a maneira ordinária e indispensável.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Que o processo catequético de formação adotado pela Igreja para a iniciação cristã seja assumido em todo o Continente como a maneira ordinária e indispensável."— Transcrição da apresentação:

1

2 Que o processo catequético de formação adotado pela Igreja para a iniciação cristã seja assumido em todo o Continente como a maneira ordinária e indispensável de introdução na vida cristã e como a catequese básica e fundamental. Depois, virá a catequese permanente que continua o processo de amadurecimento da fé…(n. 294) Aparecida propõe:

3 O processo de iniciação à vida cristã é muito mais exigente e comprometedor do que a tradicional preparação para os sacramentos. Não só renovar algumas metodologias, novos subsídios e melhorar a formação de catequistas... alterar a própria estrutura novo paradigma Trata-se de alterar a própria estrutura da tradicional preparação para os sacramentos e propor um novo paradigma evangelizador - catequético. UM PROCESSO CONSISTENTE DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ é indispensável ao tipo de missão que os sinais dos tempos estão pedindo à Igreja!

4 INICIAÇÃO Processo ou série de processos de natureza ritual, que realizam e marcam a promoção de indivíduos a novas posições sociais (passagem às diferentes fases do ciclo da vida e, em particular, sua incorporação à comunidade de adultos) ou o acesso a determinadas funções religiosas ou políticas (Dicionário Aurélio). Palavra que vem do latim: Palavra que vem do latim: in - ire = ir bem para dentro in - ire = ir bem para dentro in-iter = en-caminhamento intro-ducere = conduzir para dentro, introdução introdução

5 Envolve o todo da pessoa, que por um itinerário de aprendizagem, assimila convicções, doutrina e prática, crenças e valores, costumes e comportamentos novos e passa por uma renovação profunda do ser. É tempo de aproximação e imersão em novo jeito de ser; sinaliza uma mudança de vida, de comportamento, com a inserção novo grupo. O MISTÉRIO SOMENTE AOS INICIADOS É APRESENTADO O MISTÉRIO PRÓPRIO DO GRUPO.

6 Mistério = segredo que se manifesta somente aos iniciados. iniciados. Não se tem acesso ao mistério pelo ensino teórico por certas Habilidades. Tem-se acesso aos mistérios pela iniciação a essas realidades maravilhosas por meio de experiências marcantes. São os ritos iniciáticos tão desenvolvidos na antiguidade e em sociedades modernas secretas ou esotéricas, em geral, ministrados a um círculo restrito e fechado de pessoas. Iniciação é sempre iniciação ao mistério; é mergulho pessoal no mistério.

7 É o desígnio divino de salvação divino de salvação, (o segredo do Projeto de Deus para nós e o mundo, revelado plenamente em Jesus), se concentrana pessoa de Jesus, que para Paulo se concentra na pessoa de Jesus, sua vida, morte e ressurreição.

8 EXPERIMENTANDO O MISTÉRIO DA FÉ EM JESUS CRISTO, SENDO ENVOLVIDA PELA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, PERCEBENDO UM CHAMADO QUE ENCHE DE NOVO SENTIDO A SUA VIDA. È UMA PASSAGEM PARA UM NOVO MODO DE VIVER, MUITO MAIS DO QUE APENAS UMA INSTRUÇÃO SOBRE AS VERDADES DA FÉ.

9 Descobrir o mistério da pessoa de Jesus e os mistérios do Reino, assumir os compromissos de seu caminho, viver a ascese requerida pela moral cristã... são realidades muito exigentes; sem um verdadeiro processo de iniciação não se alcança seu verdadeiro sentido. A verdadeira conversão ou metanoia (mudança de mentalidade) supõe uma certa maturidade humana e toca as mais profundas tendências humanas.

10 FONTE INSPIRADORA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

11 4 o Tempo: Mistagogia 3 o Tempo: Purific. e Ilumin. 2 o Tempo: Catecumenato (ao longo do Ano Litúrgico) 1a1a 2a2a 3a3a 1 o Tempo: Evangelização ou Pré- Catecumenato 1 a Fase da Catequese 2 a Fase 3 a Fase 4 a Fase (...) CELEBRAÇÃODEENTRADACELEBRAÇÃODEENTRADA CELEBDAELEIÇÃOCELEBDAELEIÇÃO BATCONFEUCARBATCONFEUCAR Celebrações da Palavra, Exorcismos, Bênçãos, Ritos de Transição 3, 4, 5 Domin da Quar. ESCRUTÍNIOSESCRUTÍNIOS etapa Criação: Pe. Domingos Ormonde Pe. Kleber R. Silva ITINERÁRIO DA INICIAÇÃO CRISTÃ SEGUNDO O RICA

12 A catequese hoje quer recuperar o catecumenato como modelo inspirador de toda catequese, quer seja pré como pós- batismal, como processo que leva à verdadeira iniciação cristã e a uma forte experiência da fé cristã.

13

14 ITINERÁRIO PEDAGÓGICO DIVERSIFICADO SEGUNDO A SITUAÇÃO E IDADE DAS PESSOAS, QUE PERMITA APRENDER A VIVER CONFORME A FÉ CRISTÃ. ITINERÁRIO PEDAGÓGICO DIVERSIFICADO SEGUNDO A SITUAÇÃO E IDADE DAS PESSOAS, QUE PERMITA APRENDER A VIVER CONFORME A FÉ CRISTÃ.. PROCESSUAL e DIVERSIFICADA

15 CENTRADA NO MISTÉRIO PASCAL Visa à configuração com Cristo, através dos sacramentos pascais do batismo, da crisma e da eucaristia. Fonte incessante da vida cristã, vivida como seguimento de Jesus celebrado a cada domingo na Eucaristia da comunidade.

16 INTEGRADA NA PASTORAL DE CONJUNTO COM UM PROJETO OU DIRETRIZES PARA A CATEQUESE

17 DECIDIDAMENTE MISSIONÁRIA EVANGELIZADORA DECIDIDAMENTE MISSIONÁRIA EVANGELIZADORA

18 Vinde e vede (Jo 1,38-39)

19 HUMANIZADORA HUMANIZADORA ABERTA, DIALOGANTE, EMPÁTICA, ACOLHEDORA, PERSONALIZADA, DE CORAÇÃO A AÇÃO.

20 FUNDAMENTALMENTE BÍBLICA FUNDAMENTALMENTE BÍBLICA Palavra que se faz oração, meditação, contemplação, celebração e ação. Levar a Bíblia para a vida e trazer a vida para dentro da Bíblia, numa interação fecunda e integral.

21 QUERIGMÁTICA - CRISTOCÊNTRICA ANUNCIA EXPLICITA, DIRETA, ALEGRE E INCISIVAMENTE O CRISTO VIVO, A PESSOA DE JESUS CRISTO. PROVOCA O DESEJO DE CONHECER SUA VIDA E SUA PRÁTICA LIBERTADORA. LEVA AO ENCANTAMENTO E INTIMIDADE COM ELE. PROVOCA CONVERSÃO.

22 PAUTA-SE PELO PRINCÍPIO DA INTERAÇÃO FÉ-VIDA Assumir para redimir (S. Irineu de Lião), Gerando sempre um compromisso com a transformação da realidade

23 FIEL AOS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA MENSAGEM CRISTÃ.

24 LITÚRGICA – MISTAGÓGICA Vivencia a verdade: Catequese e Liturgia: duas faces do mesmo Mistério. Usa as celebrações do RICA. Valoriza a unidade dos sacramentos de iniciação

25 FONTE DE SIGNIFICADO, DE MÍSTICA E ESPIRITUALIDADE CRISTÃ FONTE DE SIGNIFICADO, DE MÍSTICA E ESPIRITUALIDADE CRISTÃ

26 FAZ DA COMUNIDADE ORIGEM, LUGAR E META DA CATEQUESE A comunidade eclesial é lugar de acolhida, de crescimento e de amadurecimento da vida cristã a serviço da evangelização e da transformação do mundo. Primeira escola de vida cristã.

27 É PERMANENTE, MAS PRIORIZA OS ADULTOS.

28 COM SABOR, GOSTO, AFETO, PAIXÃO, ARTE, FESTA, ALEGRIA Cantar, irradiar e revelar a beleza de ser UM ETERNO APRENDIZ do amor, da partilha, da justiça, da solidariedade, do diálogo, da comunhão, do serviço, da ternura e da esperança, isto é, da VIDA NOVA EM CRISTO!

29 TUDO ISTO REQUER CATEQUISTAS CRESCENTES E APRENDENTES, FIÉIS AO MESTRE JESUS NA CORAGEM PROFÉTICA DE SEGUI-LO, ASSEMELHAR-SE A ELE, VIVER SUAS PROPOSTAS DE VIDA E ASSUMIR SUA CAUSA NA PAIXÃO DE REALIZAR UMA CATEQUESE A SERVIÇO DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTA.

30 CONHECER A JESUS É O MELHOR PRESENTE QUE QUALQUER PESSOA PODE RECEBER; TÊ-LO ENCONTRADO FOI O MELHOR QUE OCORREU EM NOSSAS VIDAS; FAZÊ-LO CONHECIDO COM NOSSA PALAVRA E OBRAS É NOSSA ALEGRIA (DA 29).


Carregar ppt "Que o processo catequético de formação adotado pela Igreja para a iniciação cristã seja assumido em todo o Continente como a maneira ordinária e indispensável."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google