A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CATEQUESE E INICIAÇÃO CRISTÃ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CATEQUESE E INICIAÇÃO CRISTÃ."— Transcrição da apresentação:

1 CATEQUESE E INICIAÇÃO CRISTÃ

2 Aparecida propõe: “Que o processo catequético de formação adotado pela Igreja para a iniciação cristã seja assumido em todo o Continente como a maneira ordinária e indispensável de introdução na vida cristã e como a catequese básica e fundamental. Depois, virá a catequese permanente que continua o processo de amadurecimento da fé…”(n. 294)

3 UM PROCESSO CONSISTENTE DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
ATENÇÃO! O processo de iniciação à vida cristã é muito mais exigente e comprometedor do que a tradicional “preparação para os sacramentos”. UM PROCESSO CONSISTENTE DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ é indispensável ao tipo de missão que os sinais dos tempos estão pedindo à Igreja! Trata-se de alterar a própria estrutura da tradicional “preparação para os sacramentos” e propor um novo paradigma evangelizador - catequético. Não só renovar algumas metodologias, novos subsídios e melhorar a formação de catequistas...

4 INICIAÇÃO Palavra que vem do latim: in - ire = ir bem para dentro
in-iter = en-caminhamento intro-ducere = conduzir para dentro, introdução “Processo ou série de processos de natureza ritual, que realizam e marcam a promoção de indivíduos a novas posições sociais (passagem às diferentes fases do ciclo da vida e, em particular, sua incorporação à comunidade de adultos) ou o acesso a determinadas funções religiosas ou políticas” (Dicionário Aurélio).

5 SOMENTE AOS INICIADOS É APRESENTADO O MISTÉRIO PRÓPRIO DO GRUPO.
É tempo de aproximação e imersão em novo jeito de ser; sinaliza uma mudança de vida, de comportamento, com a inserção novo grupo. Envolve o todo da pessoa, que por um itinerário de aprendizagem, assimila convicções, doutrina e prática, crenças e valores, costumes e comportamentos novos e passa por uma renovação profunda do ser. SOMENTE OS INICIADOS É APRESENTADO O MISTÉRIO PRÓPRIO DO GRUPO. SOMENTE AOS INICIADOS É APRESENTADO O MISTÉRIO PRÓPRIO DO GRUPO.

6 Mistério = segredo que se manifesta somente aos iniciados.
INICIAÇÃO MISTÉRIO Iniciação é sempre iniciação ao mistério; é mergulho pessoal no mistério. Mistério = segredo que se manifesta somente aos iniciados. Não se tem acesso ao mistério pelo ensino teórico por certas Habilidades. Tem-se acesso aos mistérios pela iniciação a essas realidades maravilhosas por meio de experiências marcantes. São os ritos iniciáticos tão desenvolvidos na antiguidade e em sociedades modernas secretas ou esotéricas, em geral, ministrados a um círculo restrito e fechado de pessoas.

7 MISTÉRIO É o desígnio divino de salvação,
(o segredo do Projeto de Deus para nós e o mundo, revelado plenamente em Jesus), que para Paulo se concentra na pessoa de Jesus, sua vida, morte e ressurreição.

8 EXPERIMENTANDO O MISTÉRIO DA FÉ EM JESUS CRISTO,
INICIAÇÃO CRISTÃ PROCESSO ATRAVÉS DO QUAL A PESSOA VAI: EXPERIMENTANDO O MISTÉRIO DA FÉ EM JESUS CRISTO, SENDO ENVOLVIDA PELA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, PERCEBENDO UM CHAMADO QUE ENCHE DE NOVO SENTIDO A SUA VIDA. È UMA PASSAGEM PARA UM NOVO MODO DE VIVER, MUITO MAIS DO QUE APENAS UMA INSTRUÇÃO SOBRE AS VERDADES DA FÉ.

9 Descobrir o mistério da pessoa de Jesus e os mistérios do Reino, assumir os compromissos de seu caminho, viver a ascese requerida pela moral cristã... são realidades muito exigentes; sem um verdadeiro processo de iniciação não se alcança seu verdadeiro sentido. A verdadeira conversão ou metanoia (mudança de mentalidade) supõe uma certa maturidade humana e toca as mais profundas tendências humanas.

10 DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ RITUAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ
FONTE INSPIRADORA DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ O CATECUMENATO RITUAL DE INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS

11 (ao longo do Ano Litúrgico)
4o Tempo: “Mistagogia” 3o Tempo: Purific. e Ilumin. 2o Tempo: Catecumenato (ao longo do Ano Litúrgico) 1a 2a 3a 1o Tempo: Evangelização ou Pré-Catecumenato 1a Fase da Catequese 2a Fase 3a Fase 4a Fase (...) C E L B R A Ç Ã O D N T I ON F U Celebrações da Palavra, Exorcismos, Bênçãos, Ritos de Transição 3, 4, 5 Domin da Quar. S Í etapa Criação: Pe. Domingos Ormonde Pe. Kleber R. Silva ITINERÁRIO DA INICIAÇÃO CRISTÃ SEGUNDO O RICA

12 DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL
CATEQUESE A SERVIÇO DA INCIAÇÃO À VIDA CRISTÃ CATEQUESE DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL A catequese hoje quer recuperar o catecumenato como “modelo inspirador” de toda catequese, quer seja pré como pós-batismal, como processo que leva à verdadeira iniciação cristã e a uma forte experiência da fé cristã.

13 de inspiração catecumenal
Catequese de inspiração catecumenal CARACTERÍSTICAS

14 PROCESSUAL e DIVERSIFICADA
ITINERÁRIO PEDAGÓGICO DIVERSIFICADO SEGUNDO A SITUAÇÃO E IDADE DAS PESSOAS, QUE PERMITA APRENDER A VIVER CONFORME A FÉ CRISTÃ. . PROCESSUAL = ITINERÁRIO PEDAGÓGICO QUE PERMITE QUE SE APRENDA A VIVER CONFORME A FÉ CRISTÃ

15 CENTRADA NO MISTÉRIO PASCAL
Visa à configuração com Cristo, através dos sacramentos pascais do batismo, da crisma e da eucaristia. Fonte incessante da vida cristã, vivida como seguimento de Jesus celebrado a cada domingo na Eucaristia da comunidade.

16 INTEGRADA NA PASTORAL DE CONJUNTO
COM UM PROJETO OU DIRETRIZES PARA A CATEQUESE COM UM PROJETO OU DIRETRIZES PARA A CATEQUESE

17 DECIDIDAMENTE MISSIONÁRIA EVANGELIZADORA
MARCA MISSIONÁRIA

18 - TESTEMUNHO PESSOAL E COMUNITÁRIO -
IRRADIANTE - TESTEMUNHO PESSOAL E COMUNITÁRIO - “Vinde e vede” (Jo 1,38-39) Vinde e vede” (Jo 1,38-39)

19 HUMANIZADORA ABERTA, DIALOGANTE, EMPÁTICA, ACOLHEDORA, PERSONALIZADA,
DE CORAÇÃO A AÇÃO. Trata-se de estabelecer uma relação de empatia[1]: compreender corretamente o que experimenta o outro, sobretudo seus sentimentos e vivências, situar-se no lugar dele e tentar comunicar esta compreensão mais com gestos concretos que com palavras, deduzindo, por analogia o conhecimento do outro a parir do conhecimento que se tem de si próprio. Isso implica apresentar-se com humildade, numa perspectiva de também aprender com o outro, reconhecendo os próprios limites. Somente quando se aceita e se reconhece as próprias sombras, se está em condições de aceitar o outro e de compreendê-lo. [1] Aqui empatia no sentido de Hebreus 5, 2: “Todo Pontífice é capaz de ter compreensão por aqueles que ignoram ou erram, porque ele mesmo está cercado de fraquezas...”.

20 FUNDAMENTALMENTE BÍBLICA
Palavra que se faz oração, meditação, contemplação, celebração e ação. LÃPADA PARA OS MEUS PÉ E LUZ PARA O MEU CAMINHO. “Levar a Bíblia para a vida e trazer a vida para dentro da Bíblia”, numa interação fecunda e integral.

21 QUERIGMÁTICA - CRISTOCÊNTRICA
ANUNCIA EXPLICITA, DIRETA, ALEGRE E INCISIVAMENTE O CRISTO VIVO, A PESSOA DE JESUS CRISTO. PROVOCA O DESEJO DE CONHECER SUA VIDA E SUA PRÁTICA LIBERTADORA. LEVA AO ENCANTAMENTO E INTIMIDADE COM ELE. PROVOCA CONVERSÃO.

22 PAUTA-SE PELO PRINCÍPIO DA INTERAÇÃO FÉ-VIDA
Gerando sempre um compromisso com a transformação da realidade “Assumir para redimir” (S. Irineu de Lião),

23 FIEL AOS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS
DA MENSAGEM CRISTÃ.

24 LITÚRGICA – MISTAGÓGICA
Vivencia a verdade: Catequese e Liturgia: duas faces do mesmo Mistério. Usa as celebrações do RICA. Valoriza a unidade dos sacramentos de iniciação VALORIZA A UNIDADE DOS SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO

25 FONTE DE SIGNIFICADO, DE MÍSTICA E ESPIRITUALIDADE CRISTÃ

26 FAZ DA COMUNIDADE ORIGEM, LUGAR E META DA CATEQUESE
A comunidade eclesial é lugar de acolhida, de crescimento e de amadurecimento da vida cristã a serviço da evangelização e da transformação do mundo. Primeira escola de vida cristã.

27 É PERMANENTE, MAS PRIORIZA OS ADULTOS.

28 COM SABOR, GOSTO, AFETO, PAIXÃO, ARTE, FESTA, ALEGRIA
Cantar, irradiar e revelar a beleza de ser UM ETERNO APRENDIZ do amor, da partilha, da justiça, da solidariedade, do diálogo, da comunhão, do serviço, da ternura e da esperança, isto é, da VIDA NOVA EM CRISTO!

29 TUDO ISTO REQUER CATEQUISTAS CRESCENTES E APRENDENTES,
FIÉIS AO MESTRE JESUS NA CORAGEM PROFÉTICA DE SEGUI-LO, ASSEMELHAR-SE A ELE, VIVER SUAS PROPOSTAS DE VIDA E ASSUMIR SUA CAUSA NA PAIXÃO DE REALIZAR UMA CATEQUESE A SERVIÇO DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTA.

30 “CONHECER A JESUS É O MELHOR PRESENTE QUE QUALQUER PESSOA PODE RECEBER;
TÊ-LO ENCONTRADO FOI O MELHOR QUE OCORREU EM NOSSAS VIDAS; FAZÊ-LO CONHECIDO COM NOSSA PALAVRA E OBRAS É NOSSA ALEGRIA” (DA 29).


Carregar ppt "CATEQUESE E INICIAÇÃO CRISTÃ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google