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Teoria cognitivista de Piaget

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Apresentação em tema: "Teoria cognitivista de Piaget"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria cognitivista de Piaget

2 Bases da teoria  Suíço (1896 – 1980)  Biólogo:
Darwin ( )  naturalista britânico (teoria evolucionista): adaptação A evolução das espécies ocorre por um processo de seleção natural (condições ambientais) por meio da qual as gerações vão se adaptando progressivamente às exigências do meio para a sua sobrevivência (capacidade inerente)

3 Bases da teoria Iluminismo (Europa (latina)
Russeau( )/Kant ( )  inatismo (cognitivo/moral)  modelos organicistas (psicologia evolutiva = TDPsi) A criança vem ao mundo com um plano de desenvolvimento inato, que irá se realizar ao longo de estágios evolutivos caracterizados por limites e possibilidades próprios. Esse processo é resultado da ação educativa.

4 Principais postulados
 desenvolvimento é um processo inato, orgânico  estágios sucessivos : limites e possibilidades próprios  universal: mesmo processo, mesmas fases, previsível  teleonomia (Darwin): a evolução consiste numa série de mudanças que levam a um estado final O desenvolvimento consiste em uma sucessão ordenada e previsível de mudanças que terminam com o final da adolescência, quando o ser humano alcança a maturidade (orgânica) (até o final da adolescência, o indivíduo já alcançou o nível máximo de desenvolvimento físico e cognitivo).

5 Ponto de partida da teoria
 “como o bebê recém nascido, cujo comportamento é puramente biológico, chega ao nível de conhecimento abstrato e altamente organizado que é encontrado no adulto?”  análise evolutiva da criança desde o nascimento até a adolescência, a qual deveria se caracterizar por processos de sucessivas adaptações às exigências do meio, em constantes transformações (universalidade);  esse processo se daria em estágios de desenvolvimento, caracterizados por limites e possibilidades, os quais seriam determinantes para as características de cada etapa do desenvolvimento, assim como da progressão entre elas.

6 Nomenclaturas  epistemologia genética: epistemologia = estudo da natureza, etapas e limites do conhecimento humano / genética = gênese = origem e desenvolvimento  psicogênese: desenvolvimento psicológico desde a origem Piaget = epistemólogo  teoria cognitivista = teoria sobre a gênese e desenvolvimento do conhecimento humano (conhecimento como processo e não conteúdo  cognição)

7 Principais idéias  as crianças não pensam como os adultos (compreensão, explicação, conjecturas)  seqüência de estágios da imaturidade (recém nascido) até a adolescência  conhecimento = reelaboração  desenvolvimento = inato => universal e previsível (organicismo)  contrapondo ao enfoque mecanicista  causa do desenvolvimento = adaptação (resposta adequada)

8 IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
- ensino = desafio (concepções, resolução...)  elaboração (repertório  hipótese) solução Conhecimentos prévios confrontados pelo “problema” => novas idéias, formas de responder

9 Implicações Pedagógicas
Exemplo - conhecimento prévio  açúcar é solúvel em água - confronto  o açúcar começa a se depositar no fundo do copo com água  se a água é solúvel, por que ela não se misturou? - desequilíbrio: conhecimento prévio não resolve o problema - adaptação: hipóteses (“talvez porque agora tem açúcar demais”)

10 Implicações Pedagógicas
Exemplo (cont.) - conhecimento novo: conceito de saturação)  resolveu => equilíbrio - equilibração: novas respostas que resolvam o desequilíbrio = aprendizagem - aprendizagem = construção de conhecimentos (construtivismo)

11 Processo do desenvolvimento
“Na medida em que lhe falta uma resposta que permite resolver o problema, o organismo se encontra em um estado de desequilíbrio em relação ao meio; o processo de encontrar respostas novas procura restaurar o equilíbrio e melhorar, assim, a adaptação às exigências ou demandas do ambiente. À medida que a maturação vai abrindo novas possibilidades, que a exploração do ambiente apresenta novos desafios e que a educação vai apresentando novas questões, a pessoa em desenvolvimento se vê obrigada a ir construindo respostas novas, conseguindo assim níveis de adaptação cada vez mais elaborados, fruto a uma tendência contínua e ascendente à equilibração.” (COLL, MARCHESI, PALACIOS & COLS., 2004, p.28)

12 Implicações Pedagógicas
Desenvolvimento  aprendizagem - partir do que o aluno já sabe e propor desafios (provocar desequilíbrios) - avaliação diagnóstica (para determinar o que o aluno já sabe a fim de planejar o ensino): - aluno ativo, promoção da autonomia intelectual

13 Outros conceitos importantes
 esquema: unidade básica da vida intelectual (ações concretas/mentais) – sugar - segurar diversificando – sugar para alimentar-se, sugar pelo prazer de sugar complexificando pela associação entre esquemas – segurar um objeto, colocá- lo na boca e sugá-lo (esquemas: sugar, segurar, levar a mão até a boca)

14 Outros conceitos importantes
Exemplo: esquema Mover a mão até um objeto Segurar um objeto com a mão Sugar Olhar um objeto Levar a mão com um objeto à boca Mover a mão até a boca Sugar para alimentar-se Sugar um objeto Sugar um objeto por prazer Sugar pelo prazer de sugar

15 Outros conceitos importantes
Descrição básica de um esquema:  a criança é capaz de uma ação (concreta/simbólica)  capaz repeti-la => esquema da ação  quando é capaz de repeti-la intencionalmente, considera-se o esquema dominado

16 Outros conceitos importantes
 ações simbólicas: esquemas internalizados, transformados em representações mentais Exemplos: fingir que come um lanche sem ter nada realmente nas mãos/boca (concreto) - calcular mentalmente uma adição (raciocínio)

17 Outros conceitos importantes
Exemplo: esquema simbólico Carro  movimenta-se autonomamente Ser vivo = movimenta-se autonomamente Carro = ser vivo

18 Outros conceitos importantes
 operações: raciocínio organizado, coerente e lógico (seriação, inclusão de classes, correspondência numérica, conservação etc.).  no exemplo anterior / conhec. Prévio  aprendizagem operatória: resultantes desses raciocínios.  no exemplo: carro como ser vivo.  assimilação: ato de repetir a ação com o objeto com a qual se formou o esquema. (no exemplo: todas as vezes que a criança ver um carro, vai pensar que ele é um ser vivo)

19 Outros conceitos importantes
acomodação: modificar um esquema quando ele não resolve o desequilíbrio Cachorro = pelo, 4 patas, 1 cauda Gato = pelo, 4 patas, 1 cauda = cachorro Latido Miado

20 Outros conceitos importantes
 estrutura: esquemas relacionados níveis similares de complexidade e funcionamento característicos (fases) Exemplo: soma e subtração pelo concreto  estágio: cada nível estrutural (de complexidade e funcionamento) corresponde a um estágio evolutivo.

21 Estágios de desenvolvimento
Estágio sensório-motor (0 a 2 anos): - esquemas e estruturas  ações motoras e percepções sensoriais - inteligência prática: problemas práticos (mover o móbile, colocar algo na boca) desenvolvimento = reflexos inatos + maturação (a maturação é determinante) - egocentrismo: capacidades e interesses (corpo, entorno) – ponto de vista próprio (ext/int)

22 Estágios de desenvolvimento
Estágio pré-operatório (2 a 7 anos) - inteligência simbólica - antecipação de resultados ( X seqüencialidade; “aqui-agora”) - conhecimento (instrumental) x resultado imediato da ação - linguagem (desenvolvimento cognitivo) - imaginação (fantasia): - jogo simbólico – aprendiz. (lgg, raciocínio, criatividade, planejamento)

23 Estágios do desenvolvimento
- raciocínio lógico (incipiente) * centração (fixa-se num aspecto do objeto e despreza os demais) – vol. * egocentrismo (monólogos, não existem regras socialmente partilhadas)  linguagem egocêntrica (organizar o raciocínio)

24 Estágios de desenvolvimento
Outras implicações do egocentrismo: . predominância da percepção: (número de elementos, longitude, área, massa, peso, volume) são suas referências para entender . Animismo .Fenomenismo (ou causalidade): dormir . Finalismo: Artificialismo

25 Estágios de desenvolvimento
Estágio das operações concretas (7 a 12 anos) - raciocínio lógico mais desenvolvido - superação do egocentrismo : coordenar ao mesmo tempo diferentes informações, idéias ou conceitos (realizam com êxito o teste da conservação – copo fino/largo) ) graças à pela maturação neurológica e/ou o aprimoramento da habilidade cognitiva pela prática e experiência - verificação empírica => aprendizagem pela experiência concreta

26 Estágios do desenvolvimento
Estágio das operações formais (12 a 20 anos) - raciocínio lógico - máximo - coerente e sistemático - múltiplas hipóeteses - verificação ordenada e exaustiva, desprezando as que não se confirmam - cientista (imagina hipóteses, organiza-as, comprova-as, verifica-as, sistematiza os resultados de suas descobertas etc.)

27 Avaliação  aprendizagem e desenvolvimento cognitivo:
“o nível de competência intelectual de uma pessoa em um determinado momento de seu desenvolvimento depende da natureza de seus esquemas, do número deles e da maneira como se combinam e se coordenam entre si.” (Coll, 1985 apud Col, Marchesi, Palacios & Cols., 2004, p.46).  valorizar o processo de elaboração (conhecimento = construção) ( competências cognitivas têm a mesma importância que os conteúdos)  Prontidão (diagnose de amadurecimento neurológico e psicológico) esquemas de ação e de pensamento para interação de aprendizagem competências cognitivas de cada estágio: possibilidades de aprender

28 Bibliografia Indicada
COLL, C., MARCHESI, A., PALÁCIOS, J. e cols. Desenvolvimento Psicológico e Educação. Vol.1. 2ª.ed. Porto Alegre: Artmed, p. PIAGET. J. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense- Universitária, p. ________. A Formação do Símbolo na Criança. Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Trad. Alvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1971. RAMOZZI- CHIAROTTINO, Z. Psicologia e Epstemologia Genética de Jean Piaget. São Paulo: EPU, p.


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