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A prática docente no Ensino Superior

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Apresentação em tema: "A prática docente no Ensino Superior"— Transcrição da apresentação:

1 A prática docente no Ensino Superior
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- USP 2014 Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas FFCLRP/DEDIC/USP

2 Educação Superior: espaço social e simbólico

3 O campo da docência na Educação Superior
Políticas na Educação Superior no Brasil e a Pós-Graduação A docência na Educação Superior e os estudantes universitários Pedagogia Universitária e Aprendizado Docente

4 Políticas de Educação Superior e a Pós-Graduação
Contexto Institucional: Cenário complexo e multidimensional: globalização, fronteiras, intercâmbios, Repercussões de mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais Processos de ajuste, de resistência, de improvisação e de alterações (Chauí, 2003; Morosini, 2012; Oliveira e Catani, 2013)

5 Políticas de Educação Superior e a Pós-Graduação
Desafio de um modelo pedagógico e curricular que instaure equilíbrio entre a performance científica, técnica e tecnológica Um espaço social definidor das expectativas e empregabilidade (estudante) Espaço de status profissional, de onde emergem as necessidades de formação básica, especializada e continuada; capital cultural (Layer, 1996; Zabalza, 2009).

6 Políticas de Educação Superior e a Pós-Graduação
Gestão Universitária desafiada a: Melhorar a qualidade de suas ações, considerando-se as imbricações entre o mundo universitário interno e o espaço externo Entrelaçar referências externas a estas perspectivas: as políticas de educação superior, os avanços científicos e tecnológicos, as comunidades e as demandas do mundo do trabalho

7 Políticas de Educação Superior e a Pós-Graduação
Plano Nacional de Pós –Graduação (PNPG) - Comissão Especial de Acompanhamento e Elaboração da Agenda Nacional de Pesquisa Temas analisados: Avaliação, Inovação, Internacionalização, Redes e Associações, Inter e Multidisciplinaridade e Educação Básica O PNPG está organizado em cinco eixos: 1. A expansão do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), a primazia da qualidade, a quebra da endogenia e a atenção à redução das assimetrias. 2. A criação de uma nova agenda nacional de pesquisa e sua associação com a pós-graduação. 3. O aperfeiçoamento da avaliação e sua expansão para outros segmentos do sistema de C,T&I. 4. A multi- e a interdisciplinaridade entre as principais características da pós-graduação e importantes temas da pesquisa. 5. O apoio à educação básica e a outros níveis e modalidades de ensino, especialmente o ensino médio.

8 Plano Nacional de Educação 2011-2020
Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% (...) da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta Meta 13: Elevar a qualidade da educação superior pela ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de educação superior para 75%, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício, sendo, do total, 35% doutores Meta 14: Elevar gradualmente o número de matrículas na pós- graduação stricto sensu de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores.

9 Tensões | Conflitos | Exigências | Pressões | Demandas| …
Proletarização Maior controle Avaliação Prestação de contas Burocratização Multiplicação de tarefas Perda de prestígio Obrigação de resultados Um problema: Regulação e intensificação do trabalho docente. TENSÕES | CONFLITOS EXIGÊNCIAS | PRESSÕES | DEMANDAS | ETC. Processos vários, mas que contribuem para desvalorizar a profissão e tornar mais difícil o dia-a-dia dos professores: → Proletarização → Maior controlo → Burocratização → Avaliação → Prestação de contas → Perda de prestígio → Obrigação de resultados → Multiplicação de tarefas

10 Brecha Fenda À medida que há aumento das expectativas e exigências
sobre o trabalho dos professores… Brecha Fenda … observa-se a diminuição das possibilidades práticas dos professores (recrutamento, formação, condições de trabalho, estatuto profissional, prestígio social). Estranhamente, À medida que foram aumentando as expectativas sobre o trabalhos dos professores… …. foram diminuindo as possibilidades práticas dos professores (recrutamento, formação, condições de trabalho, estatuto profissional, prestígio social, etc.). Se não compreendermos este paradoxo, não compreendemos nada do que são os dilemas actuais da profissão docente. É preciso fechar a fenda, a brecha. Não diminuindo as nossas expectativas sobre o poder da educação, mas procurando reforçar os professores, no seu papel e na sua capacidade de acção.

11 As exigências legais para a atuação no ensino superior
Magistério da Educação Superior: Lei 9394/96 e Decreto 2.207/97 Preparação em nível de PG, prioritariamente em programas de M e D stricto sensu

12 A docência no Ensino Superior: o passado
Uma formação e um desenvolvimento profissionais alicerçados na experiência ou na investigação A ausência ou a fragilidade das oportunidades de uma formação pedagógica sistemática, cientificamente fundamentada e continuada

13 A docência no Ensino Superior: o presente
A exigência de uma formação pedagógica sistemática, cientificamente fundamentada e continuada Uma nova profissionalidade assentada também no compromisso ético, social, cultural e institucional A importância das competências relacionais, sociais e comunicacionais dos docentes

14 São profissionais em formação, com opção profissional definida (ou não) e relacionada ao mundo do trabalho Aluno adulto: inserido na vida social, com acesso à diferentes linguagens, com apropriação de signos e modos de pensar próprios da vida escolar Aluno adulto: sofre de deficiências em seu processo de escolarização, escolha profissional, grau diferenciado de capital cultural, etc.

15 CAMPO DA DOCÊNCIA: ensino, pesquisa e extensão
Conteúdos das diversas áreas do saber e do ensino Conteúdos didático-pedagógicos relacionados ao campo da atividade profissional Conteúdos relacionados a saberes pedagógicos mais amplos do campo teórico da prática educacional Conteúdos ligados à explicitação do sentido da existência humana individual, com sensibilidade pessoal e social

16 Docência como ação complexa
Os elementos didáticos referentes a aprendizagem, numa teia significativa Os processos interpessoais A construção individual e coletiva como categoria profissional Os processos de ensinagem

17 Pedagogia Universitária Aprendizagem docente
Processos de ensinar e aprender Campo disciplinar Aprendizagem docente Aprendizagem colaborativa Conhecimento profissional partilhado

18 Pedagogia Universitária e Aprendizado Docente
Processo Formativo Docente: Natureza Social Constituição profissional: Âmbiência pessoal e institucional Professoralidade: conhecimento pedagógico compartilhado e rede de interações

19 Pedagogia Universitária e Aprendizado Docente
Marcelo Garcia(2012): Professor deveria compreender bem a matéria que ensina e ensiná-la de uma forma diferente que aprendeu. Conhecer o conteúdo significa: Conhecê-lo em profundidade Estar mentalmente organizado, ou seja, com informações atualizadas, com conhecimento de diversos pontos de vista e com reflexões amplas sobre as consequências sociais da produção do conhecimento. Utilizar metáforas, ilustrações, explicações sobre a produção textual, etc. (Curso de Direito diferente do Curso de Comunicação, etc).

20 Pedagogia Universitária e Aprendizado Docente

21 Os elementos didático-pedagógicos
1. Análise da disciplina: Lógica própria e articulações num quadro-prático global Identificação da disciplina: obrigatória , optativa, introdutória, de fundamentos, de aprofundamentos, especialização, tecnológica, teórica-conceitual, teórico-prática

22 Os elementos didático-pedagógicos
2. Análise dos conteúdos do plano disciplinar: Conteúdos essenciais e complementares (conceitos, princípios, leis, nexos e relações determinantes) Níveis de abordagens: introdução, fundamentos, aprofundamentos e complementares Tipologia dos conteúdos: conceituais, factuais, procedimentais e atitudinais (Zabala, Antoni, 1998).

23 Os elementos didático-pedagógicos
3. Construção do Programa de aprendizagem Qual a melhor forma de fazer o estudante apreender o conteúdo, seja ele cognitivo, procedimental ou atitudinal? Ensino: ação compartilhada, contrato didático Espaço e compromisso do estudante

24 Os elementos didático-pedagógicos
Valorização do domínio do conteúdo pelo docente Superar a visão do conteúdo tomado apenas como quadro científico definido e resultado de pesquisa Tomá-lo como ferramenta de apreensão da realidade do futuro profissional, estudante da graduação

25 Desafios para o docente
Programa de aprendizagem: Projeto do curso, estudante e Perfil pretendido Associar os Programas com objetivos, metodologia ativa e estudantes Auxiliar o estudante na construção do projeto pessoal e profissional C Associar conteúdos, objetivos, e metodologia Registrar processos efetivados, Sínteses: Acompanhar Suportes: como fazer, papéis, fontes básicas e complementares Construir contrato de res- ponsabilidades e definição de tarefas

26 OUTROS DESAFIOS Compreensão da necessidade de ruptura com o tradicional repasse Nova visão quanto ao processo de ensino e de aprendizagem e diferenciada ação docente e discente

27 Professor:  verdadeiro estrategista no trabalho com conteúdos e processos de apropriação
Estuda, seleciona, organiza e propõe as mediações necessárias para apropriação do conhecimento Atua com questionamentos, dúvidas, inserções dos alunos, críticas, resultados incertos, respostas incompletas e perguntas inesperadas

28 Ponto de partida: conhecimentos prévios
Estratégias de organização da informação, de compreensão / sistematização dos saberes e para desenvolvimento de competências. Desafio: inserção do estudante como sujeito do processo de apropriação dos saberes, atuando como parceiro e corresponsável, na efetivação do programa de aprendizagem

29 Docência: ação complexa
Requer: domínio disciplinar, diálogo com outros campos curriculares, leitura do contexto cultural dos estudantes, construção de profissionalidade, valores, posições políticas e éticas

30 Reforçar as lógicas de cooperação de partilha na profissão docente
→ Recusa da lógica individualista e isolacionista. → Cultura profissional | Redes de trabalho | Equipes | Comunidades de prática. → Integração dos mais jovens, professores iniciantes Primeiro estranha-se. Depois entranha-se. Fernando Pessoa


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