A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR
CADEP COORDENAÇÃO DE APOIO À DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA Encontro CADEP/Jornada

2 Avaliação e a prática docente
Quando o aluno apenas repete o que o professor ensina Memorização Repetição Reproduzir modelos sem procurar sentido algum

3 CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E SUAS
MANIFESTAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR: FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO Tradicional: Memorização; provas, exercícios; reprodutivista; classificatória. Liberal: Escola Nova: relação do sujeito com o conhecimento; privilegia a auto-avaliação; desenvolvimento individual do aluno; valorização dos aspectos afetivos (atitudes); Avaliação: debates, seminários, murais, relatórios, trabalhos em grupo. Liberal: Tecnicista: formal; notas; produtividade do aluno; testes objetivos; exercícios programados; constatar se os alunos adquiriram os comportamentos desejados; exagerado apego aos livros didáticos.

4 CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E SUAS
MANIFESTAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR: FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO Libertária: não prevê nenhum tipo de avaliação em relação aos conteúdos; avaliação nas situações vividas, experimentadas. Visão do coletivo. Ênfase na possitividade. Libertadora: prática emancipadora; processo de grupo e compromissos destes; trabalhos escritos e auto-avaliação em termos do compromisso assumido com o grupo e com a prática social. Histórico-Crítica: prática social\emancipadora; função diagnóstica; pressupõe tomada de decisão; o aluno toma conhecimento dos resultados de sua aprendizagem e organiza-se para as mudanças necessárias.

5 Quando o aluno obtém boas notas nas provas
- Qual a interpretação feita: Pelo professor Pelos pais Pelo aluno - O que a “boa nota” quer dizer? Colocar charge do chico bento

6 Quando o professor fala sem parar e o aluno anota para reproduzir
- respostas prontas e decoradas - nota pelo caderno

7

8

9

10

11 Avaliar de acordo com os níveis de complexidade desejados:
Os objetivos visando a construção do conhecimento são propostos em diferentes níveis, crescendo em complexidade: (re)conhecimento Compreensão Aplicação Análise Síntese Julgamento (avaliação)

12 (Re)conhecimento Estrutura da questão:
-Há um pequeno contexto ou simples enunciado -Há critérios de identificação do objeto do conhecimento -O comando da questão é claro e preciso: identifique, nomeie, assinale, cite, complete a lacuna, relacione as colunas, etc

13 Relacione os nomes das aranhas venenosas:
Ciências – 6a. série Relacione os nomes das aranhas venenosas: Aranha marrom ( ) latrodectes Armadeira ( ) lycosa Tarântula ( ) loxóceles Viúva-negra ( ) ortognata Caranguejeira ( ) phoneutria Apelo p a memorização, pouco significativo, sem análise ou explicação. O que isso representa para um aluno do EF? Não estamos afirmando que o aluno não sabe nada. Estamos apenas mostrando que esta questão favorece a memorização mecânica. Mesmo que o aluno acerte todos os itens, o professor não tem como saber se ele estabeleceu relações significativas.

14 1. Sublinhe o sujeito da oração:
André fez o segundo gol.

15 Compreensão - Enunciados relativos ao objeto do conhecimento - Há solicitação de descrição ou de demonstração de compreensão: descreva, explique, dê o significado, apresente características.

16 - -As palavras de comando tornam as questões imprecisas - -
1. Estabeleça, em redação sucinta, a diferença ente empresa e sociedade. 2. Faça um comentário sobre a tipologia dos governos segundo Montesquieu com seus princípios da natureza. 3. Conceitue você a doutrina do poder constituinte. 4. Como você justifica ser dogmática a Constituição brasileira de 1988? 5. Os Livros Sagrados são suscetíveis de interpretação? Comente. - -As palavras de comando tornam as questões imprecisas - - Porém devemos ter cuidado com a linguagem utilizada. Embora, muitas vezes tentemos analisar o grau de compreensao do aluno, deixamos a desejar na eladoração das questoes e explicitação dos nossos critérios e objetivos.

17 Em uma região de km² estão assentadas 8000 famílias, com um total de pessoas, que cuidam de cabeças de gado. Determine a densidade demográfica desta região.

18 Análise -Enuncia-se ‘o todo’ a ser analisado
Indicam-se parâmetros para análise Explicita-se o objetivo da análise.

19 1. A Segunda Guerra Mundial se deu em virtude de uma série de problemas econômicos vividos pelos países europeus. Analise a conjuntura econômica européia do momento que antecedeu aquele acontecimento. Apresente, junto com sua análise, as três principais razões econômicas que provocaram a guerra. A questão indica o todo a ser analisado (2a. Guerra Mundial) Parametros para análise (conjuntura econômica antes da guerra) Indica critérios de avaliação: escrever a análise e as 3 razoes.

20 Síntese Há uma apresentação ou indicação de partes
Indicam elos comuns entre as partes solicita-se com precisão o objetivo de chegada

21 Na palestra a que assistimos estudamos o papel social da escola hoje
Na palestra a que assistimos estudamos o papel social da escola hoje. O professor analisou três aspectos: a nova sociedade, a velha escola e a nova escola. A partir dos elementos abordados, construa um parágrafo-síntese da análise feita. A sintese vem após várias análises.

22 Julgamento (avaliação)
-indicação de parâmetros para julgamento -proposição da situação/ sentença/ fato/ discurso a ser avaliado

23 Aqui a avaliação é feita tomando como base a coerência da argumentação do discurso
Textos Pesquisas Auto-avaliação

24 Considerações ao avaliar:
saber que a avaliação é um momento de refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem e não um acerto de contas elaborar bem questões a serem abordadas contextualizar conteúdos utilizar linguagem clara e precisa criar ambiente favorável à realização da avaliação O professor deve dispor de diferentes instrumentos de avaliação. O conhecimento e elaboração desses instrumentos estão ligados à convicção de que a avaliação não deve servir como forma de pressão p manter a disciplina ou obrigar o aluno a estudar. 2. Elaborar bem as questões é saber contextualizar de acordo com os objetivos estabelecidos, questionando apenas os conteúdos relevantes e não colocar ‘pegadinhas’ para prejudicar o aluno. 3. O problema não é eliminar as provas mas dar-lhes um novo significado: momento privilegiado de aprendizagem 4. O que poderia parecer fundamental para o aluno, muitas vezes é secundário para o professor, por isso devem ser claros os critérios de avaliação o professor deve dispor de recursos capazes de criar condições para que o aluno realiza sua avaliação. Para q não ocorra o “Deu branco”.

25 Considerações ao avaliar:
1 - O professor deve dispor de diferentes instrumentos de avaliação. O conhecimento e elaboração desses instrumentos estão ligados à convicção de que a avaliação não deve servir como forma de pressão para manter a disciplina ou obrigar o aluno a estudar. 2 - Elaborar bem as questões é saber contextualizar de acordo com os objetivos estabelecidos, questionando apenas os conteúdos relevantes e não colocar ‘pegadinhas’ para prejudicar o aluno.

26 Considerações ao avaliar:
3 - O problema não é eliminar as provas mas dar-lhes um novo significado: momento privilegiado de aprendizagem. 4 - O que poderia parecer fundamental para o aluno, muitas vezes é secundário para o professor, por isso devem ser claros os critérios de avaliação. 5 - O professor deve dispor de recursos capazes de criar condições para que o aluno realiza sua avaliação. Para que não ocorra o “deu branco”.


Carregar ppt "AVALIAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google