A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teia do Saber 2007 Apresentação do Projeto Básico Aspectos Pedagógicos e Técnicos Resumo do Projeto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teia do Saber 2007 Apresentação do Projeto Básico Aspectos Pedagógicos e Técnicos Resumo do Projeto."— Transcrição da apresentação:

1 Teia do Saber 2007 Apresentação do Projeto Básico Aspectos Pedagógicos e Técnicos Resumo do Projeto

2 Projeto Básico OBJETO: Contratação de Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, devidamente autorizadas / reconhecidas, para implementar as ações do Programa de Formação Continuada de Professores –Teia do Saber – da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, visando à capacitação de professores que atuam na Rede Estadual de Ensino.

3 PÚBLICO ALVO Professores da Rede Estadual dos Ciclos I e II do Ensino Fundamental e Médio ESPECIFICAÇÕES DOS CURSOS Os cursos para o ensino Fundamental e Médio, a serem realizados na Instituição de Ensino Superior contratada, deverão organizar-se por nível de ensino, área de conhecimento ou disciplina, divididos conforme os Eixos Temáticos do Ministério da Educação. Os Eixos estão divididos em três grupos I, II e III, o professor poderá escolher um deles.

4 ENSINO MÉDIO Deverão ser realizados, na Instituição CONTRATADA, cursos de formação continuada: Item I – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Metodologias de ensino de disciplinas da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio: Física, Química e Biologia; Item II – Linguagens Códigos e suas Tecnologias. Metodologias de ensino de disciplinas da Área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Estrangeira Moderna; Item III – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Metodologias de ensino de disciplinas da Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Ensino Médio: História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Psicologia. Os Temas a serem desenvolvidos em cada uma das áreas do Ensino Médio se encontram organizados conforme tabela 1.

5 Áreas do Conhecimento – EM Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Ciências Humanas e suas Tecnologias Linguagens Códigos e suas Tecnologias I Ciências da natureza, Matemáticas e suas tecnologias: A articulação entre as disciplinas e os Temas Ciências Humanas e suas Tecnologias: A articulação entre as disciplinas e os Temas Linguagens e códigos e suas tecnologias: A articulação entre as disciplinas e os Temas Interação entre os seres vivos O que é FilosofiaUso da Língua Calor, ambiente e usos de energia Cidadania: diferenças e desigualdades Linguagem corporal Identidade dos seres vivos Individualidade e sociedade Linguagem verbal, não- verbal e digital TransformaçõesDinâmica do espaçoInterlocução Analise de dados e probabilidade Números e operações

6 II Ciências da natureza, Matemáticas e suas tecnologias: A articulação entre as disciplinas e os Temas Ciências Humanas e suas Tecnologias: A articulação entre as disciplinas e os Temas Linguagens e códigos e suas tecnologias: A articulação entre as disciplinas e os Temas Origem e Evolução da VidaConstrução do sujeito moral Diálogo entre textos: um exercício de leitura Universo, Terra e VidaCultura e TrabalhoSigno Movimento, variação e conservação Cultura e sociedadeDenotação e conotação Geometria O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos Propriedade das Substâncias Transformações Números e operações Modelos de constituição da Matéria Matéria e Radiação

7 III Ciências da natureza, Matemáticas e suas tecnologias: A articulação entre as disciplinas e os Temas Ciências Humanas e suas Tecnologias: A articulação entre as disciplinas e os Temas Linguagens e códigos e suas tecnologias: A articulação entre as disciplinas e os Temas Transmissão da vida, ética e manipulação genética Transporte e comunicação no caminho da globalização O Texto como representação do imaginário e a construção do patrimônio cultural Química e sociedadeNações e NacionalismosProtagonismo Química, cidadania e Meio AmbienteRelações de poder e Democracia Produções artísticas e manifestações culturais Análise de dados e probabilidades O homem criador de Paisagem/Modificador do espaço Números e Operações O território Brasileiro: um espaço globalizado Equipamentos Elétricos e Telecomunicações Tecnologia Química Som, Imagem e Informação.

8 ENSINO FUNDAMENTAL - CICLO II E ENSINO MÉDIO (LER PARA APRENDER) Item IV - Curso destinado a todos os professores de todas as disciplinas que atuam no ciclo II do Ensino fundamental e do Ensino Médio e ainda não fizeram esse curso. Deverão ser realizados, na Instituição CONTRATADA, cursos de formação continuada de Metodologias de Ensino da Leitura em todos os componentes curriculares do ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio I (Curso Inicial). Item V – Curso destinado a todos os professores de todas as disciplinas do Ensino Fundamental – Ciclo II e do Ensino Médio que já fizeram o curso Inicial anteriormente. Deverão ser realizados, na Instituição CONTRATADA, cursos de formação continuada de Metodologias de Ensino da Leitura em todos os componentes curriculares do ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio II (Curso em Continuidade). Item VI – Curso destinado a todos os professores de todas as disciplinas do Ensino Fundamental – Ciclo II e do Ensino Médio que já fizeram o curso em Continuidade anteriormente. Deverão ser realizados, na Instituição CONTRATADA, cursos de formação continuada de Metodologias de Ensino da Leitura em todos os componentes curriculares do ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio III (Curso em Aprofundamento).

9 ENSINO FUNDAMENTAL - CICLO II Item VII – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Metodologias de Ensino de disciplinas da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Fundamental; Item VIII – Linguagens Códigos e suas Tecnologias. Metodologias de ensino de disciplinas da Área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Estrangeira Moderna; Item IX – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Metodologias de ensino de disciplinas da Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Ensino Fundamental: História, Geografia. Os Temas a serem desenvolvidos em cada uma das áreas do Ensino Médio se encontram organizados conforme tabela 2.

10 Áreas do Conhecimento – EF Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Ciências Humanas e suas Tecnologias Linguagens Códigos e suas Tecnologias E i x o s t e m á ti c o s – I Ciências da natureza, Matemáticas e suas tecnologias: A articulação entre as disciplinas e os Temas Ciências Humanas e suas Tecnologias: A articulação entre as disciplinas e os Temas Linguagens e códigos e suas tecnologias: A articulação entre as disciplinas e os Temas Terra e Universo A Geografia como uma possibilidade de leitura e compreensão do mundo Ego - Identidade do aluno Números e Operações Histórias de Vida, diversidade populacional e migrações A Identidade cultural em expressões corporais e artísticas Um só mundo e muitos cenários geográficos Discurso, enunciação, texto e textualidade População brasileira: várias origens, várias histórias E i x o s T e m á ti c o s – II Ciências da natureza, Matemáticas e suas tecnologias: A articulação entre as disciplinas e os Temas Ciências Humanas e suas Tecnologias: A articulação entre as disciplinas e os Temas Linguagens e códigos e suas tecnologias: A articulação entre as disciplinas e os Temas Espaço e Forma O estudo da natureza e sua importância para o homem Etno - O aluno em seu ambiente Grandezas e Medidas O campo e a cidade como formações socioespaciais Formas de expressão (corporal e artística) Vida e Ambiente Usos da terra, diferentes formas de posse e propriedade Diversidade textual e a formação de leitores e produtores de texto Processo de formação e expansão do capitalismo no mundo. Evolução do capitalismo industrial

11 III Ciências da natureza, Matemáticas e suas tecnologias: A articulação entre as disciplinas e os Temas Ciências Humanas e suas Tecnologias: A articulação entre as disciplinas e os Temas Linguagens e códigos e suas tecnologias: A articulação entre as disciplinas e os Temas Relações entre sociedade, cultura e natureza Global - O mundo que cerca o aluno Tratamento da Informação A evolução das tecnologias e as novas territorialidades em redes Produções artísticas e manifestações culturais Ser Humano e Saúde Modernização, modos de vida e a problemática ambiental Preconceito lingüístico e as relações escolares Tecnologia e Sociedade Formação do Estado Nacional/ Identidade Nacional Século XX ­- A nova ordem Mundial

12 ENSINO FUNDAMENTAL - CICLO I Item X – Curso destinado a professores do Ciclo I - 1ª a 4ª séries que ainda não fizeram esse curso (Inicial) Necessita de autorização expressa da Coordenadora da CENP quando houver a necessidade de se formar mais de uma turma. Deverão ser realizados, na Instituição CONTRATADA, cursos de formação continuada de Metodologias do ensino da leitura em todos os componentes curriculares do ciclo I do ensino fundamental I (Ler para Aprender), Curso Inicial. Item XI – Destinado a professores do Ciclo I - 1ª a 4ª séries que já participaram do curso Inicial. Necessita de autorização expressa da Coordenadora da CENP quando houver a necessidade de se formar mais de uma turma. Deverão ser realizados, na Instituição CONTRATADA, cursos de formação continuada de Metodologias do ensino da leitura em todos os componentes curriculares do ciclo I do ensino fundamental II (Ler para Aprender), Curso em Continuidade

13 7. INSCRIÇÕES 7.1 O período de inscrição para o curso TEIA DO SABER será de 30 de julho (segunda-feira) a 9 de agosto (quinta-feira) de A inscrição será on line no Site Secretaria de Estado da Educação ( link : Teia do Saber )www.educacao.sp.gov.br 7.3 O professor no ato da inscrição deverá escolher entre os Eixos temáticos I, II e III da área correspondente a sua disciplina ou os cursos Ler para Aprender 7.4 A Ficha de Inscrição e o Termo de Responsabilidade deverão ser preenchidos no site e posteriormente impressos e entregue na Diretoria de Ensino aos cuidados do ATP da Teia do Saber. ( Prof Menon ) 8. DURAÇÃO 8.1 Período de realização: Início 29/09 e Término 08/12/ Calendário: 29/09; 06, 20 e 27/10; 10 e 24/11; 01, 08 /12/2007.

14 10. AVALIAÇÃO 10.1 Avaliação do Participante: A avaliação do participante será realizada ao final de cada módulo e do curso, por meio de auto-avaliação e de produções individuais. Ao final do curso, o participante apresentará uma produção dos efeitos que as atividades do curso vêm surtindo em sua prática com reflexos na aprendizagem dos alunos, contendo atividade pedagógica que vem desenvolvendo, ou uma proposta de trabalho (projeto de ação, memorial de formação ou monografia) que demonstre a articulação entre as ações do curso e a sua prática em sala de aula. O participante será considerado concluinte do curso quando obtiver: freqüência mínima de 80% na carga horária total do curso; Menção Satisfatória ao final do Curso Maiores esclarecimentos : ATP de Física da DENORTE1


Carregar ppt "Teia do Saber 2007 Apresentação do Projeto Básico Aspectos Pedagógicos e Técnicos Resumo do Projeto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google