A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Santa Catarina Acadêmica da 6ª fase do curso de Biblioteconomia 2005 Jussiane Ribeiro da Luz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Santa Catarina Acadêmica da 6ª fase do curso de Biblioteconomia 2005 Jussiane Ribeiro da Luz."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Santa Catarina Acadêmica da 6ª fase do curso de Biblioteconomia 2005 Jussiane Ribeiro da Luz

2 Controle dos registros do conhecimento Profa. Ursula Blattmann

3 Objetivo Descreve uma reflexão sobre as perspectivas e dificuldades de implantação do modelo de gestão pela qualidade total em unidade de informação.

4 LONGO, Rose Mary Juliano; VERGUEIRO, Waldomiro. Gestão da qualidade em serviços de informação do setor público: características e dificuldades para sua implantação. Revista digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.1, n. 1, jul./dez Disponível em: getdoc.php?id=36&article=8&mode=pdf. Acesso em: 07 mar getdoc.php?id=36&article=8&mode=pdf getdoc.php?id=36&article=8&mode=pdf

5 A gestão da qualidade como modelo gerencial

6 GESTÃO DE QUALIDADE Uma filosofia gerencial orientada para a reestruturação das organizações, que tem como objetivo a sobrevivência das organizações a partir da satisfação total dos clientes.

7 PONTOS BÁSICOS DA GESTÃO DE QUALIDADE n O foco no cliente; n Trabalho em equipe; n A tomada de decisões com base em fatos e dados; n Busca na solução do problema; n Diminuição ou eliminação de erros.

8 Aplicação da gestão da qualidade em serviços de informação Visa avaliar tanto a qualidade de serviços como o cumprimento dos objetivos institucionalmente estabelecidos para os serviços de informação.

9 Visão sistemática das organizações Cliente O que (Planejamento estratégico) Como (Gestão de Qualidade)Quem (Patrimônio Humano)

10 Paradigmas n Dificuldade e obstáculo quando se decide implantar a gestão da qualidade; n Resistência a mudanças; n Mudanças de crenças, valores e atitudes.

11 BARREIRAS MENTAIS E ORGANIZACIONAIS QUE AFETAM O DESEMPENHO NOS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO

12 n Acreditar que a qualidade é sinônimo de luxo; n Custa muito dinheiro; n O medo de não estarem aptos para o processo inicial; n O desconhecimento ao que essas mudanças representará em suas vidas; n Descrença efetiva na proposta da alta administração das organizações; n Centrar o foco das ações no chefe em vez de preocupar-se com os clientes do serviço.

13 DIFICULDADES PARA A IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE NO SETOR PÚBLICO

14 n Ausência de diretrizes de médio e longo prazo; n Clientelismo e descompromisso; n Rotatividade de pessoal e descontinuidade administrativa; n intervenções sobre estruturas e não sobre processos; n definições não operacionais de problemas; n Ausência de fatos e dados que orientem objetivamente as ações.

15 CONSIDERAÇÕES Uma organização de qualidade, que promove a melhoria contínua de seus processos e busca a excelência, garante a consecução de sua visão estratégica, garante sua longevidade e passa para a sociedade em geral, uma imagem de respeitabilidade, de seriedade e de comprometimento total com seus clientes.


Carregar ppt "Universidade Federal de Santa Catarina Acadêmica da 6ª fase do curso de Biblioteconomia 2005 Jussiane Ribeiro da Luz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google