Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Produção Textual Profª.: Maria Anna
Preparação para o ENEM Produção Textual Profª.: Maria Anna
2
Lembretes: Apreenda o recorte temático dos textos da coletânea. A abordagem do tema deve corresponder às expectativas da banca a respeito do encaminhamento da questão.
3
Lembretes: Use as ideias da coletânea, mas apropriando- se delas em seu discurso, e não copiando. Encare o tema sempre como um problema, ainda que não esteja expresso dessa forma na elaboração da proposta. Delimite seu ponto de vista sobre a questão problematizada. Faça o esquema lógico de seu texto; busque três argumentos (ou ideias) que desenvolvam sua tese.
4
Lembretes: Na introdução, apresente o tema de forma clara e, preferencialmente, apresente desde já a tese. Evite digressões iniciais para que o avaliador perceba com facilidade que o tema se inscreve no tema proposto. Os argumentos se ligam à tese, e esta, ao tema. Evite simplesmente descrever ou exemplificar; tais procedimentos podem sustentar um argumento, mas não valem como tal.
5
Lembretes: Lance mão de conectivos e elementos de coesão sequencial: além desse fato, outro aspecto, no entanto, como consequência, por essa razão, desse modo etc. Use vocabulário do seu domínio, mas sem coloquialismos. A conclusão não deve conter ideia nova, uma vez que é o resultado lógico da reflexão acerca das ideias já apresentadas.
6
Lembretes: No caso do ENEM, é necessário que sejam lançadas propostas de intervenção na realidade, de solução do problema enfocado. As propostas podem ir sendo apresentadas no corpo da argumentação ou na conclusão. A argumentação e as propostas de solução devem respeitar a diversidade sociocultural, os direitos humanos e as questões relativas a cidadania.
7
Lembretes: Faça rascunho e, ao passar a limpo, confira, principalmente, ortografia, acentuação, a concordância, a regência(crase), a colocação pronominal. Use letra bem legível e não rasure, se possível. Atribua ao texto um título pertinente ao tema. Use elementos coesivos claros e específicos. “Que” e “não” são atrativos do pronome oblíquo: que se disse, não se falou etc.
8
Lembretes: Não se inicia período (frase) por pronome oblíquo.
Atenção à regência dos verbos, principalmente quando se usa pronome relativo: “momento em que”; “filme a que assistem” etc. Não se usa vírgula para separar sujeito de predicado, ainda que o sujeito seja longo, ou que o predicado venha antes do sujeito.
9
Critérios de correção:
Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita Ausente (nível 0 = 0,0): texto com sérios problemas na articulação dos argumentos, em decorrência do desconhecimento da estrutura sintática, da pontuação, das convenções ortográficas e do registro adequado ao gênero (gírias, “internetês” etc)
10
Critérios de correção : (Competência I)
Baixa (nível 1 = 40,0): texto com estruturas linguísticas rudimentares, isto é, que, embora se configure minimamente como um texto, apresente graves problemas de pontuação, de ortografia e no emprego do registro adequado ao gênero. Mediana (nível 2 = 80,0): texto com estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios gramaticais, de pontuação, de ortografia e no emprego do registro adequado ao gênero.
11
Critérios de correção: (Competência I)
Boa (nível 3=120,0): texto com estrutura sintática esperada para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios gramaticais, de pontuação, de ortografia e no emprego do registro adequado ao gênero. Muito boa (nível 4=160,0) texto com boa estrutura sintática, ou seja, acima da média esperada para o grau de escolaridade exigido, com poucos desvios gramaticais, de pontuação, de ortografia e no emprego do registro adequado ao gênero.
12
Critérios de correção : (Competência I)
Excelente (nível 5 = 200,0) texto com excelente estrutura sintática e raros desvios gramaticais, de pontuação e ortografia.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.