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Comportamento do consumidor (CAD 023) Conteúdo (plano) Avaliações (plano) Participação da turma (plano) Frequência (plano) Bibliografia (plano, slides)

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Apresentação em tema: "Comportamento do consumidor (CAD 023) Conteúdo (plano) Avaliações (plano) Participação da turma (plano) Frequência (plano) Bibliografia (plano, slides)"— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento do consumidor (CAD 023) Conteúdo (plano) Avaliações (plano) Participação da turma (plano) Frequência (plano) Bibliografia (plano, slides) Slides (aulas) Quadro Dinâmicas Cases Lista de (entrega) 100. Zero

2 O Professor Danilo de Oliveira Sampaio trabalha no Departamento de Ciências Administrativas (CAD) da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É doutor em Administração (Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG/Cepead-2012), mestre em Administração (Universidade Estácio de Sá-2004) e graduado em Administração (Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF-1993). Atua nas aulas de graduação e pós-graduação, tanto no modo presencial como a distância (EAD). Atua na linha de pesquisa em Mercadologia e Pensamento Estratégico, com os temas: comportamento do consumidor, sustentabilidade e alimentos orgânicos, marketing de varejo, marketing de relacionamento, marketing internacional, cooperativismo e associativismo, marketing social e marketing no setor público. Têm 13 artigos publicados em periódicos, 33 em congressos e anais no Brasil e exterior, 40 orientações de graduação, 03 de mestrado. Participa em 04 grupos de pesquisas e está como parecerista em periódicos e congressos nacionais e internacionais. Realiza consultorias em empresas públicas e privadas como extensão universitária. Atuou em organizações na área de marketing e vendas, destaque para Nestlé, PepsiCo, Embratel/Brasil Center, Cisper/O-I, Mesbla/Renner. É membro desde 2012 da Academia Europeia de Negócios Internacionais (EIBA). Endereço para acessar o currículo completo na Plataforma Lattes: Formas de contato com o professor: Site: Pessoalmente na UFJF/FACC: gabinete 08 Currículo Resumido do Prof. Danilo de Oliveira Sampaio

3 Referência LIMEIRA, T. M. V. Comportamento do consumidor brasileiro. São Paulo: Saraiva, Disponível na copiadora da FACC 1.CC e a gestão de marketing 2.A pesquisa de marketing e o estudo do consumidor 3.A segmentação dos consumidores 4.O consumidor como indivíduo 5.O consumidor e o indivíduo 6.O consumidor e a propaganda 7.A criança e o consumo 8.O jovem e o consumo 9.A mulher e o consumo 10.O consumidor emergente 11.O idoso e o consumo 12.O cliente organizacional e satisfação pós-compra Comportamento do Consumidor

4 Referência BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, Disponível na biblioteca da FACC 1.CC e pesquisa do consumidor 2.CC e estratégia de negócios 3.Processo de decisão de compra do consumidor 4.Processos pré-compra 5.Compra 6.Processos pós-compra 7.Determinantes individuais do CC 8.Motivação do consumidor 9.Conhecimento do consumidor 10.Intenções, crenças e sentimentos do consumidor 11.Influências ambientais no CC 12.Influências familiares e domiciliares 13.Influências de grupos e pessoais Comportamento do Consumidor

5 Acesso a links de pesquisa... Acesso aos slides da disciplina, artigos, links de pesquisa, eventos...

6 Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral. Acesso ao site da AMA: ower.com/Pages/defaul t.aspx ower.com/Pages/defaul t.aspx Atividades – Conj. Instituições – Processos O Marketing e o contexto do consumidor...

7 Consumo no dia a dia...

8 O local de compra, sendo ele físico ou virtual, é disponível sob vários formatos. O varejo tradicional de rua, atualmente perde consumidores, principalmente da classe média, devido a falta de adaptação ao consumidor (segurança, tecnologia, estacionamento...) Os shoppings centers como aglomerações varejistas fornecem benefícios extras de conforto e apoio ao consumidor (serviços, franquias, acessos...) Locais de consumo e o ambiente de compras https://www.youtube.com/watch?v =J1AqSJTkdzI Vídeo com o Prof. Parente sobre polos de consumo varejistas (04:47 min.)

9 Durante a manhã antes e durante o café da manhã você: Qual é a marca do seu pijama/camisola/bermuda/etc. Acorda pelo despertador? Qual a marca (SONY; CCE; TOSHIBA...) O despertador está em qual estação de Rádio FM? (Cidade? Globo?) Está na hora de escovar os dentes com creme...COLGATE? SORRISO? Prepara um café... TRÊS CORAÇÕES, TOKO,..... Prepara um pão de sal da padaria DA ESQUINA, do BAHAMAS,.... Coloca no pão de sal um pouco de manteiga COTOCHÉS, DORIANA,... Como é o seu dia...

10 O CC ajuda a analisar o aumento de influência do consumidor: - Eleição: Quem vai comandar o Brasil? Juiz de Fora? O CC educa e protege os consumidores: - Código de defesa do consumidor surgiu para proteger os consumidores - Os consumidores possuem associações que o protegem O CC ajuda a formular políticas públicas: - O BC eleva os juros, e qual será a ação do consumidor? - Como os aposentados reagem à indiferença? - Como os estudantes reagem por uma educação melhor? Comportamento do consumidor: uma estratégia de marketing

11 Cadeia de fornecimento ao varejo ou retail supply chain: - Todas as organizações envolvidas no produto desde a sua ideia até o consumo final 1. Produtores 2. Atacadistas 3. Varejistas 4. Consumidores 5. Organizações facilitadoras como bancos, empresas de logística, etc. O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR É UMA CIÊNCIA APLICADA QUE SE UTILIZA DE CONHECIMENTOS DA ECONOMIA, PSICOLOGIA, SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, ESTATÍSTICA, ENTRE OUTRAS. O Comportamento do Consumidor: determinando o que comprar...

12 O Consumidor exigente e bem informado... https://www.youtube.com/watch? v=5trztJXHu5k Philip Kotler – vídeo Sobre o chamado Marketing 3.0 (12:21min.) Philip Kotler e a definição do Marketing 3.0 como uma oportunidade de negócio (valores – pessoas – Terra) No Marketing 3.0 Que são VALORES: Os bons valores são aqueles que estimulam e nutrem os lados colaborativo, cultural e criativo dos empregados. Os bons valores são aqueles alinhados com as forças em ação: tecnologia colaborativa, transformação cultural impulsionada pela globalização e importância crescente da criatividade Tecnologia colaborativa Transformação cultural via globalização criatividade

13 Peter e Olson (2009, p. 5) Universidade de Wisconsin e Estadual da Pensilvânia Comportamento do consumidor é a interação entre afeto e cognição, comportamento e ambiente, por meio da qual os seres humanos conduzem na vida atitudes relacionadas à troca. (Mesmo conceito da American Marketing Association – AMA) Definição de Comportamento do Consumidor

14 Definição de Comportamento do Consumidor Envolvimento com comportamento humano

15 Blackwell, Miniard e Engel (2005, p. 6) The Ohio State University Florida International University Eastern College Limeira (2008, p. 8) Fundação Getúlio Vargas/EAESP Definição de Comportamento do Consumidor Solomom (2002, p. 24) Auburn University Comportamento do consumidor é o estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou dispõem de produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos.

16 Definição de Comportamento do Consumidor ciclo


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