A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E.E. Dr. Casemiro da Rocha – Cunha – SP Professora: Edney Gomes de Oliveira Toledo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E.E. Dr. Casemiro da Rocha – Cunha – SP Professora: Edney Gomes de Oliveira Toledo."— Transcrição da apresentação:

1 E.E. Dr. Casemiro da Rocha – Cunha – SP Professora: Edney Gomes de Oliveira Toledo

2 Proposta de Ensino Baseadas em projeto – ABP Público alvo: Alunos do 9 o ano Disciplinas: Matemática, Ciências da Natureza e Geografia

3 Objetivos: Trabalhar de forma prática as noções fundamentais de geometria: Semelhança de triângulos, proporcionalidade, relações no triângulo retângulo, razões trigonométricas dos ângulos agudos e potenciação. Discutir o ciclo lunar, eclipses, movimentos da Terra e da lua. Mostrar o contexto histórico dos cálculos feitos por Aristarco, Erastóstenes e Ptolomeu.

4 Questões: Buscar respostas para perguntas intrigantes como: Qual é o mais distante o sol ou a lua? Quais os tamanhos da Terra, Sol, Lua? Como essas perguntas foram respondidas antes de Cristo? Como eram feitos esses cálculos? Como determinar medidas inacessíveis?

5 Recursos necessários: Livros, textos, calculadoras, luneta para observação do céu, computadores, data show, material reciclado para construir maquetes, Papel e máquina fotográfica

6 Competências desenvolvidas Aprimorar a noção de espaço, Aplicar de maneira prática os conhecimentos matemáticos, Auxiliar no conhecimento de conceitos científicos. Adquirir o conhecimento matemático dentro de um contexto histórico de cálculos feitos por estudiosos como Aristarco, Erastóstenes e Ptolomeu

7 Atividades/Metodologia: Mostrar os conhecimentos básicos de cálculos com aulas expositivas, Utilizar maquetes e textos para contextualizar os assuntos, Pesquisa em sites específicos, Observação do céu em vários momentos, no decorrer do projeto.

8 Avaliação: Os alunos serão avaliados em diversos momentos através de: Provas escritas, Pesquisas apresentadas, Discussões em grupo, Exatidão dos cálculos realizados, Relatórios diários das atividades desenvolvidas Coerência nas proporções utilizadas nas maquetes e experimentos.

9 Produto Final: Espera- se que os alunos consigam relacionar os conteúdos matemáticos de forma contextualizada estimulando a autonomia intelectual e desenvolvimento do pensamento científico. O objetivo é partir de um problema gerador que relaciona as disciplinas citadas no projeto e fazer com que essa integração possibilite a compreensão e contribua para a formação dos conceitos da ciência e da geografia auxiliando assim no desenvolvimento do pensamento matemático.

10 Referências Bibliográficas Explorando o ensino de matemática: Atividades: volume 2.Organização geral Suely Druck _Brasília, Ministério da educação. BOYER, Carl B. História da Matemática. Tradução Elza F. Gomide. Editora Blucher, 3ª Edição, DANTE, Luiz R. Matemática: Contexto e Aplicações. Volume 1, São Paulo:Editora Ática, EVES,Howard. Introdução à história da matemática. Editora Unicamp, Campinas, GARBI, Gilberto G. A Rainha das Ciências - Um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, Material da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Caderno do Professor e do Aluno, ensino Fundamental,sétima série, volume 3e4; 9ª Série, volume 2,3e4;. Coordenação Geral Maria Inês Finni; São Paulo: SEE, 2009.

11 ´´A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.`` (Albert Einstein)

12 História sobre Ptolomeu, Copérnico,Aristarco,Erastóstenes Concluíram que Copérnico Colocou os planetas em ordem de distância do sol, Determinou distâncias dos planetas ao sol(distância Terra- Sol), Deduziu que quanto mais perto do sol está o planeta maior é sua velocidade orbital.

13

14 Cálculo realizado pelo grupo Cálculo da Circunferência da Terra: Por uma regra de três simples, calculamos facilmente o comprimento da circunferência da Terra! 1/50 x 2π (7 1/2 0 )________ 800 Km (distância entre Syene e Alexandria) 2π (360 0 ) ______________ X (circunferência da Terra) X = Km Cálculo do Raio da Terra: Agora fica fácil calcular o raio da Terra, pois sabemos que o comprimento de uma circunferência é 2pr e já sabemos que o comprimento da circunferência da Terra é de Km. Fazemos então: C = 2πr = 2πr r = / 2π Isolamos r r = x 7 / 2 x 22 Obs: π já havia sido determinado por Arquimedes como sendo 22/7 r = Km

15 Sites pesquisados no projeto


Carregar ppt "E.E. Dr. Casemiro da Rocha – Cunha – SP Professora: Edney Gomes de Oliveira Toledo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google