A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WebQuests e o futuro O papel do professor no ciberespaço.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WebQuests e o futuro O papel do professor no ciberespaço."— Transcrição da apresentação:

1 WebQuests e o futuro O papel do professor no ciberespaço

2 Preparado por Kathleen Schrock ©

3 Adaptado a partir destes artigos de Bernie Dodge, da San Diego State University: Some Thoughts about WebQuests WebQuests.html Building Blocks of a WebQuest /buildingblocks/p-index.htm

4 Traduzido por Reinildes Dias

5 Definição: O que é uma WebQuest? Trata-se de uma atividade orientada para a investigação na qual alguma ou toda informação com a qual os aprendizes interagem estão na Internet.

6 Dois tipos de WebQuests Short term (de curto prazo) Projetada para ser completada num curto período de tempo (de uma a três aulas). Longer term (de longo prazo) Projetada para ser completada num período de tempo mais longo (entre uma semana a um mês).

7 WebQuests de curto prazo Propósito principal: aquisição e integração de conhecimentos O aprendiz lida com uma grande quantidade de informação, construin- do o conhecimento de uma maneira significativa

8 WebQuests de longo prazo Propósito principal: estender e refinar o conhecimento. O aprendiz analisa a informação de uma maneira profunda, transforma-a e demonstra compreensão ao apresentá- la em uma nova representação (num mapa conceitual, numa tabela, num seminário virtual etc.).

9 Habilidades de raciocínio desenvolvidas: Comparação Classificação Indução Dedução Análise de erros Argumentação Abstração Análise crítica sob várias perspectivas WebQuests de longo prazo

10 Introdução Uma tarefa Processo de orientação Fontes de Informação Avaliação Conclusão Atributos essenciais de uma WebQuest

11 Atributo essencial # 1: Introdução Orienta o aprendiz sobre o que será feito e vivenciado durante a WebQuest. Desperta o interesse do aprendiz, utilizando vários meios, a fim de envolvê-lo ativamente em todas as fases do processo de investigação e descobertas de uma WebQuest.

12 Atributo essencial # 2: Tarefa Descreve o que será feito no percurso da WebQuest, com ênfase na apresen- tação da situação-problema que será investigada.

13 Atributo essencial # 3: Processo de Orientação Descreve com clareza os passos a serem seguidos para a realização da tarefa proposta. Fornece dicas que possam orientar o aprendiz no percurso da WebQuest.

14 Atributo essencial # 4: Fontes de Informação Lista as páginas da web que já foram selecionadas para ajudar e orientar os aprendizes na realização da WebQuest. Lista outros recursos fora da Web que também possam ser úteis ao aprendiz.

15 Atributo essencial # 5: Processo de Avaliação É capaz de medir resultados. Estabelece os critérios de avaliação Combina formas diferentes de avaliação.

16 Atributo essencial # 6: Conclusão Faz o fechamento da Quest. Evidencia o que foi aprendido no percurso da WebQuest. Incentiva o aluno a estender a experiência de aprendizagem a outros domínios.

17 Familiarizar-se com os recursos da Web na área de conhecimento da WebQuest a ser desenvolvida. Planejando uma WebQuest. Para maior qualidade e adequação, o professor-autor de webquests deve …

18 Planejando uma WebQuest. Organizar os recursos em categorias de assunto. Identificar tópicos do programa curricular para os quais há material online disponível.

19 Planejando uma WebQuest. Relacionar a WebQuest às atividades desenvolvidas anteriormente e àquelas ainda a serem feitas no desenvolvimento do pro- grama curricular.

20 FIM


Carregar ppt "WebQuests e o futuro O papel do professor no ciberespaço."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google