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FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 ESTRATÉGIAS DE SUPORTE NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS - NEE NRE CASCAVEL - 2012.

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1 FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 ESTRATÉGIAS DE SUPORTE NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS - NEE NRE CASCAVEL

2 OBJETIVO Vislumbrar possibilidades de ações diretas e indiretas envolvendo a participação do pedagogo e professor especializado nas adaptações curriculares com o professor do ensino comum. NRE CASCAVEL

3 TEXTO BASE: Intervenção com alunos com Necessidades Educativas Especiais CORREIA, L.M. Inclusão e Necessidades Educativas Especiais: um guia para educadores e professores. Porto Editora, 2ª Edição – Portugal. NRE CASCAVEL

4 ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO EM NÍVEL GERAL NRE CASCAVEL ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA ATENÇÃO LEITURA E ESCRITA ORGANIZACIONAL NRE CASCAVEL

5 ORGANIZAÇÃO DE NÍVEL GERAL DA ESCOLA O processo ensino e aprendizagem é decidido, organizado e implementado pelo professor, mas muitas decisões com incidência direta nesse processo devem ser tomadas por diferentes órgãos da escola. EQUIPE DIRETIVA EQUIPE PEDAGÓGICA EQUIPE DOCENTE PLANEJAMENTO REUNIÃO PEDAGÓGICA CONSELHO DE CLASSE HORA-ATIVIDADE NRE CASCAVEL

6 ORGANIZAÇÃO DE NÍVEL GERAL DA ESCOLA NRE CASCAVEL Colocação em turmas com menor número de alunos ( Instrução nº 4527/2011 GS/SEED) Articulação entre o professor da sala comum e o professor da SRM, buscando foco no conteúdo acadêmico. Atendimento na SRM tipo I ou II no contraturno; Atendimento especializado por professores de apoio educacional especializado, professor de apoio a comunicação alternativa e serviços especializados;

7 ARTICULAÇÃO ENTRE OS PROFISSIONAIS A ESCOLHA DOS CONTEÚDOS DA SRM DEVE SER ARTICULADA PROFESSOR DA DISCIPLINA PEDAGOGO PROFESSOR ESPECIALIZADO CONTEÚDOS ACADÊMICOS ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES ATIVIDADES PREPARATÓRIAS, CONCOMITANTES E SUPLEMENTARES. NRE CASCAVEL

8 O aluno é um só, mas, com multifacetas na aprendizagem... O trabalho interdisciplinar exige comunicação e articulação entre os profissionais. NRE CASCAVEL

9 PARA REFLETIR... QUEM PODE SER BENEFICIADO PELAS ADAPTAÇÕES? COMO CONSCIENTIZAR A COMUNIDADE ESCOLAR DE QUE NÃO SE TRATA DE FACILITAÇÃO? NRE CASCAVEL

10 Estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula NRE CASCAVEL ADAPTAÇÃO PARA A TURMA? ADAPTAÇÃO PARA O ALUNO? ADAPTAÇÃO PARA UM GRUPO?

11 Podemos pensar em estratégias que: REQUEIRAM MAIS APOIO VISUAL E SISTEMATIZAÇÃO DIFERENCIADA. SE DÃO NA ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO REQUERIAM TUTORIA EM PARES OU EM GRUPOS REQUEIRAM PARCERIA COM PROFISSIONAIS DA EQUIPE E AEE. REQUEIRAM MODIFICAÇÃO NO MATERIAL NRE CASCAVEL

12 ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO... Organização da sala e dos materiais; Localização do aluno em sala de aula ( não há uma regra, mas, um estudo de cada caso) Disposição do aluno próximo a uma colega que possa cooperar; NRE CASCAVEL

13 USO DO GIZ, como recurso de classificação e destaque das informações, enfatiza o que é importante... GIZ rosa não é visível de todos os lugares da sala. ORGANIZAÇÃO... NRE CASCAVEL USO DO QUADRO, como apoio visual. Data, rotina da aula, regras, metas...

14 Os conteúdos, objetivos e atividades que vão ser desenvolvidos na aula devem estar claros e expostos; Abordagem genérica dos conteúdos, antes de iniciar sua apresentação; Rever, revisar as regras de trabalho antes de iniciar a aula (e fazer o monitoramento positivo); A pista visual, a visualização por parte dos alunos sobre as regras que estão sendo postas são essenciais; SITUANDO O ALUNO NA AULA NRE CASCAVEL O QUE VAMOS ESTUDAR? O QUE ISSO TEM A VER COM A AULA ANTERIOR?

15 ORGANIZAÇÃO DO TEMPO Programar a aula de forma a haver mais intervalos Períodos para acomodação das informações; Intercalar atividades que exigem diferentes níveis de atenção e concentração; Ter cuidado na apresentação de novas informações, principalmente quanto ao ritmo; A relação entre o tempo e a atividade proposta pode ser verificada em cada caso e pode, este tempo, se estender de acordo com a dinâmica organizacional da escola NRE CASCAVEL

16 ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS AS PESSOAS APRENDEM A MESMA COISA DE MANEIRAS DIFERENTES. ESTILOS DE APRENDIZAGEM X METODOLOGIA Utilizar experiências multissensoriais; Fazer adaptações nas tarefas de leitura quando necessário; Organizar as tarefas de modo a utilizar diversos métodos de ensino; Providenciar maior número de explicações (com apoio da Sala de Recursos); Utilizar tecnologias de apoio ( tv pen drive, pen drive, computador,... desde que o aluno saiba manusear, pode ser desenvolvido na Sala de Recursos); NRE CASCAVEL

17 Site do nre nreseed.pr.gov.br/cascavel

18 PARA MELHORAR A ATENÇÃO OU DESENVOLVER A ESCUTA ATIVA As informações devem ter significado, sequência lógica e em pequenas unidades; Utilizar conceitos concretos; Relacionar os conteúdos com as experiências dos alunos; CONHECIMENTO MEDIATO E IMEDIATO – MÉTODO DIALÉTICO ASPECTOS DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS NRE CASCAVEL

19 PARA MELHORAR A ATENÇÃO OU DESENVOLVER A ESCUTA ATIVA NRE CASCAVEL O aluno deve participar de várias formas (não só como ouvinte, passivo) na clarificação ou resposta a algo; O aluno deve saber que há oportunidade de refletir acerca das informações antes de formular respostas; Motivar o questionamento, para melhor aprendizagem; Dar orientações orais, curtas e diretas; Repetir, utilizar exemplos; NRE CASCAVEL

20 ENFATIZAR! Com imagens, símbolos, entonação, repetição... Aspectos importantes dos conteúdos devem ser salientados (entonação, repetição, destaque com cores); A aula expositiva (apresentações orais) devem ser acompanhadas por ajudas visuais que estimulem captar a essência e enfatizar a importância de alguns aspectos; utilizar apoio de pistas verbais, pictogramas ou gráficos...; ajudar os alunos a memorizar ou tomar nota dos conteúdos de acordo com sua importância; NRE CASCAVEL

21 ENSINO COOPERATIVO Utilizar modelos que enfatizem a aprendizagem em cooperação; Envolver alunos nas tarefas, ajudando-os nas tomadas de notas e na elaboração de resumos; NRE CASCAVEL

22 TÉCNICAS DE ESTUDO E TRABALHO NRE CASCAVEL GRIFAR, RESUMO, ESQUEMA, ORGANOGRAMA, FICHAMENTO, Os aluno não sabem as técnicas, precisam de método de ensino para elas, além dos conteúdos. Oferecer possibilidades de desenvolver trabalhos a partir de diferentes instrumentos;

23 LEITURA Identificar e comparar o nível e etapa de leitura do aluno; Destacar as palavras chaves, frases, ou conceitos; Ensinar o vocabulário ao aluno, que melhor consegue utilizar; Dar pistas de onde encontrar as respostas; ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAÇÃO FUNCIONAL DE LEITURA E ESCRITA Organizar dentro do conteúdo, outros materiais menos complexos em nível de escrita; NRE CASCAVEL

24 Gravar os textos, ou realizar leitura com pares; Utilizar organizadores ou ajudas visuais (tabelas, figuras, gráficos) Utilizar o ensino recíproco, os alunos se organizam para debaterem sobre o assunto; TRABALHO COOPERATIVO ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAÇÃO FUNCIONAL DE LEITURA E ESCRITA PISTAS AUDITIVAS PISTAS VISUAIS NRE CASCAVEL

25 ESCRITA Menos resposta escrita, em sala ou trabalhos, tarefas; ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAÇÃO FUNCIONAL DE LEITURA E ESCRITA Permita que o aluno selecione o método de escrita(impresso/manuscrito); Quando possível alterar a resposta de escrita para oral; Circule ou destaque a resposta escrita; Ofereça resumos ou notas dos trabalhos a realizar; Reduza o mínimo a quantidade de cópias; NRE CASCAVEL

26 Ofereça informações escritas aos alunos com linhas gerais sobre o conteúdo; Dê tempo necessário para que apresente as questões; Oportunize formular respostas escritas em grupo; Opção de escolha sobre o tema que irá escrever; Proporcionar oportunidades que os alunos trabalhem várias vezes no tema sugerido; ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAÇÃO FUNCIONAL DE LEITURA E ESCRITA FLEXIBILIZE O TEMPO CONTE COM O APOIO DO PROF. AEE TRABALHO COOPERATIVO NRE CASCAVEL

27 Pistas que orientam os alunos; Dar instruções orais e escritas; Uma explicação de cada vez; Explicar ao aluno, em voz baixa, após ter explicado para a turma; Pedir que repita para verificar se entendeu a orientação; Definir os requisitos para completar atividades ; Escolher um aluno para cooperar; Elaborar junto ao aluno um horário, para finalizar as tarefas; ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAÇÃO FUNCIONAL DE LEITURA E ESCRITA PISTAS AUDITIVAS PISTAS VISUAIS TRABALHO COOPERATIVO NRE CASCAVEL

28 …No caso de alunos com NEE, provavelmente será necessário... adaptações dos materiais... ADEQUAÇÃO DO MATERIAL NRE CASCAVEL Impossibilidade Física? - Impossibilidade Motora? - Impossibilidade Intelectual? - Impossibilidade Funcional?

29 ADEQUAÇÃO DO MATERIAL IMPRESSOS E NÃO IMPRESSOS: Por que é necessário adaptar? NRE CASCAVEL O aluno poderá não ter as competências necessárias para lidar com os materiais; Complexidade dos materiais podem exceder a compreensão do aluno...; Complexidade linguística... leva a não compreensão do significado; Quantidade de informações apresentadas... sobrecarrega; a organização ergonômica dificulta o uso...;

30 ADEQUAÇÃO DO MATERIAL NRE CASCAVEL Gravação em áudio e vídeo; Leitura em voz alto; Tutoria de pares; Desenvolver versões reduzidas dos textos; Desenvolver versão simplificada (vocabulário); Redução do texto; Explicar o objetivo da leitura;

31 ADEQUAÇÃO DO MATERIAL NRE CASCAVEL Leitura prévia do texto (podendo ter apoio da SRM) Ensinar o aluno a utilizar outros elementos visuais do texto como estratégia de interpretação (imagem, título...) Utilizar um guia de leitura; utilizar organizadores gráficos com ideias principais do texto (organogramas, esquemas) Sublinhar textos antecipadamente para que o aluno foque nos pontos importantes;

32 ADEQUAÇÃO DO MATERIAL NRE CASCAVEL Para ajudar na retenção do que foi lido, utilizar técnicas após a leitura como organização de palavra chave, desenho, esquema representativo; Facilitar a apresentação do texto, permitindo que o aluno possa fazê-lo de forma oral, escrita ou outra.

33 ADEQUAÇÃO DO MATERIAL NRE CASCAVEL Utilizar apoio da régua de leitura; Pequenos grupos (trabalhos) Evitar cópia exaustiva do quadro, e ainda certificar-se de que o pequeno texto copiado esteja correto; pode suprimir a atividade de cópia e propor que se empenhe na produção;

34 NRE CASCAVEL A partir das estratégias de adaptações curriculares expostas, como a Equipe Pedagógica e o professor da Sala de Recursos fariam o encaminhamento a um aluno com necessidade educacional especial (citar um caso da escola), sugerindo algumas adaptações para o professor do ensino comum. FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012


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