A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mudança Organizacional Eficiência e Ambiente Organizacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mudança Organizacional Eficiência e Ambiente Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Mudança Organizacional Eficiência e Ambiente Organizacional
Ana Maria Chaves Edson Augusto Veloso Érika Patrícia de Barros Pessoa Silva Naíse Virgínia Providello de Souza Vicente de Paula Fernandes

2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO Fundação Clóvis Salgado
SITUAÇÃO ATUAL Possui um quadro de pessoal com aproximadamente 542 (quinhentos e quarenta e dois) servidores, sendo 478 (quatrocentos e setenta e oito) servidores ativos e os demais aposentados.

3 INTRODUÇÃO É consenso entre os vários níveis interessados em uma nova realidade para a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – Sistema Estadual de Cultura, Fundação Clóvis Salgado e cada um dos integrantes da Orquestra que ela precisa assumir uma outra dimensão, tornando-se compatível com a importância do Estado no panorama artístico, notadamente musical, cultural brasileiro. Isso porque gera a valorização do servidor, bem como a eficiência institucional.

4 Mudança Organizacional Eficiência e Ambiente Organizacional da Orquestra Sinfônica da Fundação Clóvis Salgado usando a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - Oscip Caberá ao Estado buscar a modernização de seus processos, a capacitação de sua mão de obra, a valorização dos servidores através das carreiras, alcançando cada vez mais a governabilidade, e não podemos deixar de lado a Gestão de Pessoas como parte fundamental e importante para impulsionar as ações públicas.

5 FUNDAMENTAÇÃO Demonstrar que a mudança no ambiente organizacional implementada na Fundação Clóvis Salgado irá promover a motivação dos funcionários, melhorando a qualidade dos serviços prestados aos seus usuários.

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
OBJETIVO GERAL O objetivo geral é determinar quais são os fatores que causam modificações no ambiente organizacional e seus reflexos na eficiência dos profissionais Músicos Instrumentistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais da Fundação Clóvis Salgado. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Identificar os fatores que modificam o ambiente organizacional da Fundação. 2. Estabelecer a relação entre o ambiente e a cultura da Organização. 3. Estabelecer diretrizes comportamentais com vista a elevar a motivar os servidores Músicos Instrumentistas e elevar conseqüentemente a eficiência da Fundação.

7 PALAVRAS-CHAVE: Ambiente Organizacional; Cultura organizacional;
Valorização do servidor; Satisfação; Competência; Motivação; Eficiência.

8 DELIMITAÇÃO E HIPÓTESE Demonstrar que a mudança no ambiente organizacional implementada na Fundação Clóvis Salgado irá promover a motivação dos servidores, melhorando a qualidade dos serviços prestados aos seus usuários. JUSTIFICATIVA A escolha deste tema prende-se ao fato do mesmo estar em linha direta com a busca constante pelo aumento de produtividade e eficiência esperadas dos governantes na realização de tarefas e cumprimento da missão propostas pela Fundação. Sendo gestão de pessoas uma área de suma importância para a realização de objetivos é necessário estudo profundo sobre o comportamento da Organização e de seus servidores, procurando aprimorar e identificar os fatores que levam os servidores a se comprometerem com os dirigentes e com seus interesses pessoais.

9 DADOS GERAIS DA FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO
A Fundação Clóvis Salgado é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e ocupa um complexo arquitetônico de metros quadrados. Suas obras foram iniciadas em 1942, durante o governo de Juscelino Kubitschek na Prefeitura de Belo Horizonte, e finalizadas em 1971, na gestão do governador Israel Pinheiro. Ao longo dos seus 36 anos de atividades, a Fundação Clóvis Salgado consolidou-se como um moderno centro de exibição, produção e formação de recursos humanos para o mercado de artes e espetáculos. Na diversidade dos seus espaços, a Fundação dispõe de recursos cênicos e acústicos de elevado padrão técnico para a montagem de óperas, peças teatrais, concertos de orquestra, espetáculos de dança e shows de música popular, além de salas adequadas e confortáveis para exposições, exibição de filmes, lançamento de livros, palestras, congressos e seminários. Portanto, a missão da Fundação Clóvis Salgado é assegurar a cada ano sua crescente presença no mercado cultural brasileiro.

10 DIAGNÓSTICO O principal diagnóstico e que levou o governo a buscar inovações e mudar a forma de gestão é que em todas as instâncias de governo se gasta muito e mal com a Administração Pública. O que devemos ter em mente é que simples mudanças na Constituição não resolverão problemas na administração pública. A Constituição é apenas um texto sujeito às interpretações subjetivas. Assim, estaríamos combatendo a esperteza com a esperteza e, para a criatividade humana não há limites. O governo mineiro está buscando reestruturar sua administração, através da mudança do modelo burocrático para o modelo de gestão por competências. Essa mudança servirá para reformar o seu mercado de trabalho, tornando-o mais eficiente. Isso mostra o esforço do governo em diminuir o hiato entre os setores público e privado.

11 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A perspectiva construcionista, que adotamos neste estudo, aparece no campo da pesquisa qualitativa, criticando a eficiência dos serviços públicos e buscando explicar se o Ambiente Organizacional é fator preponderante para se obter a eficiência, num desafio de superar as formas tradicionais e em busca da verdade absoluta e a representação na esfera administrativa estadual, foram feitas pesquisas bibliográficas para conhecer o ambiente organizacional e a eficiência da fundação perante a opinião pública. Adotou-se também a pesquisa documental, priorizando o caráter descritivo. Não há pretensão no sentido de padronizar os servidores públicos e seu comportamento frente às exigências legais e sociais de eficiência, o objetivo é promover uma maior aproximação com a situação investigada e o processo atual vivenciado, contribuindo com estudos posteriores na vertente de reflexão e construção de novas perspectivas de conhecimento.

12 ORQUESTRA SINFÔNICA Destaque entre as melhores do país
Um dos três corpos artísticos mantidos pelo Palácio das Artes, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais é também a única orquestra profissional do Estado. Nos últimos anos, diversificou sua atuação e se tornou um grupo extremamente versátil, se apresentando em óperas, balés, concertos, apresentações ao ar livre na capital e no interior, executando um repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo. Fundada em 1977, a Orquestra fez seu concerto de estréia, em setembro do mesmo ano, sob regência do maestro alemão Wolfgang Groth. Atualmente, é integrada por 76 profissionais e está sob a direção do maestro Marcelo Ramos desde 2002.

13 IMAGEM DA ORQUESTRA

14 Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP
Das atividades Podem pleitear o título de OSCIP as entidades que promovam pelo menos uma das seguintes atividades: assistência social; cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; educação gratuita; saúde gratuita; segurança alimentar e nutricional; defesa, preservação e conservação do meio ambiente, gestão de recursos hídricos e desenvolvimento sustentável; trabalho voluntário; desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza; experimentação não lucrativa de novos modelos socioprodutivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito; defesa dos direitos estabelecidos, construção de novos direitos e assessoria jurídica gratuita; defesa da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais; estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos; fomento do esporte amador.

15 CONCLUSÃO: A cultura organizacional da Fundação Clóvis Salgado está em processo de transformação e que esse processo não só é lento, como bastante complexo. Fazer previsões ou controlar a mudança da cultura é uma tarefa complicada. O que se pode fazer é monitorar o processo por meio de pesquisas constantes, a fim de que a Fundação possa manter-se atenta aos anseios, pensamentos e sentimentos de seus servidores. A principal contribuição deste trabalho é a de que a transformação da cultura de uma organização é um processo complexo, que envolve diversas variáveis, entre elas as mudanças internas e externas à Fundação, as atitudes da liderança, o conflito entre sub-culturas e o processo de comunicação.

16 Existe um momento em que o sistema dá um salto para o novo e o diferente, procurando se reinventar sem compromisso com qualquer padrão estabelecido.

17 Em qualquer fase de todos os ciclos de vida de uma organização, é possível registrar as lições aprendidas pelos diversos agentes do processo de transformação e mudança.

18 A organização não tem vida própria pois é criada por pessoas
A organização não tem vida própria pois é criada por pessoas. São as pessoas e os seus relacionamentos estimulam a vida na organização e respectivamente a transformam.

19 Esqueçam-se dos dias quando forem cinzentos, mas não se esqueçam do brilho do sol. Esqueçam-se das horas quando forem derrotados, mas não se esqueçam das vitórias que tiveram. Esqueçam-se de todos os erros que vocês não puderam mudar, mas não se esqueçam das lições que aprenderam. Esqueçam-se das tristezas que encontrarem, mas não se esqueçam das vezes em que sua sorte mudou. Esqueçam-se dos dias que ficarem sós, mas não se esqueçam dos amigos que tiverem. Esqueçam-se dos planos que parecia não dar certo, MAS NÃO SE ESQUEÇAM DE SONHAR.


Carregar ppt "Mudança Organizacional Eficiência e Ambiente Organizacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google