A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mudança Organizacional Eficiência e Ambiente Organizacional Ana Maria Chaves Edson Augusto Veloso Érika Patrícia de Barros Pessoa Silva Naíse Virgínia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mudança Organizacional Eficiência e Ambiente Organizacional Ana Maria Chaves Edson Augusto Veloso Érika Patrícia de Barros Pessoa Silva Naíse Virgínia."— Transcrição da apresentação:

1 Mudança Organizacional Eficiência e Ambiente Organizacional Ana Maria Chaves Edson Augusto Veloso Érika Patrícia de Barros Pessoa Silva Naíse Virgínia Providello de Souza Vicente de Paula Fernandes

2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO Fundação Clóvis Salgado SITUAÇÃO ATUAL Possui um quadro de pessoal com aproximadamente 542 (quinhentos e quarenta e dois) servidores, sendo 478 (quatrocentos e setenta e oito) servidores ativos e os demais aposentados.

3 INTRODUÇÃO É consenso entre os vários níveis interessados em uma nova realidade para a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – Sistema Estadual de Cultura, Fundação Clóvis Salgado e cada um dos integrantes da Orquestra que ela precisa assumir uma outra dimensão, tornando-se compatível com a importância do Estado no panorama artístico, notadamente musical, cultural brasileiro. Isso porque gera a valorização do servidor, bem como a eficiência institucional. É consenso entre os vários níveis interessados em uma nova realidade para a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – Sistema Estadual de Cultura, Fundação Clóvis Salgado e cada um dos integrantes da Orquestra que ela precisa assumir uma outra dimensão, tornando-se compatível com a importância do Estado no panorama artístico, notadamente musical, cultural brasileiro. Isso porque gera a valorização do servidor, bem como a eficiência institucional.

4 Mudança Organizacional Eficiência e Ambiente Organizacional da Orquestra Sinfônica da Fundação Clóvis Salgado usando a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - Oscip Caberá ao Estado buscar a modernização de seus processos, a capacitação de sua mão de obra, a valorização dos servidores através das carreiras, alcançando cada vez mais a governabilidade, e não podemos deixar de lado a Gestão de Pessoas como parte fundamental e importante para impulsionar as ações públicas. Caberá ao Estado buscar a modernização de seus processos, a capacitação de sua mão de obra, a valorização dos servidores através das carreiras, alcançando cada vez mais a governabilidade, e não podemos deixar de lado a Gestão de Pessoas como parte fundamental e importante para impulsionar as ações públicas.

5 FUNDAMENTAÇÃO Demonstrar que a mudança no ambiente organizacional implementada na Fundação Clóvis Salgado irá promover a motivação dos funcionários, melhorando a qualidade dos serviços prestados aos seus usuários.

6 OBJETIVO GERAL O objetivo geral é determinar quais são os fatores que causam modificações no ambiente organizacional e seus reflexos na eficiência dos profissionais Músicos Instrumentistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais da Fundação Clóvis Salgado. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Identificar os fatores que modificam o ambiente organizacional da Fundação. 2. Estabelecer a relação entre o ambiente e a cultura da Organização. 3. Estabelecer diretrizes comportamentais com vista a elevar a motivar os servidores Músicos Instrumentistas e elevar conseqüentemente a eficiência da Fundação.

7 PALAVRAS-CHAVE: Ambiente Organizacional; Ambiente Organizacional; Cultura organizacional; Cultura organizacional; Valorização do servidor; Valorização do servidor; Satisfação; Satisfação; Competência; Competência; Motivação; Motivação; Eficiência. Eficiência.

8 DELIMITAÇÃO E HIPÓTESE Demonstrar que a mudança no ambiente organizacional implementada na Fundação Clóvis Salgado irá promover a motivação dos servidores, melhorando a qualidade dos serviços prestados aos seus usuários. JUSTIFICATIVA A escolha deste tema prende-se ao fato do mesmo estar em linha direta com a busca constante pelo aumento de produtividade e eficiência esperadas dos governantes na realização de tarefas e cumprimento da missão propostas pela Fundação. Sendo gestão de pessoas uma área de suma importância para a realização de objetivos é necessário estudo profundo sobre o comportamento da Organização e de seus servidores, procurando aprimorar e identificar os fatores que levam os servidores a se comprometerem com os dirigentes e com seus interesses pessoais. DELIMITAÇÃO E HIPÓTESE Demonstrar que a mudança no ambiente organizacional implementada na Fundação Clóvis Salgado irá promover a motivação dos servidores, melhorando a qualidade dos serviços prestados aos seus usuários. JUSTIFICATIVA A escolha deste tema prende-se ao fato do mesmo estar em linha direta com a busca constante pelo aumento de produtividade e eficiência esperadas dos governantes na realização de tarefas e cumprimento da missão propostas pela Fundação. Sendo gestão de pessoas uma área de suma importância para a realização de objetivos é necessário estudo profundo sobre o comportamento da Organização e de seus servidores, procurando aprimorar e identificar os fatores que levam os servidores a se comprometerem com os dirigentes e com seus interesses pessoais.

9 DADOS GERAIS DA FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO A Fundação Clóvis Salgado é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e ocupa um complexo arquitetônico de metros quadrados. Suas obras foram iniciadas em 1942, durante o governo de Juscelino Kubitschek na Prefeitura de Belo Horizonte, e finalizadas em 1971, na gestão do governador Israel Pinheiro. A Fundação Clóvis Salgado é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e ocupa um complexo arquitetônico de metros quadrados. Suas obras foram iniciadas em 1942, durante o governo de Juscelino Kubitschek na Prefeitura de Belo Horizonte, e finalizadas em 1971, na gestão do governador Israel Pinheiro. Ao longo dos seus 36 anos de atividades, a Fundação Clóvis Salgado consolidou-se como um moderno centro de exibição, produção e formação de recursos humanos para o mercado de artes e espetáculos. Na diversidade dos seus espaços, a Fundação dispõe de recursos cênicos e acústicos de elevado padrão técnico para a montagem de óperas, peças teatrais, concertos de orquestra, espetáculos de dança e shows de música popular, além de salas adequadas e confortáveis para exposições, exibição de filmes, lançamento de livros, palestras, congressos e seminários. Ao longo dos seus 36 anos de atividades, a Fundação Clóvis Salgado consolidou-se como um moderno centro de exibição, produção e formação de recursos humanos para o mercado de artes e espetáculos. Na diversidade dos seus espaços, a Fundação dispõe de recursos cênicos e acústicos de elevado padrão técnico para a montagem de óperas, peças teatrais, concertos de orquestra, espetáculos de dança e shows de música popular, além de salas adequadas e confortáveis para exposições, exibição de filmes, lançamento de livros, palestras, congressos e seminários. Portanto, a missão da Fundação Clóvis Salgado é assegurar a cada ano sua crescente presença no mercado cultural brasileiro. Portanto, a missão da Fundação Clóvis Salgado é assegurar a cada ano sua crescente presença no mercado cultural brasileiro.

10 DIAGNÓSTICO O principal diagnóstico e que levou o governo a buscar inovações e mudar a forma de gestão é que em todas as instâncias de governo se gasta muito e mal com a Administração Pública. O que devemos ter em mente é que simples mudanças na Constituição não resolverão problemas na administração pública. A Constituição é apenas um texto sujeito às interpretações subjetivas. Assim, estaríamos combatendo a esperteza com a esperteza e, para a criatividade humana não há limites. O principal diagnóstico e que levou o governo a buscar inovações e mudar a forma de gestão é que em todas as instâncias de governo se gasta muito e mal com a Administração Pública. O que devemos ter em mente é que simples mudanças na Constituição não resolverão problemas na administração pública. A Constituição é apenas um texto sujeito às interpretações subjetivas. Assim, estaríamos combatendo a esperteza com a esperteza e, para a criatividade humana não há limites. O governo mineiro está buscando reestruturar sua administração, através da mudança do modelo burocrático para o modelo de gestão por competências. Essa mudança servirá para reformar o seu mercado de trabalho, tornando-o mais eficiente. Isso mostra o esforço do governo em diminuir o hiato entre os setores público e privado. O governo mineiro está buscando reestruturar sua administração, através da mudança do modelo burocrático para o modelo de gestão por competências. Essa mudança servirá para reformar o seu mercado de trabalho, tornando-o mais eficiente. Isso mostra o esforço do governo em diminuir o hiato entre os setores público e privado.

11 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A perspectiva construcionista, que adotamos neste estudo, aparece no campo da pesquisa qualitativa, criticando a eficiência dos serviços públicos e buscando explicar se o Ambiente Organizacional é fator preponderante para se obter a eficiência, num desafio de superar as formas tradicionais e em busca da verdade absoluta e a representação na esfera administrativa estadual, foram feitas pesquisas bibliográficas para conhecer o ambiente organizacional e a eficiência da fundação perante a opinião pública. A perspectiva construcionista, que adotamos neste estudo, aparece no campo da pesquisa qualitativa, criticando a eficiência dos serviços públicos e buscando explicar se o Ambiente Organizacional é fator preponderante para se obter a eficiência, num desafio de superar as formas tradicionais e em busca da verdade absoluta e a representação na esfera administrativa estadual, foram feitas pesquisas bibliográficas para conhecer o ambiente organizacional e a eficiência da fundação perante a opinião pública. Adotou-se também a pesquisa documental, priorizando o caráter descritivo. Não há pretensão no sentido de padronizar os servidores públicos e seu comportamento frente às exigências legais e sociais de eficiência, o objetivo é promover uma maior aproximação com a situação investigada e o processo atual vivenciado, contribuindo com estudos posteriores na vertente de reflexão e construção de novas perspectivas de conhecimento. Adotou-se também a pesquisa documental, priorizando o caráter descritivo. Não há pretensão no sentido de padronizar os servidores públicos e seu comportamento frente às exigências legais e sociais de eficiência, o objetivo é promover uma maior aproximação com a situação investigada e o processo atual vivenciado, contribuindo com estudos posteriores na vertente de reflexão e construção de novas perspectivas de conhecimento.

12 ORQUESTRA SINFÔNICA Destaque entre as melhores do país Destaque entre as melhores do país Um dos três corpos artísticos mantidos pelo Palácio das Artes, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais é também a única orquestra profissional do Estado. Nos últimos anos, diversificou sua atuação e se tornou um grupo extremamente versátil, se apresentando em óperas, balés, concertos, apresentações ao ar livre na capital e no interior, executando um repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo. Um dos três corpos artísticos mantidos pelo Palácio das Artes, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais é também a única orquestra profissional do Estado. Nos últimos anos, diversificou sua atuação e se tornou um grupo extremamente versátil, se apresentando em óperas, balés, concertos, apresentações ao ar livre na capital e no interior, executando um repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo. Fundada em 1977, a Orquestra fez seu concerto de estréia, em setembro do mesmo ano, sob regência do maestro alemão Wolfgang Groth. Atualmente, é integrada por 76 profissionais e está sob a direção do maestro Marcelo Ramos desde 2002.

13 IMAGEM DA ORQUESTRA

14 Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP Das atividades Das atividades Podem pleitear o título de OSCIP as entidades que promovam pelo menos uma das seguintes atividades: Podem pleitear o título de OSCIP as entidades que promovam pelo menos uma das seguintes atividades: assistência social; assistência social; cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; educação gratuita; educação gratuita; saúde gratuita; saúde gratuita; segurança alimentar e nutricional; segurança alimentar e nutricional; defesa, preservação e conservação do meio ambiente, gestão de recursos hídricos e desenvolvimento sustentável; defesa, preservação e conservação do meio ambiente, gestão de recursos hídricos e desenvolvimento sustentável; trabalho voluntário; trabalho voluntário; desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza; desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza; experimentação não lucrativa de novos modelos socioprodutivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito; experimentação não lucrativa de novos modelos socioprodutivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito; defesa dos direitos estabelecidos, construção de novos direitos e assessoria jurídica gratuita; defesa dos direitos estabelecidos, construção de novos direitos e assessoria jurídica gratuita; defesa da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais; defesa da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais; estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos; estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos; fomento do esporte amador. fomento do esporte amador.

15 CONCLUSÃO: A cultura organizacional da Fundação Clóvis Salgado está em processo de transformação e que esse processo não só é lento, como bastante complexo. Fazer previsões ou controlar a mudança da cultura é uma tarefa complicada. O que se pode fazer é monitorar o processo por meio de pesquisas constantes, a fim de que a Fundação possa manter-se atenta aos anseios, pensamentos e sentimentos de seus servidores. A principal contribuição deste trabalho é a de que a transformação da cultura de uma organização é um processo complexo, que envolve diversas variáveis, entre elas as mudanças internas e externas à Fundação, as atitudes da liderança, o conflito entre sub-culturas e o processo de comunicação.

16 Existe um momento em que o sistema dá um salto para o novo e o diferente, procurando se reinventar sem compromisso com qualquer padrão estabelecido. Existe um momento em que o sistema dá um salto para o novo e o diferente, procurando se reinventar sem compromisso com qualquer padrão estabelecido.

17 Em qualquer fase de todos os ciclos de vida de uma organização, é possível registrar as lições aprendidas pelos diversos agentes do processo de transformação e mudança. Em qualquer fase de todos os ciclos de vida de uma organização, é possível registrar as lições aprendidas pelos diversos agentes do processo de transformação e mudança.

18 A organização não tem vida própria pois é criada por pessoas. São as pessoas e os seus relacionamentos estimulam a vida na organização e respectivamente a transformam. A organização não tem vida própria pois é criada por pessoas. São as pessoas e os seus relacionamentos estimulam a vida na organização e respectivamente a transformam.

19 Esqueçam-se dos dias quando forem cinzentos, mas não se esqueçam do brilho do sol. Esqueçam-se das horas quando forem derrotados, mas não se esqueçam das vitórias que tiveram. Esqueçam-se de todos os erros que vocês não puderam mudar, mas não se esqueçam das lições que aprenderam. Esqueçam-se das tristezas que encontrarem, mas não se esqueçam das vezes em que sua sorte mudou. Esqueçam-se dos dias que ficarem sós, mas não se esqueçam dos amigos que tiverem. Esqueçam-se dos planos que parecia não dar certo, MAS NÃO SE ESQUEÇAM DE SONHAR.


Carregar ppt "Mudança Organizacional Eficiência e Ambiente Organizacional Ana Maria Chaves Edson Augusto Veloso Érika Patrícia de Barros Pessoa Silva Naíse Virgínia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google