A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Desenvolvimento da Escola É um instrumento de planejamento e de gestão, baseado na Proposta Pedagógica da escola. Visa concretizar de forma planejada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Desenvolvimento da Escola É um instrumento de planejamento e de gestão, baseado na Proposta Pedagógica da escola. Visa concretizar de forma planejada."— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Desenvolvimento da Escola É um instrumento de planejamento e de gestão, baseado na Proposta Pedagógica da escola. Visa concretizar de forma planejada a Proposta Pedagógica, conferindo às ações a serem desenvolvidas: unidade, identidade, coerência e racionalidade, para se atingir resultados pré- determinados.

2 ELABORAÇÃO DO PDE Por que elaborar o PDE? Para viabilizar, de forma sistemática, aquilo que foi idealizado na Proposta Pedagógica. O PDE é operacional e não doutrinário. Quem elabora? Diretor, especialista, professores, servidores da escola, pais e alunos, cada um à sua maneira.

3 ETAPAS DE UM PLANEJAMENTO Elaboração Execução Avaliação

4 ELABORAÇÃO DO PDE Como deve ser elaborado? Através de sensibilização e discussão com a comunidade escolar. Nem todos precisam participar ao mesmo tempo, recomenda-se que haja discussões por segmentos, sendo as reuniões gerais constituídas por representantes eleitos democraticamente.

5 ELABORAÇÃO DO PDE O que deve ser contemplado no PDE? Plano de Ação n Caracterização da escola: Informações básicas referentes à escola. n Missão da escola de acordo com a PP. Deve responder à pergunta: Esta escola existe para quê?

6 ELABORAÇÃO DO PDE n Definição da realidade desejada (visão de futuro): o que queremos realizar na escola, dentro de sua realidade. n Diagnóstico: Expressa o julgamento que o grupo faz da realidade de sua escola em relação a seus desejos, explicitando suas necessidades.

7 ELABORAÇÃO DO PDE n Programação: é a proposta de ação para diminuir a distância entre a realidade atual e a realidade desejada. Nela registra-se o que será feito de acordo com o que é necessário e o que é possível, tendo como referência a visão filosófica, política e pedagógica da escola.

8 ELABORAÇÃO DO PDE n Objetivos:parte das situações problemas e expressam o que se pretende alcançar.

9 ELABORAÇÃO DO PDE n Metas: Definem o que será alcançado em um determinado período de tempo - é o objetivo quantificado em curto, médio ou longo prazos. n Ações: definição do que se pretende realizar para concretizar os objetivos e metas.

10 ELABORAÇÃO DO PDE n Estratégias: Responde ao COMO realizar as ações e a maneira pela qual se pretende alcançar um objetivo. n Prazo de Execução: é o cronograma do tempo previsto para a realização da ação. n Responsável: profissional indicado para a execução da ação.

11 EXECUÇÃO DO PDE n Implementação das ações, após a concretização do planejamento.

12 EXECUÇÃO DO PDE n Monitoramento:é o acompanhamento detalhado das as ações programadas.

13 AVALIAÇÃO DO PDE n Avaliar é julgar a realidade em três momentos: 1 – confronto do resultado com o planejado 2 - localização do problema 3 – dimensionamento do problema 4 – descoberta das causas do problema


Carregar ppt "Plano de Desenvolvimento da Escola É um instrumento de planejamento e de gestão, baseado na Proposta Pedagógica da escola. Visa concretizar de forma planejada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google