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Escola Comum e Inclusão
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A escola comum – seu compromisso educacional
Amplia o conhecimento que o aluno traz da sua experiência pessoal, social e cultural. Realiza a construção do conhecimento. Predefinido, intencional e deliberado.
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A escola comum – seu compromisso educacional
Função social reguladora e formativa. Transmite valores éticos, estéticos e políticos. Ensina a compartilhar o saber. Compromisso primordial e insubstituível: introduzir o aluno no mundo social, cultural e científico
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Educar - Regular Educar- regular: classificar, segregar
Regulamentação dos vínculos dos homens entre si e a passagem na cultura Educar- regular: classificar, segregar Educar- regular: incluir Novo planejamento, transdisciplinaridade Reforma da educação religação
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Educar - Ensinar Reconhecer: aprender é uma ação humana criativa, individual heterogênea e regulada pelo sujeito da aprendizagem. A adaptação ao conteúdo escolar é realizada pelo próprio aluno e testemunha a sua emancipação intelectual. Não realiza a adaptação e individualiza/diferencia o ensino para alguns.
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Educar - Ensinar Reconhecer e valorizar as diferenças de todos.
Desenvolver práticas escolares que permitem ao aluno aprender livremente. Desenvolver e disponibilizar atividades diversas sem graduá-las para atender a níveis diferentes de compreensão. Cada atividade em si deve conter o fundamental do conteúdo em estudo, não contendo uma resposta única, ou um só caminho no processo de resolução.
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Atividades Diversificadas
Não é uma atividade diferente proposta pelo professor Não é uma atividade diferenciada apenas para alunos com def. Não passa pronto de uma turma para outra, ou Da direção para o professor Existe um conteúdo pré-definido As atividades são propostas pelos alunos, Cada turma define sua forma de trabalhar com o professor Projeto de trabalho em conjunto
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Educar - Mestria O Mestre emancipador no lugar do mestre explicador
Um mestre que não encarna uma saber absoluto Planeja com o aluno, escuta o aluno: o que o aluno sabe e como lida com o conhecimento. Reconhece uma igualdade inicial e não final
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Educar - Compartilhar Aprendizagem cooperativa
O professor e os alunos como mediadores, Oposta à aprendizagem competitiva, Troca de experiências e saberes entre alunos. Docência Compartilhada O outro professor como mediador, Oposta à docência competitiva, Troca de experiências entre professores, Possibilidade de escolha para alunos e professores.
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Dispositivos e inovações possíveis na escola inclusiva
Planejamento com o aluno, Grupos heterogêneos, Atividades diversificadas, Aprendizagem cooperativa, Docência compartilhada, Trocas de experiências, Projeto de trabalho.
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Manter na sala de aula alunos diferentes
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A escola comum diante da deficiência mental
Transformações necessárias: Práticas criativas com liberdade e inovação. Proporcionar maior autonomia e liberdade para o aluno, professor, supervisor... Desenvolver gestão mais participativa e inovadora.
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