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COMO ELABORAR TRABALHOS DE PESQUISA
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INTRODUÇÃO OBJETIVO DA AULA: esclarecer conceitos e algumas diretrizes que podem ser aplicadas na elaboração de qualquer trabalho científico. O QUE É UMA PESQUISA CIENTÍFICA? É a realização de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência. É o método de abordagem de um problema em estudo que caracteriza o aspecto científico de uma pesquisa.
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PESQUISA CIENTÍFICA DO ETUDANTE UNIVERSITÁRIO
Os primeiros trabalhos de pesquisa exigidos dos estudantes têm caráter didático-pedagógico, isto é, constituem meio de aprendizagem, ensinam, treinam e habilitam a refazer cientificamente caminhos já percorridos. Por outro lado, os cientistas já estão trabalhando com o intuito de promover o avanço da ciência para a Humanidade. Os estudantes universitários ainda estão trabalhando para o crescimento de sua ciência.
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ESPÉCIES DE PESQUISA CIENTÍFICA
Pesquisa Exploratória: usada quando um problema é pouco conhecido, ou seja, quando as hipóteses ainda não foram claramente definidas. Seu objetivo consiste na classificação e na caracterização inicial do problema. Mas, não tem por objetivo resolvê-lo de imediato. Pesquisa Teórica: tem por objetivo ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar modelos teóricos e gerar novas hipóteses.
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Pesquisa Aplicada: toma certas leis ou teorias mais amplas como ponto de partida e tem por objetivo investigar, comprovar ou rejeitar hipóteses sugeridas pelos modelos teóricos.
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PESQUISA DE CAMPO Muito usada na Sociologia, Psicologia, Política e Economia. Não é experimental no sentido de não produzir ou de não reproduzir os fatos que estuda. A pesquisa de campo consiste na observação dos fatos tal como ocorrem espontaneamente, na coleta de dados e no registro de variáveis para análises posteriores. Esta espécie de pesquisa não permite o isolamento e o controle das variáveis.
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FASES DA PESQUISA DE CAMPO:
Realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto em questão (situação atual do problema e trabalhos já realizados). Determinar as técnicas que serão utilizadas na coleta de dados e como registrá-los.
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TÉCNICAS PARA A COLETA DE DADOS:
1) Entrevista diálogo com o objetivo de colher dados relevantes para a pesquisa em andamento. O entrevistador deve: Evitar ser importuno. Deixar muito à vontade o informante. Evitar que o diálogo se desvie dos propósitos da sua pesquisa. Coletar dados e não discutí-los com o entrevistado.
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Registrar sumariamente as informações durante a entrevista
Registrar sumariamente as informações durante a entrevista. Após o diálogo, completar as anotações o mais breve possível. 2) Questionário o informante responde por escrito as questões elaboradas. Esta técnica tem a vantagem de poder ser aplicado simultaneamente a um grande número de informantes. É importante que: As questões sejam bem elaboradas.
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Que haja explicações sobre a seriedade da pesquisa, sobre a importância da colaboração dos que foram selecionados como informantes e, principalmente, sobre a maneira correta de preencher o questionário e devolvê-lo. 3) Formulário é uma espécie de questionário que o próprio pesquisador preenche de acordo com as respostas do informante. Uma das vantagens é que pode ser aplicado em informantes analfabetos.
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ANÁLISE DOS RESULTADOS: após a coleta de dados, resta o trabalho de elaboração de gráficos, tabelas, mapas, interpretações e conclusões de caráter indutivo.
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PESQUISA DE LABORATÓRIO
É uma pesquisa científica experimental que permite que o pesquisador repita e produza fenômenos nas mais rigorosas condições de controle das variáveis. EXERCER CONTROLE SOBRE AS CONDIÇÕES RELEVANTES EXPERIMENTAR OU REALIZAR EXPERIMENTOS
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FASES DA PESQUISA DE LABORATÓRIO:
Realizar pesquisa bibliográfica. Caracterizar cada um de seus passos, fases ou etapas (observação, hipótese, experimentação, indução ou ampliação da conclusão. Observação aplicar a atenção a um fenômeno ou problema, captá-lo e retratá-lo tal como se manifesta. A observação é realizada na fase inicial da pesquisa e durante todo o processo.
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Qualidades que o observador deve ter:
Sanidade e acuidade dos órgãos sensoriais. Formação e preparação específicas. Concentração e amor ao trabalho. Objetivo, imparcial e honesto. Hipótese representa a opinião do pesquisador à procura de evidências posteriores que a sustentem e comprovem.
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NÃO BASTA OBSERVAR. O PESQUISADOR DEVE PONDERAR FATOS E RELACIONÁ-LOS, DEVE AINDA REFLETIR À PROCURA DE UMA EXPLICAÇÃO PROVÁVEL. ALÉM DISSO, O OBSEVADOR DEVE FORMULAR UMA HIPÓTESE DE SOLUÇÃO VERIFICÁVEL.
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A hipótese tem a função de direcionar o cientista em suas pesquisas
A hipótese tem a função de direcionar o cientista em suas pesquisas. Ela fixa uma diretriz capaz de impor ordem e finalidade a todo o processo de experimentação. Experimentações as hipóteses devem ser postas à prova, verificadas, aprovadas ou reprovadas pelos fatos. Ao trabalho orientado no sentido de verificar hipóteses, no caso da pesquisa de laboratório, denomina-se experimentação.
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FAZER EXPERIMENTOS SIGNIFICA REPRODUZIR FENÔMENOS EM CONDIÇÕES DE RIGOROSO CONTROLE DAS VARIÁVEIS, COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR OS FATORES ANTECEDENTES RESPONSÁVEIS POR DETERMINADO EVENTO SUBSEQÜENTE.
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A B C D VARIÁVES X (UM EVENTO) E F G Como consistirá a experimentação se a hipótese em processo de pesquisa estabeleceu que D é a variável causadora do evento X?
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Indução parte do fenômeno para chegar à lei geral
Indução parte do fenômeno para chegar à lei geral. Observa, experimenta, descobre a relação causal entre dois fenômenos e generaliza esta relação em lei.
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ROTEIRO PARA O PLANEJAMENTO DE PESQUISA DE LABORATÓRIO:
Determinação do assunto. Pesquisa bibliográfica prévia. Formulação de problemas. Formulação de hipóteses. Prever, conhecer e testar a precisão dos instrumentos que serão utilizados na manipulação e medição das variáveis.
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Selecionar as técnicas convenientes para o caso.
Provocar o fenômeno e controlar a relação entre as variáveis e os eventos, com o objetivo de testar a hipótese preestabelecida. Fazer predições baseadas na hipótese confimada. Repetir os experimentos para confirmar predições. RELATÓRIO DE PESQUISA DE LABORATÓRIO: deverá ser breve, claro e preciso, incuindo os elementos necessários para que outra pessoa possa repetí-lo.
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PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Qualquer espécie de pesquisa, em qualquer área, supõe e exige pesquisa bibliográfica prévia. Os trabalhos didático-pedagógicos solicitados durante os diversos cursos para desenvolvimento de determinadas partes dos programas, com maior participação dos alunos, constituem-se, em geral, em pequenas pesquisas bibliográficas. Nem todos os alunos farão pesquisa de campo ou de laboratório, mas todos farão pesquisa bibliográfica.
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FASES DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA:
Escolha do assunto. Documentação. Trabalho com as fichas. Redação final.
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ESCOLHA DO ASSUNTO: É o primeiro passo a ser dado por aquele que se propõe a desenvolver uma pesquisa bibliográfica. A escolha do assunto é um fator decisivo para o bom desenvolvimento de uma pesquisa. Critérios para a escolha do assunto (da parte do pesquisador):
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Tendências e preferências pessoais o pesquisador deve escolher um assunto correspondente a seu gosto pessoal e que esteja na linha de suas tendências. Aptidão não basta gostar do assunto, é preciso ter formação cultural adequada ou experiência na área em que se situa assunto. Tempo é importante considerar o tempo disponível e o necessário para desenvolver o trabalho.
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4) Recursos materiais consideremos ainda a existência ou não de material bibliográfico disponível.
Critérios para a escolha do assunto (da parte do próprio assunto): 1) Relevância procurar assuntos que possam trazer amadurecimento cultural e alguma contribução ao esclarecer um problema, ao cobrir uma lacuna, ao corrigir uma falsa interpretação, ao promover o aprofundamento sobre um tema relevante.
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Fontes de assuntos: Vivência nossas leituras e nossas dúvidas e também a maneira de questionarmos os problemas representa uma vivência capaz de suscitar assuuntos que merecem análise e aprofundamento. Polêmicas um assunto se torna polêmico quando tem alguma importância e/ou quando as hipóteses não estão suficientemente comprovadas.
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Reflexão suscita dúvidas que definem e delimitam um problema que pode ser esclarecido.
Delimitação do assunto: qualquer problema apresenta diversos aspectos sob os quais pode ser estudado. Após a escolha do assunto, é necessário determinar o aspecto particular sob o qual será focalizado.
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A SUPERAPRENDIZAGEM CAUSA ESQUECIMENTO
FUNÇÃO DA SUPERAPRENDIZAGEM NO ESQUECIMENTO A SUPERAPRENDIZAGEM CAUSA ESQUECIMENTO FUNÇÃO DA SUPERAPRENDIZAGEM NO ESQUECIMENTO DE CRIANÇAS SUBNORMAIS LIMÍTROFES
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DOCUMENTAÇÃO: É o acervo de textos decisivos para esclarecimento ou demonstração do problema escolhido como tema pelo pesquisador. A leitura da documentação deverá ser criteriosa e seletiva. Não é necessário ler tudo que um autor escreveu, mas é preciso ler com atenção necessária para distinguir o fundamental do secundário e o relevante do irrelevante. Cada livro, artigo, documento ou texto deverá ser lançado em ficha (ficha bibliográfica).
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Plano de leitura: iniciar a leitura pelas obras mais gerais, como enciclopédias, manuais didáticos e livros e só depois ir caminhando para tratados especializados. Além disso, a leitura deve ser iniciada pelas obras mais atuais.
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Como elaborar fichário de documentação:
1) Quando o material não é do pesquisador: as passagens mais relevantes devem ser transcritas fielmente em fichas apropriadas, nas quais devem constar os seguintes elementos: autor, título e subtítulo, indicação bibliográfica completa, com indicação da página ou das páginas de onde se extraiu o texto e, a seguir, transcrever fielmente, sempre entre aspas.
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2) Quando o material é do pesquisador: mesmo neste caso é recomendável a transcrição de passagens em fichas de documentação. Entretanto, pode-se elaborar fichas de resumos pessoais para transcrição direta por ocasião da redação final do trabalho. 3) O pesquisador também deve ir registrando suas críticas, confrontos entre os autores e possíveis lacunas encontradas (Fichário de Sínteses Pessoais).
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TRABALHO COM AS FICHAS:
Reler o material para descobrir lacunas e para reagrupar textos. Programar novas pesquisas para cobrir lacunas. No caso de repetições de documentos semelhantes, selecionar o mais representativo. Deixar o rascunho e todo o material em ordem para a redação final.
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REDAÇÃO FINAL: Qualquer trabalho obedece a divisão em três partes: introdução, corpo de desenvolvimento e conclusão. Introdução: tem por finalidade apresentar o problema que se vai estudar, acenar para o seu estágio de desenvolvimento e para a relevância da pesquisa. Deve conter os seguintes itens:
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Apresentação do assunto mediante referência a tudo o que já se escreveu sobre ele.
Referências às possibilidades da contribuição da pesquisa em questão, sem enunciar soluções ou conclusões a que se chegou. Enfoque da idéia central e delimitação clara do campo da pesquisa.
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NÃO EXISTE UMA NORMA DE DIVISÃO VÁLIDA PARA TODOS OS TRABALHOS.
Corpo: constitui a parte mais extensa da pesquisa e tem por objetivo analisar a idéia principal. Analisar significa desmembrar, desdobrar, reduzir o todo em suas partes. Divisão do corpo do trabalho: deve ser dividido em partes, cada parte em capítulos, cada capítulo em subtítulos. NÃO EXISTE UMA NORMA DE DIVISÃO VÁLIDA PARA TODOS OS TRABALHOS.
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Conclusão: tem por finalidade reafirmar a idéia principal, ressaltar o alcance e as conseqüências dos esclarecimentos prestados pela pesquisa e o possível mérito de seus “achados”, com indicações e aberturas para novas pesquisas.
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