Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Legitimação Ética A que se refere?
Trata-se de uma justificação ética para ações consideradas imorais, segundo a moral dominante, porém com fins altruístas imparciais, em que um agente social sacrifica o direito do outro para garantir o seu. Como ficam os padrões morais? As regras continuam válidas Não há amoralidade Há transgressão dos padrões morais
2
Legitimação Ética Como se caracteriza o contexto?
Situações limite de extrema necessidade, na qual implica a sobrevivência física do agente social. o agente social praticante do ato não provoca a situação por vontade própria nem pode evitá-la. A ação visa salvar os agentes sociais de perigo atual inadiável. O ato tem fins altruístas imparciais.
3
Legitimação Ética O papel da coletividade
Aprovar a escolha feita, conferindo endosso moral à transgressão, ou não. O ato tem respaldo ético, mas continua imoral. A legitimação na visão da duas teorias éticas Ética da responsabilidade Ética da convicção A necessidade de justificação ética permanece, haja o que houver!
4
Legitimação Ética Em uma leitura diferente, a ética da convicção já avalizou a tortura para obter confissões de hereges, infiéis e bruxa, feita pela Santa Inquisição. As duas teorias podem convergir nos avais para ações imorais e extremistas em nome de uma causa. A legitimidade é tica é conferida pela ética da responsabilidade.
5
Legitimação Ética São exemplos: Furto famélico ou saque coletivo
Fuzilamento de desertores de guerra Quebra de patentes farmacêutica em surto epidêmico Demissões de empregados e fechamento de fábrica em risco Tortura de terrorista para obter informações relevantes para evitar massacres
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.