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As Morais Empresariais

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Apresentação em tema: "As Morais Empresariais"— Transcrição da apresentação:

1 As Morais Empresariais
Filipe Ribeiro Rafael Alcântara Rilke de Azevedo

2 A ambivalência Empresarial
Significado de Ambivalência: “Caráter daquilo que possui dois aspectos radicalmente diferentes, opostos até. / Psicologia Simultaneidade de dois sentimentos opostos.” Dicionário Aurélio.

3 A ambivalência Empresarial

4 A ambivalência Empresarial
Interesses dispares de Stakeholders = Escolha de aliados para “batalhar” Qual o “Poder de fogo”? CACIFE POSITIVO: AGREGAÇÃO DE VALOR CACIFE NEGATIVO: CAPACIDADE DE RETALIAÇÃO Acionistas, gestores, clientes, trabalhadores qualificados. Fornecedores, sindicatos , concorrentes, credores, mídia, comunidade local, autoridades. São tratados com suavidade por razões estratégicas. Tendem a ser “driblados” por conveniência.

5 A ambivalência Empresarial
Na busca pela rentabilidade e perenidade nas economias competitivas, os empresários ficam a merê de um JOGO de forças que os obriga a estabelecer DISTINÇÕES entre os vários STAKEHOLDERS.

6 A ambivalência Empresarial
Reações adversas: Grupo1) Age-se com correção ou idoneidade. Grupo 11) Empresas se valem das brechas existentes na lei ou de sua fraca articulação.

7 A Moral da Parcialidade
Discurso seletivo que adota normas mistas de conduta porque não se furta de justificar conveniências oportunistas nas relações com os “outros”( os sem cacife), embora exija lealdade nas relações pessoais( os “aliados de batalha”).

8 A Moral da Parcialidade e o Brasil:
Getúlio Vargas em: A integridade particularista. “Para amigos tudo, para inimigos nada, para os indiferentes a lei.”

9 A Moral da Parcialidade
Quais as consequências de “saber adaptar- se” ou “jogo de cintura”? 1- Prevalência do particularismo; 2- O jeito minuncioso de justificar ações do “pessoal mais chegado”. 3- O respeito exclusivo as regras que interessam.

10 A Moral da Parcialidade
Exemplos: -Um empregado que usa o carro e o celular da empresa, MAS é o melhor vendedor. -Um empresário que sonega sim, MAS gera muitos empregos e já paga impostos demais por isso. -“Rouba MAS faz”

11 A Moral da Parcialidade
Exemplo Moral da Parcialidade & Moral do sucesso Norte-Americana

12 A Moral da Parcialidade
1)Mito da amoralidade – neutralidade: “Não é nada pessoal, são só negócios.” 2)Mito da imoralidade dos negócios – sujos: “Para ganhar dinheiro é preciso sujar as mãos.”

13 A Moral da Parcialidade
Exemplo: 1,1bilhão – 860 milhões = 240 milhões

14 A Moral da Parcialidade
Frases que caracterizam a Moral da Parcialidade: -"todo mundo faz isso“ -"só os espertos tem vez“ -"deixa de conversa fiada“ -"se nós não fizermos, outros farão

15 A Moral da Parcialidade
Exemplo:

16 A Moral da Parcialidade
Práticas da Moral da Parcialidade: Fazer acreditar que escolhas são feitas para o bem dos outros, enquanto estão lhe favorecendo; Adotar postura de favorecer os amigos; Cultivar a troca de favores; Considerar oportunismo sinônimo de habilidade.

17 A Moral da Parcialidade
Exemplo:

18 A Moral da Parcialidade
Exemplo:

19 O Imaginário em Transição
A partir da década de 1990 Em baixa: “Jeitinho brasileiro” Em alta: Trabalho Esforço Mérito Prosperidade Aplicação universal das regras

20 O Imaginário em Transição
Exemplo: É necessário esforçar-se nos estudos e trabalho segundo 72,8% dos estratos mais ricos e 63,5% dos estratos mais baixos; Em contraste: 5,1% das classes A e B e 7,5% dos estratos C, D e E acreditam que o sucesso pode ser alcançado sendo honesto e dedicado.

21 O Imaginário em Transição
Exemplo: - Entre 1900 e 1970 em torno de 58%; - Entre 1973 e 1996 em torno de 63%; - Estrutural X Circular; - Metrópoles X Interior; - Motores da mobilidade ascendente: 75% educação e 20% herança paterna

22 O Imaginário em Transição
x Profissionalismo e Idoneidade Oportunidade e parcialidade

23 O Imaginário em Transição
Tacape da retaliação: - Agências de defesa do consumidor; - Mídia; - Organizações da sociedade civil.

24 O Imaginário em Transição
“Não há governantes 'honestos'; há governantes que se mantêm 'honestos' pela vigilância pública. (Otavio Frias Filho).

25 O Imaginário em Transição
Ambiguidades Congênitas: Tradições Históricas e Influência Católica X Ética da Responsabilidade

26 O Imaginário em Transição
Ambiguidades Congênitas: Moral da Integridade X Moral do Oportunismo

27 Moral da Parceria Ideias:
“Negócios são acordos que beneficiam as várias partes”. Inspira-se pela Ética da responsabilidade. Tem caráter altruísta.

28 Moral da Parceria Objetivos: - Criticar a miopia imediatista.
- Valorizar as relações de fidelidade. - Manter relações de convergência e de confiança recíproca. - Distribuição equitativa dos ganhos. - Tratamos bem os que tem maior cacife.

29 Moral da Parceria Características das transações contratuais: - Garantias. - Transparências. - Compartilhamento de informações. - Inovação tecnológica de forma conjunta.

30 “O serviço de atendimento não deve apenas
Moral da Parceria Exemplo: “O serviço de atendimento não deve apenas agradar ao consumidor; deve ser capaz de gerar mudanças nos produtos e nos processos da empresa”.

31 Moral da Parceria “Preservando sua reputação”.

32 Moral da Parceria Pontos Relevantes:
- A moral da parceria encontra-se em construção. - Cidadania empresarial ( responsabilidade social + mundo competitivo) - “Parceirização” - “A busca de parcerias é a chave para promoção do investimento social”

33 Morais Empresariais Dúvidas

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