A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Militar de Fortaleza Projeto de leitura do 6º ano do Ensino Fundamental Segundo bimestre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Militar de Fortaleza Projeto de leitura do 6º ano do Ensino Fundamental Segundo bimestre."— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Militar de Fortaleza Projeto de leitura do 6º ano do Ensino Fundamental Segundo bimestre

2 Objetivos Identificar as características estruturais de lendas e mitos; conhecer lendas e mitos indígenas brasileiros; conhecer a cultura e a história dos povos indígenas produtores das lendas e dos mitos lidos; conhecer a realidade atual dos povos indígenas que habitam o território brasileiro; analisar lendas e mitos indígenas sobre uma terra sem males; comparar a visão dos povos indígenas sobre uma terra sem males com a presente na sociedade urbana brasileira; desenvolver um esquema de como seria uma terra sem males para os participantes do projeto; produzir uma poesia a partir de uma lenda indígena; recontar um mito ou uma lenda indígena; criar uma lenda moderna; desenvolver habilidades de leitura e escrita, além do uso da linguagem oral.

3 Texto base ALENCAR, Jakson de. Terra sem males: mito guarani. São Paulo: Paulus, Onde comprar: Rua Floriano Peixoto, 523 Centro (Pça. do Ferreira) Tel: Valor promocional do livro: R$ 23,00

4 Leitura recomendada SISTO, Celso. Mundaréu. São Paulo: Paulus Mito dos índios Tukuna da Amazônia.

5 Leitura recomendada ARRABAL, José. Lendas brasileiras: centro-oeste e sul. São Paulo: Paulinas, 2004.

6 Leitura recomendada BOFF, Leonardo. O casamento entre o céu e a terra: contos dos povos indígenas do Brasil. Rio de Janeiro: Salamandra, 2001.

7 Leitura recomendada GARANHUNS, Valdeck de. Mitos e lendas brasileiros em prosa e verso. 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2007.

8 Leitura recomendada MELLO, Thiago de. Amazonas: água, pássaros, seres e milagres. Rio de Janeiro: Salamandra.

9 Atividades Documentário Índios do Brasil em 24/4; Documentário Índios Kaapor em 26/4; Contação de lendas indígenas brasileiras em 03/5; Leitura do livro Terra sem males em 08/5; Apresentação da pesquisa sobre povos indígenas brasileiros em 10/5; Produção e apresentação de texto comparativo em 24/5 e 21/6.

10 Avaliação Para cada atividade será atribuída uma nota entre 0,0 e 10,0; nas atividades de grupo, a nota final será a soma da nota do trabalho do grupo mais a nota individual, dividida por dois; em todos os trabalhos, os critérios de avaliação incluem pontualidade e organização; nos trabalhos escritos, são avaliados o conteúdo, a coesão, a coerência e a gramaticalidade.

11 Critérios de avaliação das apresentações orais Nota do grupo: – Conteúdo (0,0 a 5,0) – Organização (0,0 a 2,0) – Uso dos recursos diversos (0,0 a 3,0) Nota individual: – Domínio do conteúdo (0,0 a 6,0) – Tom de voz (0,0 a 1,0) – Uso da variedade linguística padrão (0,0 a 2,0) – Postura (0,0 a 1,0)

12 Música Mborai Marae É uma música guarani. Tangará mirim, um pequeno pássaro da Mata Atlântica, sagrado para os guaranis. A letra fala mais ou menos assim: Pequeno Tangará Quando o Sol se levanta Canta e dança Reverencia nosso Primeiro Pai Nosso Primeiro Pai


Carregar ppt "Colégio Militar de Fortaleza Projeto de leitura do 6º ano do Ensino Fundamental Segundo bimestre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google