A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hoje é dia mundial do coração! VOCÊ ESTÁ SABENDO CUIDAR DE MIM?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hoje é dia mundial do coração! VOCÊ ESTÁ SABENDO CUIDAR DE MIM?"— Transcrição da apresentação:

1 Hoje é dia mundial do coração! VOCÊ ESTÁ SABENDO CUIDAR DE MIM?
Olá, Hoje é dia mundial do coração! VOCÊ ESTÁ SABENDO CUIDAR DE MIM? Solicitei à Coordenação de Prevenção do PLANSERV algumas dicas de como me cuidar! Confira comigo os “Dez Mandamentos do Coração”, da Sociedade Brasileira de Cardiologia que aprendi.

2 1º Diga não à obesidade e controle seu peso
As comidas que contém mais gorduras às vezes parecem mais gostosas... No entanto você esquece que são mais calóricas e menos saudáveis; Toda essa comilança faz o nosso peso aumentar colocando-me em risco! Escolha restaurantes e lanchonetes que tenham opções de alimentos mais saudáveis. São pequenas trocas que fazem toda a diferença.

3 2º Consulte seu médico periodicamente
Sempre bom lembrar que a consulta cardiológica é importante para todos os indivíduos, e o acompanhamento é essencial para quem possui hipertensão, diabetes, colesterol elevado. 3º Meça sua pressão arterial com frequência A pressão arterial ideal para a minimização do risco de problemas cardiovasculares situa-se abaixo de 120/80 mmHg. A hipertensão é o principal fator de risco para o infarto e o AVC (Acidente Vascular Cerebral)* * Para mais informações sobre a hipertensão acesse o site portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=36873&janela=1

4 4º Verifique a quantidade de sal nos rótulos dos alimentos
Diminuir o sódio (sal) na alimentação não é fácil, mas vale a pena tentar. O excesso de sal é o grande vilão da hipertensão! A sociedade Brasileira de Cardiologia afirma que entre 40% e 60% das pessoas que infartaram eram hipertensos. Verifique nos rótulos a quantidade de sódio presente nos alimentos. Tem gente que acha que a comida fica sem graça... Mas se ela for bem temperada, com cheiro verde, alho e cebola, por exemplo, pode ficar uma delícia! Os campeões do sódio são: Macarrão instantâneo, caldo e sopas industrializadas, azeitona preta em conserva, shoyo.

5 5º Diga não ao fumo Deixando de fumar hoje seu risco de doença cardíaca será diminuído em um ano e retornará aos níveis normais com o tempo. Existem Programas de Controle ao Tabagismo, medicamentos, tratamento psicológico, e outros recursos que podem ajudar a quem deseja parar de fumar. Procure mais orientações nos serviços de saúde.

6 6º Diga não ao sedentarismo
E quanto a Atividade Física, como acha que estou? OU A prática regular de exercício físico contribui para controlar o sobrepeso, obesidade, hipertensão, diminuir o estresse, aumentar o colesterol bom (HDL) e favorece o controle de açúcar no sangue, diminuindo os riscos de doença, como diabetes e infarto.

7 7º Saiba se é diabético ou se tem 8º Escolha bem os alimentos
colesterol alto Exames laboratoriais de sangue detectam se a pessoa é diabética ou tem dislipidemia (colesterol alto) Converse com o seu médico! 8º Escolha bem os alimentos Inclua sempre na sua dieta frutas e verduras. Cuidado com os alimentos processados, enlatados e embutidos, eles tem alto teor de sódio!

8 9º Evite o estresse O que você pode fazer para aliviar o estresse? Vou lhe dar algumas dicas: Se possível, aproveite o horário de almoço longe do ambiente do trabalho; Fuja da rotina. Não é tão difícil quanto parece. Aproveite seu tempo livre para fazer atividades que lhe dão prazer: Ir ao cinema, ler um bom livro, sair com os amigos, jogar uma partida de futebol;,brincar com crianças, fazer jardinagem, caminhadas na beira da praia ou dançar...

9 10º Ame a vida e o seu coração!
Busquei essas informações nos textos: “Cartilha do coração.” Disponível em : “Dia mundial do coração. Campanha 2012”. Disponível em: Dez passos para uma alimentação saudável  para diabéticos e hipertensos. Disponível em: “O que é hipertensão”. Disponível em:

10 FIM


Carregar ppt "Hoje é dia mundial do coração! VOCÊ ESTÁ SABENDO CUIDAR DE MIM?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google