A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A IMPORTÂNCIA DA ARBITRAGEM A função do árbitro é: A função do árbitro é: garantir o respeito pelas regras técnicas da modalidade, pelas regras de conduta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A IMPORTÂNCIA DA ARBITRAGEM A função do árbitro é: A função do árbitro é: garantir o respeito pelas regras técnicas da modalidade, pelas regras de conduta."— Transcrição da apresentação:

1 A IMPORTÂNCIA DA ARBITRAGEM A função do árbitro é: A função do árbitro é: garantir o respeito pelas regras técnicas da modalidade, pelas regras de conduta desportiva e pela ética das relações que se estabelecem entre os competidores. O árbitro é a autoridade máxima numa competição, cabendo-lhe a responsabilidade de salvaguardar a verdade desportiva. O árbitro é a autoridade máxima numa competição, cabendo-lhe a responsabilidade de salvaguardar a verdade desportiva. O árbitro tem uma função pedagógica importante na formação desportiva dos atletas O árbitro tem uma função pedagógica importante na formação desportiva dos atletas

2 REQUISITOS INDISPENSÁVEIS AO BOM DESEMPENHO de ordem psicológica e comportamental – aspectos que têm a ver com a personalidade e o carácter da pessoa (ex: rigor, isenção, tolerância, autodomínio, etc.). Estes aspectos podem educar-se fora do espaço desportivo.de ordem psicológica e comportamental – aspectos que têm a ver com a personalidade e o carácter da pessoa (ex: rigor, isenção, tolerância, autodomínio, etc.). Estes aspectos podem educar-se fora do espaço desportivo. de ordem técnica - aspectos que têm a ver com o conhecimento das regras da modalidade, com a percepção das situações, com a atenção selectiva e a oportunidade de decisão no julgamento das situações. Estes aspectos desenvolvem-se com o treino e a experiência prática da arbitragem.de ordem técnica - aspectos que têm a ver com o conhecimento das regras da modalidade, com a percepção das situações, com a atenção selectiva e a oportunidade de decisão no julgamento das situações. Estes aspectos desenvolvem-se com o treino e a experiência prática da arbitragem.

3 NORMAS DE ACTUAÇÃO DO ÁRBITRO Manter os olhos sobre o jogoManter os olhos sobre o jogo Decidir de acordo com o seu critério de avaliaçãoDecidir de acordo com o seu critério de avaliação Evitar qualquer discussão com jogadores e treinadoresEvitar qualquer discussão com jogadores e treinadores Ignorar a presença dos espectadoresIgnorar a presença dos espectadores Ignorar todas as provocaçõesIgnorar todas as provocações Assumir as suas próprias decisõesAssumir as suas próprias decisões Actuar sempre com equipamento adequadoActuar sempre com equipamento adequado Evitar conversar com os jogadoresEvitar conversar com os jogadores Evitar das nas vistasEvitar das nas vistas


Carregar ppt "A IMPORTÂNCIA DA ARBITRAGEM A função do árbitro é: A função do árbitro é: garantir o respeito pelas regras técnicas da modalidade, pelas regras de conduta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google