A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A"— Transcrição da apresentação:

1 DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A
“Servir com excelência, ética e eficiência, contando com servidores competentes e valorizados, primando todos pelo respeito ao cidadão e ao meio ambiente, contribuindo para fazer de Natal uma cidade cada vez mais humana, socialmente mais justa, solidária e sustentável, com a melhor qualidade de vida para toda a população". DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA Profa. Tânia Leiros

2 A SME e a UFRN Constituição da Comissão de Formação Continuada,
Parceria já existente; Constituição da Comissão de Formação Continuada, Reflexões a partir das demandas das escolas junto aos assessores pedagógicos.

3 A SME e a UFRN Necessidade de cada um olhar para si e para o outro Egressos da UFRN na SME UFRN e sua dimensão formadora para os sistemas de ensino

4 Estamos convencidos de que os desafios nos unem (sistema educacional do município e a Universidade como agência formadora) e, portanto, devem ser compartilhados.

5 Formação focada num novo agir docente
Desafios e implicações para avançar no Ensino Fundamental Fundamentação do professor para organizar o trabalho pedagógico a partir dos conteúdos estruturantes de cada área do conhecimento Mudança de perspectiva no que diz respeito ao educar, ensinar e aprender Formação focada num novo agir docente

6 Citando Sacristán & Goméz (2000) Plagiando Sacristán & Goméz (2000)
“A escola deve prover os indivíduos não só, nem principalmente, de conhecimentos, idéias, habilidades e capacidades formais, mas também, de disposições, atitudes, interesses e pautas de comportamento". A Universidade deve prover os indivíduos não só de conhecimentos, idéias, habilidades e capacidades formais, mas principalmente de disposições, atitudes, interesses e pautas de comportamento.

7 Baixa aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Educação
Qual o problema? Baixa aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Educação

8 Nível de Formação Docente da SME
TOTAL % SEM GRADUAÇÃO 48 1,9 GRADUAÇÃO 1.321 51,7 ESPECIALIZAÇÃO 1.108 43,3 MESTRADO 75 2,9 DOUTORADO 7 0,2 2.559 100,0 Fonte: GAEE/ATP/SEEC/RN

9 Resultados e conclusões
Maior proximidade com a UFRN; Construção da política de formação continuada da SME, Formação para professores alfabetizadores e em linguagem matemática.

10 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID;
Novidade UAB; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID; Estágio Supervisionado, Prodocência.

11 Realidade Simpósios discutem a integração entre a educação básica e o ensino superior; Programa da Universidade de Pelotas, UFTM oferece 300 vagas - formação continuada para professores da Educação Básica.

12 Refletindo mais... Lembranças românticas e a educação pública hoje, Integração da universidade com a educação básica: é hora de mutirão?

13 IDEB - Consulta ao Índice da Educação Básica 2005 - 2007
UF ETAPAS DE ENSINO REAL META 2005 2007 BRASIL SÉRIES INICIAIS 3,8 4,2 3,9 SÉRIES FINAIS 3,5 3,7 RN 2,7 3,4 2,8 3,1 2.8 2,9 3,0 NATAL 3,3 3,2 30 Fonte: Inep//MEC

14 NATAL – 4º lugar no Nordeste NATAL – 3º lugar no Nordeste
NATAL/RN – IDEB/2007 ANOS INICIAIS CLASSIFICAÇÃO IDEB CAPITAL 20º 3,7 NATAL NATAL – 4º lugar no Nordeste anos iniciais ANOS FINAIS CLASSIFICAÇÃO IDEB CAPITAL 16º - 17º - 18º 3,2 PORTO VELHO, BELÉM, NATAL NATAL – 3º lugar no Nordeste anos finais

15 MAIORES DESAFIOS DA REDE MUNICIPAL
Expansão da Educação Infantil; Melhoria do desempenho escolar (qualidade) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Melhoria do rendimento escolar (fluxo) no 5º, 6º e 7º anos.

16 SERÃO DESAFIOS APENAS DA REDE MUNICIPAL DE NATAL?

17 Sonho domado Tiago de Mello “Sei que é preciso sonhar.
Campo sem orvalho, seca A frente de quem não sonha. Quem não sonha o azul do vôo perde seu poder de pássaro. A realidade da relva cresce em sonho no sereno para não ser relva apenas, mas a relva que se sonha. Não vinga o sonho da folha se não crescer incrustado no sonho que se fez árvore. Sonhar, mas sem deixar nunca que o sol do sonho se arraste pelas campinas do vento. É sonhar, mas cavalgando o sonho e inventando o chão para o sonho florescer".

18 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SME ELIAS NUNES Secretário Municipal de Educação TÂNIA MARIA LEIROS CUNHA CAVALCANTI Secretária Adjunta de Gestão Pedagógica ANA CRISTINA CABRAL MEDEIROS Secretária Adjunta de Gestão Escolar (84)


Carregar ppt "DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google