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JARDIM DE INFÂNCIA DE PRELADA - LEMENHE

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Apresentação em tema: "JARDIM DE INFÂNCIA DE PRELADA - LEMENHE"— Transcrição da apresentação:

1 JARDIM DE INFÂNCIA DE PRELADA - LEMENHE
Organização do Ano letivo 2011 / 2012

2 OBJECTIVOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania; Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade; Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem; Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas; Desenvolver a expressão e a comunicação através de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo; Despertar a curiosidade e o pensamento crítico; Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e segurança, nomeadamente no âmbito da saúde individual e coletiva; Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança; Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade educativa.

3 CALENDÁRIO ESCOLAR Início – 12 de setembro Termo – 6 de julho
Interrupções de Actividade Lectiva 1ª INTERRUPÇÃO Dias 23, 27, 28, 29 e 30 de dezembro 2ª INTERRUPÇÃO Dias 20,21 e 22 de fevereiro 3ª INTERRUPÇÃO Dias 2,3,4,5 e 9 de abril Períodos de Avaliação 1º MOMENTO Dias 20, 21 e 22 de dezembro 2º MOMENTO Dias 26,27 e 28 de março 3º MOMENTO Dias 9,10 e 11 de julho

4 COMPONENTE LETIVA Entrada Saída Manhã 9 h 12 h Tarde 13 h e 30 m
A educação pré-escolar, é o primeiro degrau de um longo caminho educativo com um peso decisivo no sucesso escolar e social dos jovens, e o jardim de infância configura-se como um espaço de tempo privilegiado para aprendizagens estruturantes e decisivas no desenvolvimento da criança. Inês Sim-Sim

5 COMPONENTE LETIVA “Uma escola à medida
É a escola que sabe ser elástica: Grande quando é preciso receber, Pequena quando é preciso aconchegar, Alta quando nos faz crescer e acreditar nos sonhos, Baixa para nos dizer “Conta comigo!” É a escola sempre aberta Que em cada dia nos acena e diz: “Até amanhã! Vou ficar à tua espera!” Uma escola mesmo mesmo à medida É a escola que queremos ser. Vera Sebastião

6 COMPONENTE LETIVA Na Educação Pré-Escolar há uma intencionalidade educativa, que é canalizada no sentido de proporcionar às crianças um conjunto de actividades e experiências que lhes servirão para despertar motivações e desenvolver competências, que lhes serão úteis não só na escolaridade obrigatória como na vida. Educar hoje as crianças para o amanhã é uma tarefa inadiável. Uma tarefa inadiável para pais, professores e comunidade em geral. Inadiável não apenas porque o mundo de amanhã será diferente do de hoje , mas também porque o mundo de amanhã terá de ser melhor do que o atual.

7 COMPONENTE LETIVA «O jardim-de-infância é o espaço de todas as possibilidades, de todas as descobertas, de todas as aprendizagens. As crianças encontram-se disponíveis e abertas, elas anseiam por descobrir o mundo e entender a vida. Não nascem literadas, mas nascem curiosas e é este o melhor mármore para ser moldado pelo escultor ingenioso que é educador. »

8 COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA
Almoço 12h às 13.30h Prolongamento do horário Manhã h às 9h Tarde h às 18h ??? Nas interrupções lectivas As atividades de apoio à família integram todos os períodos que estejam para além das 25 horas letivas e que, de acordo com a lei, sejam definidas com os pais no início do ano letivo, tendo em consideração as necessidades dos pais, os seus horários e locais de trabalho, bem como os recursos humanos e materiais. O tempo de animação sócio-educativa, será um processo educativo informal, por se tratar de um tempo em que a criança tem inteira liberdade de escolher o que deseja fazer, permitindo às crianças envolverem-se em actividades diferentes que lhes dêem satisfação.

9 COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA
Pagamento antecipado, até ao dia 5 de cada mês. Desconta: Interrupções lectivas Faltas por períodos superiores a 5 dias desde que comunicadas atempadamente e justificadas por atestado médico ou férias dos pais

10 COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA
Propostas de caráter facultativo e pagas pelas famílias Piscina (Gavião ou Eugénios)

11 LANCHES Tarde Manhã Leite escolar Bolacha Maria
De acordo com o que cada criança come Deve incluir leite / iogurte, pão e fruta Evitar doces e guloseimas Manhã Leite escolar Bolacha Maria

12 VESTUÁRIO As crianças devem vir para o jardim de infância, com roupas práticas que facilitem a sua independência pessoal Devem ter sempre na mochila uma muda de roupa para usar caso seja necessário. O uso da bata estipulada é de carácter obrigatório; A bata deve ser identificada com o nome da criança

13 ORGANIZAÇÃO DAS ACTIVIDADES
Projeto Educativo " A minha Escola contra a discriminação" Ser Diferente Plano Anual de Atividades Projeto Curricular de Turma Programa de Educação para a Saúde Plano Nacional de Leitura Projeto LITTERATUS Projeto NINO E NINA

14 PROJETOS: Programa de Educação para a Saúde
Saúde Oral / Higiene corporal Desenvolver nas crianças hábitos de higiene oral Alertar para importância de uma alimentação correta Compreender a necessidade de adotar comportamentos de higiene pessoal Realiza-se diariamente a escovagem no fim do almoço de acordo com a orientação do Programa de educação para a saúde. Trazer copo e escova, a pasta dos dentes é adquirida pelo Jardim de infância igual para todos Educação para os Afetos Conhecer o seu corpo e o seu funcionamento Observar a atividade corporal Compreender os cuidados a ter com o seu corpo

15 PROJETOS: PLANO NACIONAL DE LEITURA
Leitura no Jardim de Infância - Está na hora dos livros Leitura pelas crianças e adultos Leitura por convidados Leitura em casa Leitura em vai e vem Empréstimo de livros para ler em casa

16 PROJETOS Projeto Litteratus
Promoção da qualidade e excelência na leitura e escrita O desenvolvimento deste Projeto é uma estratégia fundamental para consciencializar as crianças dos sons das palavras e estimular a descoberta da sua correspondência com os signos. Nino e Nina – Guia de Pré-Competências O Projeto “Nino e Nina”, desenvolvido ao longo do ano de modo transversal e interdisciplinar, em articulação as diferentes atividades, visa essencialmente a formação pessoal e social das crianças. Pretende- se motivar as crianças para adquirirem posturas correctas, através do autocontrolo e regulação de comportamentos e criar um ambiente seguro e agradável, facilitador da expressão de vivências, sentimentos e emoções.

17 MEDICAMENTOS Apenas medicamentos que impliquem um horário rígido
Fotocópia da receita médica Declaração escrita dos pais com horário e quantidade a administrar As crianças doentes devem ficar em casa Actuação em caso de febre súbita Contacto telefónico com o Encarregado de Educação Antipirético em caso de febre superior a 38, sob autorização/responsabilidade do Encarregado de Educação

18 Os saberes e a experiência dos PAIS, associados ao amor e atenção que dedicam aos FILHOS, são os meios mais valiosos para os ajudar no seu processo de desenvolvimento. “A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes.” Oscar Wilde

19 Eleição do representante dos Pais Articulação com a autarquia
Material de limpeza Fotocópias (papel e tinteiros) Telefone


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