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O que ensinar? conceituais (saber) procedimentais (fazer)

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Apresentação em tema: "O que ensinar? conceituais (saber) procedimentais (fazer)"— Transcrição da apresentação:

1 O que ensinar? conceituais (saber) procedimentais (fazer) atitudinais (ser) Conteúdos de aprendizagem

2 conceituais fatos (dados) sistemas conceituais ou princípios Conceituais motores (perfurar, recortar, abotoar) cognitivo (... ,ler, traduzir, observar, classificar, estratégias de aprendizagem) Procedimentais valores normas atitudes Atitudinais

3 Conteúdos procedimentais - conjunto de habilidades, estratégias, regras, destrezas para atingir um objetivo. Aprendizagem  realizando ações exercitando-se reflexão sobre a a própria atividade aplicação em contextos diferenciados

4 Ensino de conteúdos procedimentais
a partir de situações significativas e funcionais; progresso e ordem; apresentação de modelos em que se possa ver todo o processo; prática orientada e ajudas diferenciadas a partir da observação; trabalho independente em que possam mostrar o domínio do conteúdo; avaliação do próprio trabalho.

5 Para que os dados e os fatos adquiram significado, é preciso dispor de conceitos que permitam interpretá-los

6 Aprendizagem de conceitos relação com conhecimentos anteriores
Princípios - conceitos mais gerais, de maior nível de abstração Aprendizagem de conceitos Aprendizagem de fatos relação com conhecimentos anteriores Consiste em É alcançado por É adquirido É esquecido reprodução repetição compreensão de “uma só vez” gradativamente rapidamente sem revisão mais lenta e gradativa

7 CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM MEMORÍSTICA quantidade de informações
RELATIVAS AO ALUNO RELATIVAS AO MATERIAL quantidade de informações organização interna predisposição idade INFLUÊNCIA CAPACIDADE DE MEMÓRIA USO DA MEMÓRIA

8       coerentes como ponto de vista próprio
estáveis e resistentes à mudança construções pessoais CONHECIMENTOS PRÉVIOS auxiliam na busca da utilidade caráter implícito teorias emação compartilhados

9 Condições para aprendizagem de construção
relativas ao material relativo ao aluno estrutura conceitual terminologia adequada ao aluno conhecimentos prévios predisposição para a compreensão critérios significação práxis historicidade contextualização especial ruptura/continuidade problematização relação todo/partes criticidade criatividade Reflexão sobre o caminho percorrido

10 Sublinhar Destacar Copiar Etc. Apoio a revisão (selecionar)
Tipo de aprendizagem Estratégia de aprendizagem Finalidade ou objetivo Técnica ou habilidade Revisão Simples Repetir Por associação Revisão Sublinhar Destacar Copiar Etc. Apoio a revisão (selecionar)

11 Tipo de aprendizagem Estratégia de aprendizagem Finalidade ou objetivo Técnica ou habilidade Palavras-chave Imagem Rimas e abreviaturas Códigos Simples (significado externo) Elaboração Complexa (significado interno) Analogias Leitura de textos Por reestruturação Classificar Categorizar Formar redes de conceitos Identificar estruturas Elaborar mapas conceituais Organização Hierarquizar

12 Habilidades na busca de informação
Como encontrara informação; Como fazer perguntas; Como usar biblioteca; Como usar material de referência. Habilidades de assimilação de retenção da informação Como escutar para a compreensão; Como estudar para a compreensão; Como relembrar, como codificar e formar representações; Como ler com compreensão; Como registrar a compreensão.

13 Habilidades organizativas
Como estabelecer prioridades; Como programar o tempo; Como distribuir os recursos; Como conseguir que as coisas mais importantes sejam feitas. Habilidades inventivas e criativas Como desenvolver uma atitude inquisitiva; Como raciocinar indutivamente; Como gerar idéias, hipóteses, previsões; Como organizar novas perspectivas; Como usar analogias; Como evitar formas de rigidez; Como aproveitar acontecimentos interessantes e desviantes

14 Habilidades analíticas
Como desenvolver uma atitude crítica; Como raciocinar dedutivamente; Como avaliar idéias e hipóteses. Habilidades na tomada de decisões Como identificar alternativas; Como fazer escolhas racionais.

15 Habilidades de comunicação
Como expressar idéias oralmente e por escrito. Habilidades sociais Como evitar conflitos interpessoais; Como cooperar e obter cooperação; Como competir com lealdade; Como motivar os outros

16 Habilidades metacognitivas
Como avaliar a execução cognitiva própria; Como selecionar uma estratégia adequada para um problema; Como focalizar a atenção em um problema; Como decidir quando deter a atividade num problema difícil; Como determinar se compreende ou não o que está lendo ou escutando; Como transpor os princípios ou estratégias de uma situação a outra; Como determinar se as metas são consistentes com as capacidades; Conhecer as demandas da tarefa; Conhecer os meios para atingir as metas; Conhecer as capacidades próprias e como compensar as deficiências.

17 Concepção, elaboração do como da ação para resolver tarefas
Multimensionalidade procedimental Execução experiente e contextualizada Concepção, elaboração do como da ação para resolver tarefas Criação de estratégias Transposição do procedimento Observação e avaliação

18 “Não devemos confundir um procedimento com uma determinada metodologia
“Não devemos confundir um procedimento com uma determinada metodologia. O procedimento é a clareza que queremos ajudar o aluno a construir. É, portanto, um conteúdo escolar, objeto do planejamento e da intervenção educativa, e a aprendizagem desse procedimento pode ser trabalhada por meio de diferentes métodos”.

19 Assim, são verbos “conceituais”, que abrem a redação da fórmula na qual se expressam os objetivos educativos referentes à aprendizagem de fatos, conceitos e princípios, os seguintes: descrever, conhecer, explicar, relacionar, lembrar, analisar, inferir, interpretar, tirar conclusões, enumerar, resumir, etc. São verbos “procedimentais”, que dão início às redações referentes à aprendizagem de procedimentos, os seguintes: manejar, usar, construir, aplicar, coletar, observar, experimentar, elaborar, simular, demonstrar, planejar, compor, avaliar, representar, etc.

20         escolha pertinente conhecimento sobre o procedimento
Avaliação de procedimentos criatividade transposição de procedimentos para outros contextos crítica sobre o percurso qualidade

21 Atitude componentes Avaliativo (valores e critérios)
Afetivo (sentimento e preferência) Cognitivo (conhecimentos e crenças) Avaliativo (valores e critérios) Conduta (ações manifestas e declarações) Tendências ou disposições adquiridas, utilizadas na avaliação de objetivos, pessoas, acontecimentos, situações, ações.

22 do temperamento (é mais estável que as atitudes)
do estado de ânimo ou humor (é menos duradouro que as atitudes) dos valores (são mais estáveis e centrais - incluem as crenças - que as atitudes) A atitudes diferenciam-se das opiniões e crenças (as atitudes incluem afetos) dos hábitos (estes são automáticos e se expressam na prática cotidiana) das habilidades ou inteligência (estas incluem necessariamente estratégias)

23 A consistência das atitudes se amplia quando...
1. A atitude está fortemente enraizada no indivíduo e aparece expressa de um modo claro. 2. A atitude é considerada relevante para o comportamento que a situação exige. A consistência das atitudes se amplia quando... 3. A atitude possui fortes vínculos com o componente afetivo e cognitivo. 4. A atitude é importante para o indivíduo.

24 Atitude e informações novas
A atitude do sujeito e as atividades das pessoas que consideram importantes A atitude a as próprias ações é percebida. Fatores a mudança de atitudes A discrepância entre...

25 co-responsabilidade no ato de reaprender a aprender
Atitudes favorecedoras da aprendizagem curiosidade interesse atenção busca de conhecimento mobilização relação com a realidade Inserção no projeto de vida co-responsabilidade no ato de reaprender a aprender

26 MUDANÇA DE ATITUDES diálogo e discussão
dramatização ou representação mental de diferentes papéis elaboração de argumentos próprios e valorativo sobre o problema a ser solucionado adoção do papel de outra pessoa com a qual tem dificuldade de relacionamento Representação do próprio papel Reflexão e reelaboração pessoal defesa pública de suas atitudes e ações

27 colaboração solidária
MUDANÇA DE ATITUDES exposição em público tomada de decisão criação de alternativas elaboração pessoal noção de risco e oportunidade desenvolvimento responsabilidade partilhada colaboração solidária

28 ATITUDES REFLETIDAS QUE DEVEM SER OBJETIVO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
ATITUDES GLOBAIS Diante dos conteúdos da matéria. De interesse relacionadas à saúde e à qualidade de vida. Diante da utilização (pacífica e bélica) dos avanços científicos e tecnológicos. Diante das diferenças individuais (tolerância). Diante dos princípios básicos de funcionamento democrático em sala de aula. Diante de preconceitos e discriminação. Diante da história Diante do próprio corpo e do corpo dos outros.

29 ATITUDES GLOBAIS Diante do cuidado e utilização dos materiais de trabalho e observação, o mobiliário. Diante das desigualdades sociais associadas à idade, ao sexo, às condições sociais e econômicas. Diante do próprio trabalho e do alheio; organização na apresentação e na correlação de estilo. Diante da influência do desenvolvimento tecnológico nas condições de vida e no trabalho. De solidariedade e compreensão. Diante da influência dos meios de comunicação na formação de opiniões, com especial atenção à publicidade e ao consumo. Diante das atividades em grupo: respeito às normas de funcionamento, às idéias dos demais, à colaboração e à iniciativa própria e alheia.


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