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PublicouOlívia Navarra Alterado mais de 10 anos atrás
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MARKETING & EDUCAÇÃO ANDRÉ PUGLIESE PAULA KARINI
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MARKETING E PERSPECTIVAS
BATE-PAPO MARKETING E PERSPECTIVAS
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1954 FOCO: CONCEITO PROPOSIÇÕES: “O MARKETING É A FUNÇÃO DISTINTA E SINGULAR DA ATIVIDADE COMERCIAL”
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1960 FOCO: CONCEITO PROPOSIÇÕES: “AS ATIVIDADES COMERCIAIS DEVEM SE DESENVOLVER DE TRÁS PARA FRENTE, PARTINDO DAS NECESSIDADES DOS CLIENTES”
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1969 FOCO: ESFERA DE AÇÃO PROPOSIÇÕES: “É UMA ATIVIDADE ABRANGENTE, APLICADA TANTO A POLÍTICOS, INSTITUIÇÕES BENEFICENTES E UNIVERSIDADE QUANTO A PRODUTOS” “O MARKETING DEVE SER LIMITADO ÀS AÇÕES DE MERCADO”
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1972 FOCO: ESFERA DE AÇÃO PROPOSIÇÕES: “VOTAR, AMAR, CONSUMIR E LUTAR”
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1976 FOCO: ESFERA DE AÇÃO PROPOSIÇÕES: HUNT DECLARA A VITÓRIA DOS PARTIDÁRIOS DA AMPLIAÇÃO DA ESFERA DE AÇÃO DO MARKETING
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1978* FOCO: CONCEITO PROPOSIÇÕES: O ÊXITO DO MARKETING NÃO OCORRE SÓ AO SE SATISFAZER AS NECESSIDADES DOS CLIENTES, MAS AO LHES PROPORCIONAR SATISFAÇÃO MAIOR DO QUE A OFERECIDA PELOS CONCORRENTES
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1983 FOCO: ESFERA DE AÇÃO PROPOSIÇÕES: WORKMAN DIZ QUE O MARKETING É IRRELEVANTE EM EMPRESAS DE ALTA TECNOLOGIA E PODE ATÉ INIBIR A INOVAÇÃO
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1989 FOCO: CONCEITO PROPOSIÇÕES: MARKETING TRATA DE TROCAS QUE SATISFAZEM TANTO CONSUMIDORES QUANTO FORNECEDORES – NÃO APENAS CONSUMIDORES
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1990 FOCO: ESFERA DE AÇÃO PROPOSIÇÕES: NAVER E SLATER - O MARKETING NÃO SE APLICA AO MERCADO DE COMMODITIES. WENSLEY - O CONCEITO É FALHO NOS SETORES DE SERVIÇOS, ATIVIDADES NÃO-LUCRATIVAS E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
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1991 FOCO: CONCEITO PROPOSIÇÕES: KHEIR-EL-DIN - RELAÇÃO ENTRE SUCESSO EMPRESARIAL E ORIENTAÇÃO DADA PELO MARKETING. CHRISTOPHER E OUTROS - O MARKETING DEVE SE CONCENTRAR EM RELACIONAMENTOS DE LONGO PRAZO
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1993 FOCO: ESFERA DE AÇÃO E CONCEITO PROPOSIÇÕES:
MARKETING CHEGOU À MAIORIDADE E COM ALTA POPULARIDADE (HOOLEY E SAUNDERS) O MARKETING À BEIRA DE UMA SÉRIA CRISE INTELECTUAL (MARION, COVA E SVANFELDTS) O CONCEITO APENAS NÃO FUNCIONA EM ALGUNS PAÍSES, COMO OS DO LESTE EUROPEU (THOMAR)
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1994 FOCO: CONCEITO PROPOSIÇÕES: VÁRIOS AUTORES, COMO LYNCH, BROWNLINE E COLABORADORES, INSISTEM QUE O MARKETING CHEGOU AO SEU FIM
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HOJE FOCO: ESFERA DE AÇÃO E CONCEITO
PROPOSIÇÕES: A CRISE CONTINUA EM DEBATE, MAS O MARKETING DE RELACIONAMENTO COMEÇA A GANHAR FORÇA COMO POSSÍVEL SOLUÇÃO
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O AMBIENTE DE MARKETING
E AGORA... O AMBIENTE DE MARKETING
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veado
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AMBIENTE EXTERNO DO MARKETING
TUDO O QUE ENVOLVE E AFETA OS NEGÓCIOS TORNA-SE INEVITAVELMENTE PARTE DE SEU AMBIENTE
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AMBIENTE EXTERNO DO MARKETING
EM SEU PRÓPRIO AMBIENTE, A EMPRESA DEVE ESTAR CONSTANTEMENTE ALERTA PARA MUDANÇAS E PODE: AJUSTAR-SE AO AMBIENTE; SE EXISTIR A HABILIDADE, MUDAR O AMBIENTE.
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AMBIENTE ECONÔMICO CICLOS DE NEGÓCIOS, RENDA DO CONSUMIDOR E PADRÕES DE GASTOS
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AMBIENTE POLÍTICO E LEGAL
LEIS, REGULAMENTAÇÕES E PRESSÕES SOCIAIS QUE AFETAM OS PROFISSIONAIS DE MARKETING
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AMBIENTE SOCIAL CLIENTES ATUAIS E POTENCIAIS DE UMA ORGANIZAÇÃO EM TERMOS DE DEMOGRAFIA E VALORES
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AMBIENTE SOCIAL DE SI PRÓPRIO DE OUTRAS DO UNIVERSO PESSOAS VISÕES QUE
EXPRESSAM VALORES DA NATUREZA DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE
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AMBIENTE SOCIAL AMBIENTE SOCIOCULTURAL
PERSISTÊNCIA DOS VALORES CULTURAIS CENTRAIS EXISTÊNCIA DE SUBCULTURAS AMBIENTE SOCIOCULTURAL MUDANÇAS DOS VALORES CULTURAIS SECUNDÁRIOS
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AMBIENTE NATURAL OS RECURSOS DE QUE AS ORGANIZAÇÕES NECESSITAM E QUE SÃO AFETADOS POR ELAS
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AMBIENTE NATURAL MUDANÇA NO PAPEL DOS GOVERNOS NÍVEIS MAIS ALTOS
DE POLUIÇÃO AMBIENTE NATURAL ESCASSEZ DE MATÉRIAS- PRIMAS CUSTO MAIS ELEVADO DE ENERGIA
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AMBIENTE TECNOLÓGICO O CONHECIMENTO E AS FERRAMENTAS DISPONÍVEIS PARA A EXECUÇÃO DOS PLANOS ORGANIZACIONAIS E DE MERCADO
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OPORTUNIDADES ILIMITADAS REGULAMENTAÇÃO MAIS RIGOROSA
ACELERAÇÃO NO RITMO DAS MUDANÇAS OPORTUNIDADES ILIMITADAS PARA INOVAÇÃO AMBIENTE TECNOLÓGICO VARIAÇÕES DOS ORÇAMENTOS DE P&D REGULAMENTAÇÃO MAIS RIGOROSA
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AMBIENTE COMPETITIVO TODAS AS ORGANIZAÇÕES COM O POTENCIAL DE SATISFAZER AS NECESSIDADES E DESEJOS DOS MERCADOS-ALVO DA ORGANIZAÇÃO
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AMBIENTE COMPETITIVO TIPOS DE CONCORRÊNCIA PURA MONOPOLÍSTICA
OLIGOPÓLIO MONOPÓLIO
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GESTÃO DE MARKETING
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EVOLUÇÃO DO MARKETING
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ORGANIZANDO O MARKETING
PESQUISA AVALIAÇÃO SEGMENTAÇÃO CONTROLE PÚBLICO ALVO EXECUÇÃO POSICIONAMENTO COMUNICAÇÃO PRODUTOS PRAÇA/DISTR. PREÇOS
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PROCESSO DE MARKETING ANALISAR A OPORTUNIDADE, PESQUISANDO E SELECIONANDO MERCADOS-ALVO, DELINEANDO ESTRATÉGIAS, PLANEJANDO PROGRAMAS E ORGANIZANDO, IMPLEMENTANDO E CONTROLANDO O ESFORÇO DE MARKETING
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PESQUISA DE MERCADO PONTO DE PARTIDA
A BASE DAS DECISÕES ESTÁ NA BASE DAS INFORMAÇÕES AUXILIA NO LEVANTAMENTO DAS INFORMAÇÕES EXTERNAS E INTERNAS DA EMPRESA
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PESQUISA DE MERCADO AS DECISÕES DE MARKETING PARTEM DO FOCO DO CLIENTE E NÃO DO FOCO DA EMPRESA FOCO DO CLIENTE IMPLICA NECESSARIAMENTE EM CONHECÊ-LO E OUVÍ-LO
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SEGMENTAÇÃO PÚBLICO ALVO
IDENTIFICAR GRUPOS DE CLIENTES E MERCADOS COM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES ESTABELECER O PÚBLICO ALVO
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PÚBLICO DE INTERESSE =STAKEHOLDERS
PÚBLICO ALVO PÚBLICO-ALVO = PÚBLICO-FOCO = PÚBLICO DE INTERESSE =STAKEHOLDERS
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POSICIONAMENTO DE MERCADO
COMO MARCAR PRESENÇA?
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POSICIONAMENTO DE MERCADO
CONSTRUÇÃO DA ESTRATÉGIA DE POSICIONAMENTO
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POSICIONAMENTO DE MERCADO
DEFINIÇÃO DOS DIFERENCIAIS QUE SERÃO CONSTRUÍDOS, COMUNICADOS E OFERTADOS
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mercedes
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MIX DE MARKETING PRODUTO PREÇO PROMOÇÃO PRAÇA
DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING PRODUTO PREÇO PROMOÇÃO PRAÇA 4P's
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máquina
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AVANÇO: 4P’s -> 4C’s CLIENTE CUSTO COMUNICAÇÃO CONVENIÊNCIA 4C's
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E M P R S A PRODUTO CLIENTE CUSTO PREÇO COMUNICAÇÃO PROMOÇÃO PRAÇA
CONVENIÊNCIA VISÃO PARA DENTRO VISÃO PARA FORA
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IMPLEMENTAÇÃO DE MARKETING
ESTRATÉGIA: O QUÊ E O PORQUÊ IMPLEMENTAÇÃO: O QUE, ONDE, QUANDO, COMO?
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IMPLEMENTAÇÃO DE MARKETING
PLANO DE MARKETING DETALHADO EFETIVA NECESSIDADE DA EMPRESA
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IMPLEMENTAÇÃO DE MARKETING
CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO MERCADO INTERESSE DO GESTOR, PROPRIETÁRIO OU DIRETOR
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IMPLEMENTAÇÃO DE MARKETING
RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS ORÇADOS E DISPONÍVEIS PESSOAS PARA AJUDAR, ACOMPANHAR E AVALIAR
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CONTROLE E AVALIAÇÃO
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NÃO EXISTEM BONS VENTOS PARA QUEM NÃO SABE PARA ONDE VAI!
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FAZER MARKETING NÃO É SOMENTE FAZER PROPAGANDA
CONCLUSÃO FAZER MARKETING NÃO É SOMENTE FAZER PROPAGANDA
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